Questões de Línguas Outras do ano 2017

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Dadas as afirmativas quanto aos Classificadores na Libras,

I. O classificador especificador envolve uma ação que determina o objeto em relação ao outro objeto, seja animado ou inanimado. São usados com uma ou duas configurações de mãos.

II. O classificador descritivo pode ser visual ou locativo, e envolve uma ação ou posição de várias partes do corpo humano, objetos animados e inanimados.

III. Classificadores especificadores têm a função de descrever visualmente a forma, o tamanho, a textura, o paladar, o cheiro, os sentimentos, o “olhar”, os “sons” do material, do corpo da pessoa e dos animais.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Dadas as afirmativas quanto ao ensino de Libras como L1,

I. A Pedagogia da diferença propõe uma ressignificação da surdez como marca cultural e não como doença.

II. A Pedagogia da diferença cobra uma performance emancipatória e transformadora, quando sugere olhar o surdo como pessoa completa.

III. A Pedagogia da diferença procura ver a diferença cultural e a diferença linguística sem que haja uma relação de dominação de um grupo sobre o outro.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Sinais icônicos são aqueles que trazem na sua composição a ideia ou a imagem do objeto em questão, assemelhando-se ao real. Qual das alternativas representa o sinal icônico?

  • A.
  • B.
  • C.
  • D.
  • E.

As articulações das mãos que podem ser comparadas aos fonemas e, às vezes, aos morfemas, são chamadas de parâmetros. Qual o par mínimo que tipifica distinção da configuração de mão?

  • A. MEU – SEU
  • B. SENTIR – BAHIA
  • C. AMIGO – CORAÇÃO
  • D. DESCULPA – BRINCAR
  • E. LARANJA – APRENDER

Segundo o Minidicionário online SAT, as imagens fazem parte do Léxico da Libras e sinalizam, nessa ordem,

  • A.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, barraca

  • B.

    atletismo, atrás, agora

    barato, barco, barraca

  • C.

    atletismo, atrás, atrasar

    barato, barco, barraca

  • D.

    atletismo, atrás, atrasar

    bactéria, barco, barraca

  • E.

    atletismo, atrás, agora

    barato, bola, borracha

Marta é professora de Libras para alunos surdos e alunos ouvintes do oitavo e do nono ano. Com a intenção de um ensino produtivo, Marta resolveu fazer um projeto e o intitulou “Por uma comunicação em Libras”. O projeto consistiu de três momentos: o primeiro momento foi destinado à realização de uma pesquisa junto aos pais e à comunidade, na intenção de levantar informações sobre como era, antes, a cidade onde moram; o segundo momento envolveu uma apresentação em sala das informações levantadas; e o terceiro momento foi destinado ao registro em tópicos das informações (que podia ser em Língua Portuguesa ou em Libras), com posterior roda de conversa sobre o tema, envolvendo as duas turmas, mediada pelo professor. O terceiro momento do projeto realizado pela professora Marta se caracteriza, predominantemente, por qual abordagem de aquisição da linguagem?

  • A. Gerativista com reforço e condicionamento.
  • B. Gerativista com resposta operante.
  • C. Interacionista.
  • D. Behaviorista.
  • E. Oralista.

A imagem, que representa a sinalização de trompa de elefante,

refere-se a qual tipo de descrição imagética?

  • A. Transferência espacial.
  • B. Transferência de movimento.
  • C. Transferência de localização.
  • D. Transferência de incorporação.
  • E. Transferência de tamanho e de forma.

Considerando que em toda língua existem a sintaxe e a morfologia, na Língua Brasileira de Sinais

  • A. a morfologia trata da localização dos sinais e seus movimentos, e a sintaxe, da direção desses sinais.
  • B. a sintaxe trata exclusivamente das configurações de mãos, e a morfologia, dos movimentos.
  • C. a sintaxe trata da localização dos sinais, e a morfologia, dos movimentos.
  • D. a sintaxe e a morfologia tratam dos parâmetros da Libras.
  • E. a sintaxe e a morfologia tratam da estrutura das palavras.

Considerando que a imagem representa em Libras o sinal de LARANJA/SÁBADO, no contexto da semântica e da pragmática tem-se um caso de

  • A. polissemia, em que há extensão de significados.
  • B. antonímia, em que há diferença de significados.
  • C. paronímia, em que há semelhança de formas.
  • D. sinonímia, em que há sentidos equivalentes.
  • E. homonímia, em que há diferença de formas.

Um sinal é formado através de convenções que envolvem o movimento e o formato da mão, localizado em um determinado espaço. Qual o sinal que não possui movimento?

  • A. TRABALHAR.
  • B. DANÇAR.
  • C. ALEGRE.
  • D. REI.
  • E. OI.
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