Questões sobre Emprego do QUE

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“A corrupção é muitas vezes encarada como uma fatalidade, algo que não se elimina da cultura brasileira. Há um enorme cinismo em pensar assim. É o que move os bandidos travestidos de empresários. Há bons e maus empresários. Uma legislação que puna exemplarmente os corruptores vai separar o joio do trigo, assim como a multiplicação de exemplos de empreendedores que assumem riscos, produzem, geram empregos e devolvem à sociedade parte do que conquistaram em ações ou projetos sociais”; nesse segmento do texto há cinco ocorrências (sublinhadas) do pronome relativo QUE; assinale a alternativa em que a identificação do antecedente do pronome está errada.

  • A.

    que/algo.

  • B.

    que/o.

  • C.

    que/legislação.

  • D.

    que/exemplos.

  • E.

    que/o.

Leia o texto abaixo e responda às questões propostas.

Em todos os exemplos abaixo o QUE é pronome relativo, EXCETO:

  • A.

    “[...] tu ainda és quase tão moroso como a velha gôndola QUE destronaste ...”

  • B.

    “O bonde, assim QUE nasceu [...]”

  • C.

    “E a cidade ainda está cheia de gente QUE se lembra das gôndolas [...]”

  • D.

    “[...] num ritmo regular QUE é a expressão perfeita de regularidade [...]”

  • E.

    “[...] estou antegozando a satisfação QUE me vais dar daqui a pouco ...”

Com relação ao texto acima, julgue os itens de 83 a 89.

Na oração “que a precisão era grande” (l.7), o vocábulo “que” classifica-se como conjunção explicativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considere as ocorrências da palavra “que” nos seguintes segmentos do texto.

 I. Uma definição nos diz que é um estado de espírito (linha 03)

II. pediu aos entrevistados que avaliassem (linha 07)

III. Nota-se que (linha 10)

IV. não pode, obviamente, ser feliz a pessoa que passa fome (linhas 20 e 21)

Em qual segmento a palavra “que” é um pronome?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas IV.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    Apenas III e IV.

Com referência ao texto antecedente, julgue os itens a seguir.

O pronome “que” (l.4) refere-se a “Charlize Theron” (l.3).

  • C. Certo
  • E. Errado

A lacuna corretamente preenchida pelo segmento que se encontra entre parênteses está em:

  • A.

    Os romanos acreditavam ...... o rei tinha origem divina. (por que)

  • B.

    A decadência econômica de Roma fez ...... a plebe entrasse em conflito com os patrícios. (com que)

  • C.

    O Império Bizantino foi construído no lugar ...... antes existia a colônia grega de Bizâncio. (de que)

  • D.

    O ano de 1453 marca o momento ...... Constantinopla é dominada pelos turcos. (para que)

  • E.

    O fortalecimento dos generais contribuiu ...... as guerras civis em Roma avançassem. (em que)

Julgue os próximos itens, relativos às ideias do texto acima e às estruturas nele empregadas.

Em “não se parece muito com o que eles previram” (l.15), o pronome “que” tem como antecedente o pronome “o”, que se refere a “mundo” (l.14).

  • C. Certo
  • E. Errado

A palavra que (l. 1) tem o mesmo valor sintático e morfológico do que se destaca em:

  • A.

    Vamos ao Maranhão, que a passagem está barata.

  • B.

    Ainda que chova, irei ao encontro.

  • C.

    Há mais razões para sorrir que para chorar.

  • D.

    Ele espera que tudo dê certo.

  • E.

    A cidade em que nascemos só prospera.

A respeito das ideias e de aspectos linguísticos do texto acima, julgue os itens que se seguem.

Não causaria prejuízo às relações sintáticas do período a substituição do trecho “é que os registros de conexão nem sempre são suficientes” (l.25-26) por de os registros de conexão nem sempre serem suficientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando a morfossintaxe, assinale a alternativa em que as palavras destacadas apresentam o mesmo valor das frases “A especialista no uso das tecnologias da educação ressalta, entretanto, que essa transição da escola analógica (...)”; “Quando o educador começa a trabalhar esses projetos, chega um momento em que o sistema não reconhece o que ele está fazendo”.

  • A.

    Alguns educadores ainda acham que o desenvolvimento dos alunos depende, única e exclusivamente, da nota das avaliações que, dependendo do valor, pode desestimular o jovem discente. Entretanto, a grande maioria considera que diversificar o método usado para avaliar possibilita melhores resultados.

  • B.

    A leitura de livros paradidáticos, que ajudam a ampliar o conhecimento, também pode mostrar que os jovens, quando estimulados de forma correta, não largam esse instrumento. O contato, desde a infância, com ele é que poderá fazer diferença na formação do aluno.

  • C.

    São referências de qualidade elaboradas pelo Governo Federal os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), que estruturam e reestruturam os currículos escolares de todo o Brasil, obrigatórios para as escolas públicas e opcionais para as particulares. Os PCN começaram a ser definidos levando-se em consideração a extensão territorial e cultural do país, em que há diferentes realidades regionais. Outra questão que as diretrizes procuraram estimular nas últimas edições foi a atualização profissional de professores, coordenadores e diretores.

  • D.

    Gilberto Freire afirma que para ensinar é preciso ter segurança daquilo que se faz e para que se faz, gerando competência profissional, pois com a falta dela o professor teria que, provavelmente, justificar dúvidas sobre sua autoridade.

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