Questões sobre Emprego do QUE

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No trecho “O surto agora atingiu proporções tais que já não é mais possível enfrentá-lo”, o conectivo em destaque introduz o valor semântico de:

  • A. proporcionalidade
  • B. explicação
  • C. consequência
  • D. comparação
  • E. conformidade

Analise as frases a seguir.

1. “... que escondia como um crime...” (1º§)

 2. “... que logo se arrependeu,...” (1º§)

3. “... que discorria perante várias pessoas...” (2º§)

4. “... que se descreve aos outros com evidente orgulho.” (3º§)

5. “Parece que o principal entendimento é o estético.” (5º§)

6. “... que já não tem um ovário,...” (6º§)

Nas frases anteriores o “que” aparece seis vezes; em três delas é pronome relativo. Quais?

  • A. 1, 2, 3
  • B. 1, 3, 4
  • C. 3, 4, 5
  • D. 4, 5, 6
  • E. 2, 3, 4

Analise as frases a seguir.

I. “Que riem de inveja...” (2º§)

II. “... que nunca tem razão,...” (6º§)

III. “... que é peculiaridade e potencial...” (7º§)

IV. “... que todo mundo faz?” (7º§)

V. “... que ninguém supõe.” (11º§)

O termo “que” é pronome relativo apenas nas afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e V.
  • C. II, IV e V.
  • D. II, III e IV.
  • E. II, III e V.

A respeito do texto acima, julgue os próximos itens.

Nos trechos “que a provocara” (l.6-7) e “que daí em diante regeria” (l.21), o pronome “que” exerce, em ambas as ocorrências, a função de sujeito.

  • C. Certo
  • E. Errado

 

Com base no texto acima, julgue os itens subsequentes.

O termo “que” (l.2) introduz oração que complementa de forma direta o sentido do verbo “aprender” (l.1).

  • C. Certo
  • E. Errado

A alternativa em que o vocábulo QUE tem classe gramatical diferente das demais é:

  • A. “[...] a um freguês mulato que queria saber qual era o nome do morro [...]”
  • B. “[...] e tudo o que sabia a seu respeito [...]”
  • C. “[...] todo esse conjunto de ferro, asfalto, fios e pedras que faz uma cidade [...]”
  • D. “[...] e ouviu que batiam na porta [...]”
  • E. “Uma ruazinha que descia à esquerda [...]”

Em todos os exemplos abaixo o QUE é pronome relativo, EXCETO em:

  • A. “[...] QUE ajusta o avental em seu lugar.” (parágrafo 2)
  • B. “[...] extremidades pontiagudas QUE surgem por entre os pratos, [...]” (parágrafo 1)
  • C. “[...] começando pelas travessas QUE estavam imersas na água parada [...]” (parágrafo 2)
  • D. “[...] pois sabe QUE precisará dela fumegante [...]” (parágrafo 2)
  • E. “[...] levando consigo o QUE resta dos detritos.” (parágrafo 2)

Com relação às ideias e às estruturas gramaticais do texto, julgue os itens de 1 a 10.

A oração introduzida pelo elemento “que” (ℓ.5) funciona como sujeito da oração que inicia o período.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

As expressões “o que” (l.5) e “fato que” (l.7) poderiam ser colocadas uma no lugar da outra, no texto, sem prejuízo das relações morfossintáticas e semânticas nele expressas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Verdade é que (1) a ação em nome de um universal por si só caracteriza qualquer moral. É por meio dela que (2) se faz o cálculo do “sentido” no qual, fora da vantagem que (3) define a regra, o sujeito honesto se transfigura imediatamente em otário. (L. 43‐47) A respeito das ocorrências do QUE no período anterior, é correto afirmar que se trata de conjunção em

  • A. (1), apenas.
  • B. (3), apenas.
  • C. todas.
  • D. (2), apenas.
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