Questões sobre Otorrinolaringologia

Lista completa de Questões sobre Otorrinolaringologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Na avaliação e diagnóstico das deficiências auditivas, o teste de diapasão de Weber é um dos mais utilizados, realizados com:

    A) O diapasão colocado sobre a mastóide até que o paciente refira que não está mais escutando o som, e após colocado junto ao conduto auditivo externo e o som escutado pela via aérea e via óssea.

    B) O diapasão colocado alternadamente na mastóide do paciente e do examinador, e as audições de ambos comparadas.

    C) O diapasão colocado inicialmente na mastóide e em seguida sobre o trago, comprimindo-o sobre a abertura do meato acústico externo para verificação se o som é melhor escutado pela via aérea ou óssea.

    D) O diapasão na mastóide do paciente e pressiona-se o trago, obliterando o conduto auditivo externo para verificação se há perda auditiva com a obliteração

    E) O diapasão colocado na linha média da fronte, da calota craniana ou junto aos dentes incisivos e avaliada da percepção do som for ouvido igualmente em ambos ouvidos ou lateralizado.

A perda auditiva é o déficit sensorial que mais comumente compromete a comunicação e os exames audiológicos permitem o diagnóstico de diversas doenças analisando as características e a qualidade dos sons audíveis.
Assim no ser humano:

    A) A faixa de frequência audível varia de 20 Hz (mais grave) a 20.000 Hz (mais agudo).

    B) As frequências mais graves do que 20 Hz são percebidas como vibração (sensação tátil) e são chamadas ultrassons.

    C) As frequências acima de 20.000 Hz são denominadas infrassons (inaudíveis para a orelha humana).

    D) Os exames de audiologia são quantificados em unidades de intensidade sonora - Decibel (dB), que correspondem a um milésimo do Bel.

    E) A faixa de frequência audível ao ser humano varia de 20 Hz (mais agudo) a 20.000 Hz (mais grave).

A fissura lábio palatina é uma malformação congênita decorrente da deficiência ou da falta de fusão entre os processos das regiões frontonasal, maxilares e mandibulares, cuja lesão anatomopatológica e sintomas clínicos durante a fonação são, respectivamente:

    A) Laringomalácia e estridor laríngeo.

    B) O refluxo oro nasal e tosse persistente.

    C) A insuficiência velo faríngea e rinolalia.

    D) Distúrbio da deglutição e refluxo oro nasal.

    E) Refluxo gastro esofágico e dor retroesternal da esofagite de refluxo.

A otite média aguda (OMA) é uma infecção com desenvolvimento rápido de sinais e sintomas de inflamação aguda na cavidade da orelha média, sendo encontradas bactérias em 50 a 90% dos casos com ou sem otorreia.
Não é agente bacteriano frequentemente encontrados na OMA:

    A) Escherichia coli

    B) Moraxella catarrhalis.

    C) Streptococcus pneumoniae

    D) Haemophilus influenzae não tipável.

    E) Streptococcus pyogenes do grupo A.

Na semiologia otorrinolaringológica, os tipos de sons gerados durante a respiração permite o diagnóstico diferencial de diversas doenças da via respiratória alta.
O som gerado pela turbulência do ar durante a passagem pela laringe parcialmente obstruída, inspiratório, expiratório ou bifásico é o

    A) Tosse.

    B) Estridor.

    C) Rinolalia.

    D) Ronco.

    E) Sibilo.

A hipoacusia ou perda auditiva pode ser classificada quanto à sua localização, idade de início e intensidade.
Quanto à localização, uma hipoacusia neural é aquela que a lesão encontra?se:

    A) na cóclea.

    B) no tímpano.

    C) nas fibras axoniais do VIII par craniano.

    D) nas vias auditivas (VIII par craniano, tronco cerebral, vias auditivas centrais) ou no córtex auditivo cerebral.

    E) na orelha externa e/ou média, impedindo a transmissão normal da onda sonora para a cóclea.

A depuração do transporte mucociliar nasal é de fundamental importância na fisiopatologia das rinites. Alterações da mobilidade ciliar podem ser causadas por vários fatores, entre eles, é incorreto afirmar:

    A) A hiperestesia ciliar, destruição ciliar transitória ou permanente.

    B) Infecções agudas e crônicas.

    C) Processos inflamatórios, desidratação grave.

    D) Medicação tópica ou sistêmica e fibrose cística.

Diante de um trabalhador com perda auditiva sugestiva de indução por ruído e histórico de exposição a agentes otoagressores, descartadas as possibilidades de outros agentes causais, algumas posturas devem ser tomadas. Marque (V) verdadeiro ou (F) falso nos itens abaixo, em relação a essas posturas. (__)Estabelecer (ou não) o nexo causal entre a exposição ao agente agressor e a perda auditiva. (__)Encaminhamento a especialistas para diagnóstico, aconselhamento de risco clínico ou reabilitação auditiva e social. (__)Reabilitação profissional para voltar a exercer eficientemente suas atividades ou para troca de função laboral, quando não mais puder exercer suas ações laborais habituais. (__)Estabelecer a existência de algum tipo de incapacidade laboral somente definitiva, originada pela perda auditiva. Sem a necessidade de definir se a perda auditiva gerou alguma limitação de desempenho ou restrição de participação na coletividade. Após análise, marque a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

    A) F, F, V, V.

    B) V, F, V, F.

    C) V, F, F, V.

    D) V, V, V, F.

A tromboembolia pulmonar provoca uma série de consequências hemodinâmicas imediatas proporcionais à magnitude da obstrução do leito arterial pulmonar: I.Aumentam a pós-carga e o trabalho do ventrículo direito. II.Quando existe reserva funcional do ventrículo direito, ocorre aumento da pressão arterial pulmonar. III.Há aumento do fluxo de saída e insuficiência do ventrículo direito. Dos itens acima:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas o item III está correto.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas os itens II e III estão corretos.

A rinite alérgica (RA) é definida como uma inflamação crônica da nasofaringe mediada por imunoglobulina E (IgE) e que ocorre em resposta a proteínas ambientais tipicamente inócuas. É correto afirmar sobre principais achados ao exame físico em pacientes com rinite alérgica:
I. Shiners alérgicos: Círculos escurecidos abaixo dos olhos e que ocorrem devido a edema infraorbital por venodilatação. II. Linhas de Dennie-Morgan: Consistem em aumento de dobras ou linhas abaixo da pálpebra inferior e são mais comuns em pacientes com RA. A fisiopatologia não é precisamente entendida. Essas linhas nem sempre indicam RA e podem ser mais comuns em alguns grupos étnicos sem um aumento na RA. III. Cobblestoning: A orofaringe posterior pode desenvolver tecido linfoide hipoplásico. IV. Membranas timpânicas: nunca apresentam anormalidades.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva III está correta.

    D) Apenas as assertivas I e IV estão corretas.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...