Questões de Língua Portuguesa da COPEVE/ UFAL

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Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.

  • A. a / a / a / à
  • B. a / à / à / à
  • C. a / à / à / à
  • D. à / à / a / a
  • E. à / à / a / à

Segundo o texto, é tarefa do professor de Língua Portuguesa:

  • A. tentar levar o aluno a uma adesão de uma língua a ser escrita e falada.
  • B. valorizar sua categoria, tornando-se, sobretudo, um investigador de sua prática docente.
  • C. responsabilizar-se de produzir ciência, tornar-se apenas um mero transmissor de conhecimento.
  • D. construir técnicas de decodificação de sinais e praticá-las, ajudando, assim, a escola na inclusão social.
  • E. modificar sua prática, construir-se como sujeito leitor e propiciar condições para formação de leitores.

Como se pode observar, os versos de Humberto Teixeira apresentam termos que se associam à forma gráfica e fonética peculiar a uma determinada classe social e a um contexto regionalizado. Levando em conta a opinião de Marcos Bagno, o professor de Língua Portuguesa, ao trabalhar esses versos em sala de aula, deve

  • A. instituir um método de estudo que priorize os aspectos gráficos dos termos, independentemente das formas sonoras regionalizadas.
  • B. mostrar as diferenças entre as regionalidades linguísticas; todavia, priorizar a produção de textos fundamentados na forma correta e padrão da língua.
  • C. reescrevê-los na forma culta e mostrar aos alunos que a aprendizagem dessa modalidade linguística é obrigatória, principalmente para situações de comunicação.
  • D. explorar as diferenças gráficas e fonéticas dos termos no contexto das modalidades linguísticas, abdicando de ressaltar as correlações de força que instituem os estratos sociais.
  • E. ressaltar os aspectos linguísticos em sua diversidade para que o aluno compreenda que, nas correlações das forças sociais, as variáveis não devem passar pelo crivo do certo ou do errado, mas do útil e significativo.

A propósito da concordância do verbo e do predicativo destacados no texto, é correto afirmar que

  • A. é admissível o singular ou o plural.
  • B. o singular é que é correto, porque o núcleo do sujeito é o substantivo sofrimento.
  • C. o plural é que é correto, para concordar com o sujeito composto pensamento e imaginação.
  • D. o singular é que é correto, para concordar com o núcleo do sujeito simples, que é o substantivo humano.
  • E. não está de acordo com a norma padrão. Uma situação análoga ocorre no fragmento “A maioria das pessoas ficaria curiosa em saber o que ela quer falar...”

Se o crítico encontrou um “erro” no uso da forma verbal “tem”, para ele o correto seria:

  • A. Há dias que a gente se sente.
  • B. Têm dias que a gente se sente.
  • C. Existe dias que a gente se sente.
  • D. Deve existir dias que a gente se sente.
  • E. Devem haver dias que a gente se sente.

No trecho do quadro, é correto afirmar que a vírgula foi empregada em um período

  • A. simples, para isolar adjuntos adverbiais deslocados.
  • B. simples, para separar termos de uma mesma função sintática.
  • C. composto, para separar orações pertencentes a uma mesma categoria.
  • D. composto, para separar a oração principal da subordinada.
  • E. composto, para separar oração intercalada.

No texto, a palavra destacada que é

  • A. conjunção integrante, sem função nos versos.
  • B. conjunção integrante, introduzindo orações substantivas.
  • C. pronome relativo com função de complemento nominal.
  • D. pronome relativo com função de objeto direto.
  • E. pronome relativo com função de sujeito.


No fragmento de texto, o vocábulo destacado se classifica-se como

  • A. partícula expletiva.
  • B. pronome reflexivo.
  • C. pronome apassivador.
  • D. parte integrante do verbo.
  • E. índice de indeterminação do sujeito.

Dadas as afirmativas sobre o texto,

I. O elemento articulador destacado Embora atribui ao contexto uma relação semântica de concessão.

II. O vocábulo destacado que inicia uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

III. As palavras destacadas Internet, informação, pesquisas, estudos e conversas representam mecanismos de coesão semântica, já que exemplificam relação de hiperonímia e hiponímia.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sobre os versos, assinale a alternativa correta.

  • A. A estrutura formal, que rebusca o dramático, é peculiar aos gêneros orais associados à poesia.
  • B. O formato narrativo desconstrói os prenúncios líricos. Esse fenômeno leva a autora a um distanciamento de seu mundo íntimo.
  • C. O foco narrativo é a marca principal da metalinguagem no poema; assim, as constituições líricas abdicam da 1ª pessoa e de suas subjetividades.
  • D. De caráter lírico, os versos de Florbela Espanca estabelecem conexões entre as formas sensíveis de um universo vivido e as subjetividades que compõem seu estado de alma.
  • E. As abstrações representam a distância entre o mundo e a autora. Por isso, a significação dos versos distanciam-se também das possibilidades líricas em função de uma busca por elementos épicos.
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