Questões sobre Emprego do QUE

Lista completa de Questões sobre Emprego do QUE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere para o que se afirma:

I. O elemento sublinhado em ...que se permitia improvisação no meio. (2o parágrafo) introduz uma restrição ao sentido do termo imediatamente anterior.

II. Sem prejuízo da correção e do sentido, o segmento sublinhado em Na década em que predomina o metal... (2o parágrafo) pode ser substituído por: “à qual”.

III. O elemento sublinhado em ...que moram no quinto andar do MoMA (3o parágrafo) é um pronome, com o papel de sujeito na oração que introduz.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III.

Observe os segmentos do texto:

I. “Toda vez que vejo, ou leio, no noticiário que alguém foi atingido por uma bala perdida eu me pergunto...”

II. “... porque será que as pessoas insistem em chamar de bala perdida”

III. “... aquela que atingiu alguém?”

Assinale a opção que indica as frases em que a palavra sublinhada pertence à mesma classe gramatical.

  • A. as classes são diferentes.
  • B. I e II, somente.
  • C. I e III, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.

No uso popular e poético emprega-se o termo com frequência para exprimir a aspiração a estados ou objetos desconhecidos e apenas pressentidos ou vislumbrados, os quais, no entanto, se julgam mais perfeitos que os conhecidos e os quais se espera alcançar ou obter no futuro. (3º parágrafo)

Os elementos sublinhados acima podem ser substituídos, sem prejuízo da clareza e da correção gramatical, respectivamente, por:

  • A. que - onde
  • B. que - que
  • C. onde - cujos
  • D. cujos - que
  • E. onde - de que

Assinale a alternativa em que a palavra que foi utilizada com o objetivo de se referir a um termo antecedente nas duas ocorrências sublinhadas.

  • A. “[...] Mas não é preciso pensar muito para notar que a essência das peças é a mesma das coisas que nos seduzem nas lojas. [...]”.
  • B. “As coisas que admiramos nos museus que conhecemos são objetos do desejo de gerações passadas [...]” / “[...] As mercadorias expostas (e a forma como são expostas) têm sempre muito a dizer a respeito do local, dos seus habitantes e das pessoas que os visitam [...]”.
  • C. “[...] Os museus provam que somos consumistas e exibicionistas há milhares de anos, e que distribuição de renda justa é uma utopia recente. [...]”.
  • D. “[...] A diferença, a favor do comércio, é que a gente pode levar para casa o que está exposto.” / ”[...] Quem poderia imaginar os 60 tipos de escovas de dentes que se encontram em qualquer drugstore americana? [...]”.
  • E. “[...] Ou as infinitas formas e cores que assumem os sapatos, sobretudo femininos? / Às vezes penso que o conteúdo de uma loja, qualquer loja, arrumado por um museólogo, com as devidas etiquetas, poderia ficar divertido.[...]”.

O termo que é empregado para estabelecer relação de comparação na seguinte passagem do texto:

  • A. Eu já fui um sujeito muito polêmico, daqueles que têm a última palavra. (1º parágrafo)
  • B. Minha chatice argumentativa era mais ingênua que beligerante. (1º parágrafo)
  • C. Mas comecei a perceber que as pessoas se irritavam. (2º parágrafo)
  • D. Decidi, então, limitar o número de vezes que argumento a respeito de qualquer coisa. (2º parágrafo)
  • E. E faço o possível para que a derradeira não seja provocativa. (2º parágrafo)

No segmento

  • A. ... finalmente, que a liberdade era um dom de Deus, que os homens não podiam roubar sem pecado (3º parágrafo), os dois pronomes sublinhados possuem o mesmo referente.
  • B. ... e pediu à ilustre assembleia que correspondesse ao ato que acabava de publicar... (4º parágrafo), o pronome sublinhado refere-se a assembleia.
  • C. Um ordenado pequeno, mas que há de crescer... (8º parágrafo), a locução sublinhada pode ser substituída por "contanto que", sem prejuízo para a correção e o sentido.
  • D. ... tratei de alforriar um molecote que tinha, pessoa de seus dezoito anos, mais ou menos (1º parágrafo), o pronome sublinhado refere-se ao termo imediatamente anterior.
  • E. ... ao meu escravo Pancrácio; que entendia que a nação inteira devia acompanhar as mesmas ideias... (3º parágrafo), o pronome sublinhado pode ser corretamente substituído por "o qual".

O segmento em que se encontra sublinhado um pronome está em:

  • A. é que todo mundo tem a minha idade.
  • B. deve ser por isso que, sem perceber...
  • C. é parte fundamental do software com que viemos ao mundo.
  • D. Agora é inegável que você ficou adulto.
  • E. me dei conta de que eu não sabia a minha idade.

... que os arqueólogos denominam de “engobe”... (3º parágrafo)

... onde escavou, destacando-se certas vasilhas... (3º parágrafo)

... que dispunha de diversas peças... (2º parágrafo)

Os pronomes sublinhados nas frases acima referem-se, respectivamente, a:

  • A. formas elegantes − formas − Vila do Serpa
  • B. fina camada de barro branco − sítios − mestiço
  • C. tigelas e pratos utilitários − sítios − mestiço
  • D. tigelas e pratos utilitários − sítios − Vila do Serpa
  • E. fina camada de barro branco − formas − mestiço

No trecho: ideias que vêm do século XVII,(...), a palavra destacada classifica-se, gramaticalmente, segundo alguns critérios que SÓ NÃO se verificam na palavra do trecho

  • A. desprezam a influência que têm nessas decisões (...).
  • B. as relações que mantemos com as outras pessoas (...).
  • C. O senhor afirma que o grande volume de dados digitais (...).
  • D. o mundo em que vivemos (...).
  • E. o grande volume de dados digitais que temos disponível hoje (...).

Considerando as palavras destacadas nos trechos abaixo, assinale a alternativa correta.

I. “Há [...] pessoas que têm o prazer de matar e, por isso mesmo, fazem isso com certa frequência.” (3º§)

II. “[...] a fúria homicida mata indiscriminadamente pessoas de outros países, que nada têm a ver com os propósitos do atentado.” (8º§)

  • A. Em I, a palavra destacada é conjunção coordenativa, pois estabelece relação entre duas orações independentes entre si.
  • B. Em II, subentende‐se que apenas algumas pessoas assassinadas de outros países não têm nada a ver com os propósitos do atentado.
  • C. Em II, a palavra “que” é um pronome relativo, porque retoma o substantivo “país” e pode ser substituída sem prejuízo semântico por “o qual”.
  • D. Em I, a palavra destacada introduz uma oração adjetiva e foi empregada sem vírgula para que funcione como restritiva, já que somente algumas pessoas têm prazer de matar.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...