Questões de Línguas Outras do ano 2017

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  • A. I
  • B. L
  • C. P
  • D. T
  • E. E

Sobre a história da educação dos surdos no Brasil e no mundo, é correto afirmar-se que

  • A. na Antiguidade, os surdos eram considerados incapazes pela sociedade, mas a igreja católica acreditava que, mesmo com a perda auditiva, surdos tinham almas imortais e poderiam participar dos sacramentos, assim como as pessoas que escutavam.
  • B. o INES foi a primeira escola para surdos criada no Brasil e, durante muito tempo, formou alunos provenientes de diferentes estados, sendo, portanto, uma instituição que recebia muita demanda. Consta que, nos primeiros anos, aproximadamente 150 alunos estudavam lá.
  • C. quando o Instituto Nacional de Educação de Surdos foi criado no Rio de Janeiro, em 1857, a orientação predominante não era oralista, portanto não havia, no currículo, nenhuma disciplina voltada para o aprendizado da fala.
  • D. tal qual ocorreu na França, os Estados Unidos experimentam um período fértil, com criação de escolas e com o aumento da educação e da alfabetização de surdos. O número de professores surdos também cresce e chega, em 1869, a representar 41% do total de professores de surdos.
  • E. de acordo com a Declaração de Salamanca (1994), a importância da língua de sinais, como meio de comunicação entre os surdos, deveria ser reconhecida e provisão deveria ser feita, para garantir que todas as pessoas surdas tivessem acesso à educação em sua língua nacional de sinais, porém sempre em salas de escolas comuns/regulares.

Sobre os modelos clínico-terapêuticos e socioantropológicos apresentados por Skliar (1997), é correto afirmar-se que

  • A. o modelo clínico-terapêutico compreende as dificuldades acadêmicas apresentadas pelos surdos como decorrentes da prática pedagógica.
  • B. o termo “surdez” refere-se sempre a uma definição clínico-terapêutica, enquanto o termo “surdo” incorpora uma definição sócio antropológica.
  • C. o modelo clínico terapêutico pode ser também denominado de oralismo.
  • D. a teoria sociointeracionista de Vygotsky fundamenta o modelo socioantropológico e afirma que a compensação do déficit deve orientar as práticas pedagógicas.
  • E. o modelo socioantropológico surge na década de 1990, a partir da constatação de que os filhos surdos de pais surdos apresentam melhores resultados acadêmicos.

Sobre o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo, é correto afirmar-se que

  • A. para Marta Ciccone (1996), a Comunicação Total não é uma filosofia Educacional que se preocupa com ideias paternalistas, mas uma proposta de valorização de abordagens alternativas que possam permitir ao surdo trocar ideias e exprimir sentimentos desde sua mais tenra idade.
  • B. na Antiguidade e na Idade Média, a abordagem oralista exercia forte influência na educação dos surdos, que eram obrigados a aprender a falar para poderem ter acesso aos direitos civis comuns a outros cidadãos.
  • C. a comunicação total surge, nos EUA, nos anos de 1950, e, no Brasil, na década de 1980.
  • D. para Skliar (1999), a educação bilíngue é uma “neometodologia”.
  • E. para Skliar (1999), a educação bilíngue não deve focar nos mecanismos e nas relações de poder e conhecimento, dentro ou fora da proposta pedagógica, pois a questão principal são as estratégias de ensino.

Sobre identidade e identidades surdas, é correto afirmar-se que

  • A. identidade e cultura são conceitos equivalentes, por isso falar em cultura surda é o mesmo que falar de identidade surda.
  • B. para Perlin (1998), as identidades surdas “híbridas” dizem respeito aos surdos que nasceram ouvintes e, com o tempo, se tornaram surdos.
  • C. a partir do conceito pós-moderno de identidade, é possível afirmar que há uma única identidade surda.
  • D. para o pós-estruturalismo, a identidade é construída a partir da diferença, portanto, para a formação de uma identidade surda, o mais importante é que os surdos convivam com pessoas diferentes deles, como os ouvintes.
  • E. as identidades surdas de “transição” referem-se aos surdos que tentam reproduzir as identidades ouvintes, pois as consideram superiores.

Sobre cultura e cultura surda, é correto afirmar-se que

  • A. a cultura surda é uma construção do POVO surdo. Sobre POVO surdo, entende-se que são os sujeitos surdos que habitam um mesmo local, que compartilham as mesmas peculiaridades, ou seja, constroem sua formação da língua de sinais.
  • B. os surdos não partilham da cultura ouvinte, pelo fato de não escutarem, por isso vivem isolados e incomunicáveis.
  • C. a experiência visual do surdo é um artefato cultural e está presente na vida de todos os surdos, exceto nos surdos oralizados.
  • D. para Strobel (2008), os artefatos mais relevantes, na cultura surda, são a experiência visual, a língua de sinais, a família, a literatura surda, a vida social e esportiva, as artes visuais, a política e os artefatos materiais.
  • E. o vocábulo “cultura” vem do latim, colere, significando originalmente “cultivo de plantas”. Essa origem etimológica explica a estreita relação entre natureza e cultura nos significados atuais atribuídos ao termo.

Harlan Lane (1992), na obra “Máscara da Benevolência: a comunidade surda amordaçada”, discorre sobre as representações sobre o surdo e a surdez. Sobre o posicionamento do autor nessa obra, é correto afirmar-se que

  • A. muitos ouvintes compreendem que o surdo deve comporta-se como um ouvinte, portanto deve aprender a falar. Essa concepção é definida como Audismo.
  • B. o autor encontrou, na literatura científica, muitas adjetivações negativas atribuídas ao surdo, como “bárbaro”, “traiçoeiro”, “malandro” e “servil”.
  • C. a relação entre surdos e profissionais ouvintes, incluindo entre esses profissionais também tradutores-intérpretes de língua de sinais, vem sendo marcada por uma ação paternalista.
  • D. o autor acredita que as adjetivações dadas pelos profissionais ouvintes aos surdos, como “imaturo” e “impulsivo”, são explicadas exclusivamente pelas situações de privação linguística e educacional a que os surdos foram submetidos.
  • E. a despeito das adjetivações negativas, o autor também encontra, na literatura científica, comparação entre os surdos e os povos africanos, identificando, em ambos os grupos, força, determinação e capacidade de luta.

Owen Wrigley (1996) afirma que a “Surdez é um tema de epistemologia e não de audiologia”. Sobre essa afirmação, é correto dizer-se que

  • A. contraria o que propõe os Estudos Culturais.
  • B. ao usar o termo “Epistemologia”, o autor refere-se à epistemologia genética, proposta por Piaget, ou seja, trata-se de um conhecimento que não é inato, mas construído pelo indivíduo a partir de suas interações com o meio.
  • C. a surdez é uma construção social explicada pelas relações entre conhecimento e poder, ou seja, os grupos culturais que têm mais poder determinam os significados que predominam socialmente.
  • D. a surdez é um tema de epistemologia, pois se trata de um conhecimento científico, e não de senso comum.
  • E. para compreender a afirmativa do autor, seria preciso recorrer à metafísica, à lógica e à filosofia da ciência.

Sobre participação de personalidades na educação de surdos, é correto afirmar-se que

  • A. Alexander G. Bell defendeu, fervorosamente, a oralização do surdo, o monolinguismo, a exclusão da língua de sinais e o afastamento do surdo dos espaços de convivência com outros surdos. A radicalidade do seu posicionamento diminuiu, entretanto, após ele se casar com uma jovem surda, Mabel.
  • B. o monge beneditino Ponce de Leon dedicou-se a educar surdos na Espanha, predominantemente filhos de nobres, mas também, em menor escala, surdos de classes sociais mais baixas.
  • C. entre os principais educadores da Idade Moderna, estão Juan Pablo Bonet, Rodrigues Pereire, J. Conrad Amman e Thomas Braidwood, que acreditavam que a fala/oralidade e a escrita deveriam ser as únicas ferramentas para educar os surdos.
  • D. a iniciativa para a criação da 1ª escola para surdos, nos EUA, surgiu do reverendo Thomas Gallaudet, que, por ter uma filha surda, Alice, viajou para a Europa em 1755, em busca de um professor que o ajudasse a fundar a escola em Hartford.
  • E. o médico italiano Girolamo Cardamo, no século XVI, foi um dos primeiros a se pronunciar quanto à necessidade e à capacidade do surdo de receber instrução.

Um importante acontecimento, na história mundial da educação dos surdos, foi o Congresso de Milão. Sobre ele, é correto afirmar-se que

  • A. a França, apesar da tradição gestualista, assume um papel importante no Congresso de Milão, em defesa da oralização dos surdos. De fato, desde 1866, a França determinou que todas as crianças surdas frequentassem escolas comuns, onde seriam educadas com ênfase na oralidade e na escrita.
  • B. 10 anos antes do Congresso de Milão, ocorrido em 1880, na Itália, aconteceu, em Paris, um congresso semelhante intitulado “Ameliorametion du sort des sourmuets”, cujo objetivo era discutir a educação de surdos e conseguir um pronunciamento favorável ao oralismo.
  • C. participaram do Congresso de Milão, aproximadamente, 180 educadores de surdos da Europa e dos Estados Unidos. Dentre eles, havia uma minoria de aproximadamente 40 profissionais surdos que votaram contra a escolha do método oral.
  • D. para Skliar (1997), a principal motivação, para a defesa da implementação do método oral nas escolas para surdos, foi decorrente de influências religiosas, pois o aprendizado da fala permitiria que os surdos pudessem realizar a confissão.
  • E. Portugal participou ativamente do Congresso de Milão e votou favorável ao oralismo, pois acreditava na necessidade de unidade linguística no país.
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