Lista completa de Questões de Língua Portuguesa para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Para as questões 6 e 7, leia o poema de Roseana Murray:
" Procura-se algum lugar no planeta
onde a vida seja sempre uma festa
onde o homem não mate
nem bicho nem homem
e deixe em paz as árvores da floresta."
A palavra "planeta" é um:
Assinale a opção que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo.

que – no qual – à – com – produzindo
que o – em que – a exercer – quanto – ao produzir
do – que – em – como – produz
de que o – que – a exercer – como – produzindo
de que – o qual – à – com – produzir
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens subseqüentes, quanto às suas estruturas lingüísticas e a aspectos marcantes da realidade mundial contemporânea.
O termo "enquanto" (L.2) pode, sem prejuízo para a correção gramatical do período, ser substituído por ao passo que.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
As questões de números 1 a 15 referem-se ao texto seguinte.
É tão absoluto o prestígio em que desfruta o fator velocidade que não nos faz sequer suspeitar ser seu preço tão caro.
No campo da informática é que o prestígio contemporâneo da velocidade tem manifestado-se de forma assim relevante.
O que está obsoleto hoje era o moderno de ontem, muito embora a própria idéia de novidade se renove quando já for moderna.
Na impaciência que demonstram diante de um monitor, manifestam as crianças uma ansiedade que não é estranha aos adultos.
Quando se fala em imaginação e em sensibilidade, a aceleração representa pouco para que sejamos bem sucedidos em ambos.
Língua Portuguesa - Outros assuntos relacionados à Língua Portuguesa - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007

Toma-se como enunciado claro e apropriado à norma culta o seguinte:
Os autores se deteram um pouco mais longamente pelos aspectos que rotularam de discursivos, por se tratarem dos pontos de partida para a definição de seu objeto de estudos e por sucitarem, invariavelmente, discussões mais profícuas das questões que lhes vem interessando.
Não há certamente discurso sem inteiração entre locutores. Pode variar as marcas da mesma, a depender de coisas como canal utilizado (telefone ou carta, por exemplo), modalidade (escrita ou oral), assunto (um problema pessoal ou um ensaio de semântica), etc. Certamente pode haver mais interatividades na relação direta, por que a presença do interlocutor colabora mais.
Pelo o menos em línguas e sociedades como a nossa, aquilo que seria chamado de código elaborado tem uma aproximação maior com a escrita e partilha em muitas de suas características, enquanto que o chamado código restrito se diferencia dele apenas por um maior apêlo as informações do contexto.
A determinação é a excessão, não a regra, nos usos das línguas naturais, e é mais marcada na tradição escrita, por que ela foi inventada para a comunicação à distância, no tempo e/ou no espaço, e para isso teve que desenvolver mecanismos especiais de explicitação, desnecessário para parceiros face-à-face.
Na verdade, tudo o que sai da boca do Homem tem sua marca. O simples fato de falar, por exigir a escolha de certos recursos expressivos e por instaurar certas relações entre locutor e interlocutor (que se depreendem, freqüentemente, do dialeto ou das marcas estilísticas definidoras de papéis sociais), já indica a presença da subjetividade na linguagem.
Se você __________ o automóvel ao estacionamento, eu estacionaria para você.
Preenchem respectivamente os claros as palavras da alternativa:Leia, com atenção, o texto abaixo para responder às questões propostas.
Observe o período abaixo, transcrito do texto, para responder às questões 6 e 7.
"As opiniões da rua são espontâneas e emocionadas, algumas talvez não resistissem a uma reflexão." A primeira oração do período apresenta:Leia o texto a seguir e então responda as questões 15 a 17:
Identifique qual erro gramatical existe no trecho: "É por isso que as crianças se confundem. Até porque a perspectiva de tempo de uma criança é bem diferente da de um adulto, e as imagens podem ter mais força do que os fatos. Mas, à medida que cresce e envelhece, acabam entendendo o que antes parecia um absurdo."
de concordância nominal, os termos "adulto" e "crianças" variam em número, o que não é permitido na norma gramatical.
de crase, pois a expressão "à medida" não deve apresentar este sinal gráfico.
de concordância verbal, pois na última oração há dois verbos no singular e outro no plural referindo-se ao mesmo sujeito.
de ortografia; a palavra "imagens" está incorreta, deveria ser "imajens".
de concordância verbal, o trecho "[...] a perspectiva de tempo de uma criança é bem diferente da de um adulto" deveria ser "a perspectiva de tempo de uma criança era bem diferente da de um adulto", pois o texto foi escrito em 2003.
As frases abaixo, com exceção de uma, apresentam comprometimento da lógica por emprego inadequado da palavra destacada. A frase totalmente coerente é:

A partir do texto, julgue os itens a seguir.
Em "para atender os seus funcionários" (L4-5), se for acrescentada a preposição 'a' logo após o verbo, não poderá haver emprego do sinal indicativo de crase.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...