Questões sobre Urologia

Lista completa de Questões sobre Urologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Chamamos de insuficiência renal a condição na qual os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções básicas. A insuficiência renal pode ser aguda, quando ocorre súbita e rápida perda da função renal, ou crônica, quando esta perda é lenta, progressiva e irreversível.
É correto afirmar sobre insuficiência renal:

    A) A creatinina é o melhor marcador da função renal. Quando os rins começam a perder função, seus valores sanguíneos se elevam. No entanto, um valor elevado de creatinina pode ocorrer em contextos agudos e isoladamente não é suficiente para definir o diagnóstico de doença renal crônica.

    B) A ultrassonografia dos rins nesse caso não é um exame importante.

    C) A pesquisa de ureia e creatinina no sangue nos dão informações a respeito da função renal, enquanto os exames de urina, de imagem e a biópsia renal não nos fornecem dados importantes a respeito de mudanças estruturais.

    D) Todo paciente que desenvolve insuficiência renal aguda precisa de hemodiálise.

A Nefropatia por IgA (NIgA) é considerada uma das formas mais frequentes de glomerulopatia primária no adulto, com grandes variações em sua distribuição geográfica. Sobre algumas recomendações sobre o tratamento assinale a alternativa INCORRETA:

    A) Pacientes com episódios de hematúria macroscópica de repetição desencadeada por amigdalites recorrentes podem beneficiar-se da tonsilectomia (pode diminuir os episódios de hematúria macroscópica, embora pareça não alterar a evolução) (Grau C).

    B) NIgA na forma rapidamente progressiva com crescentes e/ou lesões necrotizantes focais: não há estudos controlados, embora nestes casos a terapêutica deva ser agressiva com pulsoterapia com metilprednisolona associada a ciclofosfamida (Grau C).

    C) NIgA com função renal alterada: Na NIgA com indícios de evolução progressiva, não há nenhuma conclusão definitiva se o tratamento precoce com outros immunossupressores confira alguma vantagem, mas seu uso pode ser racional quando iniciado precocemente (logo que a creatinina se elevar acima do normal): prednisona VO (40 mg/dia inicialmente, com redução progressiva) + ciclofosfamida (1,5 mg/kg/dia por 3 meses, substituída por azatioprina 1,5 mg/kg/dia até completar 2 anos) (Grau B).

    D) Adultos com NIgA idiopática, proteinúria nefrótica ou função renal diminuída deveriam submeter-se a uma tentativa de tratamento com dipiridamol ou aspirina.

Como se sabe, a nefrotilíase é um distúrbio sistêmico. Várias condições predispõem à formação de cálculos, incluindo má absorção intestinal, hiperparatireoidismo primário, obesidade, diabetes melito tipo II e acidose tubular renal. No que se refere aos fatores de risco, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O consumo de refrigerantes açucarados diminui o risco.

II – A excreção urinária mais elevada de oxalato aumenta o risco.

III – Os suplementos de vitamina C diminuem o risco.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

No tocante ao tratamento da insuficiência renal crônica, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:


I – O sevelâmer atua como quelante de fosfato e predispõe à hipercalcemia.

II – A restrição de água está indicada quando há hiponatremia.

III – Recomenda-se que os níveis séricos do paratormônio fiquem entre 50 e 100 pg/mL.

    A) Apenas o item I é verdadeiro.

    B) Apenas o item II é verdadeiro.

    C) Apenas o item III é verdadeiro.

    D) Apenas os itens I e III são verdadeiros.

    E) Todos os itens são verdadeiros.

Em relação a Infecção do Trato Urinário, assinale a alternativa CORRETA que corresponde a descrição abaixo. "Clinicamente, costuma se diferenciar da cistite pela presença de sintomas clínicos mais significativos e sistêmicos."

    A) Síndrome uretral.

    B) Pielonefrite.

    C) Bacteriúria assintomática.

    D) Contaminação.

Com base na Incontinência Urinária, o teste de Bonney consiste:

    A) Em teste de pesagem de absorvente após a paciente ter realizado uma série determinada de atividades (como andar, agachar, subir escadas, tossir e lavar as mãos).

    B) Na interrupção da perda urinária através da elevação do colo vesical, com os dedos indicador e médio na parede vaginal anterior, durante esforço.

    C) Na introdução na uretra, até o colo vesical, de cotonete estéril, lubrificado com gel anestésico, com a paciente em posição ginecológica.

    D) Avaliar o tamanho prostático, assim como a seus limites, presença de sulco mediano, temperatura e consistência.

Em uropediatria, o trato urinário é sede de muitas malformações congênitas e o ideal seria o diagnóstico precoce, sabendo-se que muita delas são tempo-sensíveis para a sua correção.
Mediante isso, qual das alternativas abaixo, reflete a melhor forma de se detectar tais defeitos?

    A) Exame ultrassonográfico (US) obstétrico em todas as gestantes.

    B) Exame ultrassonográfico (US) no período neonatal em todos os recém-nascidos.

    C) Uretrocistografia miccional (UCM) após episódios febris sem foco aparente.

    D) Investigação adequada após o primeiro episódio de infecção urinaria (IU).

    E) Investigação adequada após o segundo episódio de infecção urinaria (IU) em meninas.

Analise as afirmativas abaixo quanto ao acompanhamento clínico do paciente com dosagem do antígeno prostático específico total (PSA).
1. O PSA analisado isoladamente pelo método de quimioluminescência tem como padrão de referência internacional de até 4,0 ng/ml. 2. O resultado do PSA deve sempre ser interpretado em conjunto com várias variáveis, como por exemplo, a idade, história familiar e resultado do exame digital da próstata. 3. Os níveis de PSA podem se elevar transitoriamente após toque retal, exame digital da próstata, ultrassom retal e biópsia da próstata. 4. A dosagem do antígeno prostático livre deve ser interpretado pelo médico, junto com resultado do PSA Total e outros exames complementares de avaliação prostática.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    E) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Em urologia feminina, uma das queixas mais frequentes em mulheres com vida sexual ativa são as infecções do trato urinário.
Usualmente, na maioria das vezes, o agente etiológico envolvido é a(o):

    A) Escherichia coli.

    B) Proteus miriabillis.

    C) Etreptococcus fecalis.

    D) Cândida albicans.

    E) Klebsiella SP.

Em adultos jovens, a forma histopatológica de linhagem germinativo de tumor testicular maligno mais frequente é:

    A) Teratoma.

    B) Seminomas.

    C) Coriocarcinoma.

    D) Teratocarcinoma.

    E) Carcinoma embrionário.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...