Questões sobre Geral

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O patrimônio cultural é um bem intocável e um recurso não renovável; insubstituível e de enorme valor simbólico. Em relação ao quesito “segurança” dos museus, analise as afirmativas a seguir.

I. Mesmo sendo espaços de reafirmação identitária e por assegurarem o direito à memória dos povos, os museus, como guardiões destes bens, não se tornam locais menos suscetíveis a riscos.

II. Como são garantidos pelo Estado, mesmo em casos de guerra, conflitos e crises, os museus são totalmente salvaguardados contra as ações degradantes dos mais diversos agentes de riscos.

III. Forças físicas, furto/roubo e vandalismo, fogo, água, pragas, poluentes, entre outros, são agentes de risco, que ameaçam constantemente os bens culturais, em museus.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. I e III.

Em relação à arquitetura dos museus contemporâneos, é correto afirmar que:

  • A. A maior característica arquitetônica dos museus contemporâneos, principalmente no século XXI, é o uso das formas e espaços rebuscados, na linha da ecologia e do baixo custo.
  • B. Na arquitetura museal contemporânea, a preocupação com a paisagem, antes considerada elemento identificador de lugares, perde sua importância e é substituída pela praticidade.
  • C. As relações entre forma e imagem, espaço expositivo e espaço público nos projetos arquitetônicos de museus contemporâneos repetem criteriosamente as normas das construções clássicas.
  • D. É um potente agente de inserção e manutenção das instituições no sistema da arte, desde a abrangência em superfície da grande mídia até a prolongada reflexão crítica pelo público especializado.

Para que essa preservação, em todos os sentidos, seja eficiente, é necessário um sistema de recuperação da informação e do acervo que atenda as expectativas. Nesse setor ganha notoriedade as técnicas de conservação preventiva, dentre as quais podemos destacar como medida fundamental:

  • A. Manter uma certa distância ao comer, beber ou fumar perto de livros, documentos e obras de arte, evitando o perigo de manchas, queimaduras e insetos.
  • B. Proceder a inspeção periódica e criteriosa do acervo, rotina essa que deve ser adotada e levada a termo durante todo o ano, mesmo que de forma setorial.
  • C. Plastificar desenhos, gravuras e pinturas sobre papel, como forma de proteção contra entrada de poeira e outras sujidades, ataque de insetos, fungos e outros danos.
  • D. No manuseio das páginas, em se tratando de livros antigos, umedecer os dedos com saliva para virar páginas ou separar documentos, ao invés de utilizar produtos químicos.

O documento principal do ICOM (Conselho Internacional de Museus) é o Código de Ética para Museus. Estabelece normas mínimas para a prática profissional e atuação dos museus e seu pessoal. Ao aderir à organização, os membros do ICOM adotam as provisões deste Código. Em relação ao Código de Ética para Museus e suas disposições, assinale a afirmativa correta.

  • A. A autoridade de tutela de um museu pode exigir que os profissionais museólogos se submetam às disposições do Código de Ética, desde que estejam de acordo com os princípios nele elencados.
  • B. De acordo com a tipologia do museu (ecológico, tradicional, de artes...), não é exigida e necessária a admissão de pessoal qualificado para atender às demandas internas e externas da instituição.
  • C. Os museus têm o dever de adquirir, preservar e valorizar seus acervos, que constituem patrimônio público significativo, ocupam posição legal especial e são protegidos pelo direito internacional.
  • D. Se a autoridade de tutela recorrer a trabalho voluntário, deve-se estabelecer uma política diferenciada, que promova a liberdade de ação dos voluntários, sendo que estes não precisam agir de acordo com o Código de Ética.

Consta, entre outros assuntos e leis, nesse Estatuto, as atribuições do museólogo; analise-as.

I. Ensinar a matéria museologia, nos seus diversos conteúdos, em todos os graus e níveis, obedecidas as prescrições legais.

II. Pode planejar, organizar, administrar, dirigir e supervisionar os museus, as exposições de caráter educativo e cultural, os serviços educativos e as atividades culturais dos museus e de instituições afins.

III. Sua principal função é executar as atividades concernentes ao funcionamento das exposições e eventos dos museus, com exceção daquelas ligadas à administração financeira e administrativa.

IV. Orientar a realização de seminários, colóquios, concursos, exposições de âmbito nacional ou internacional, e de outras atividades de caráter museológico.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I, II e IV.
  • D. II, III e IV.

O espaço destinado a garantir a preservação dos objetos do acervo museológico que NÃO estão em exposição denomina-se:

  • A. Reserva técnica.
  • B. Arquivo emergencial.
  • C. Depósito operacional.
  • D. Salvaguarda de acervo.

Localizado no coração de Paris, num dos mais belos e admiráveis edifícios da Europa, o mais famoso museu do mundo é parada obrigatória para viajantes que visitam a capital francesa; a fortaleza que se transformou em patrimônio mundial das artes e da cultura. Ao visitar o museu é possível visitar uma ala que mostra as antigas fundações do Castelo do Louvre. Sobre a noção e o significado do termo de “patrimônio”, tão em voga dentre os conceitos museológicos, assinale a afirmativa correta.

  • A. A expressão mais antiga de patrimônio é aquela ligada à noção de “patrimônio cultural”, utilizada pelos gregos ao se referirem à ausência de cultura apresentada pelos povos bárbaros.
  • B. A palavra patrimônio, desde sua origem, era usada principalmente para se referir ao “patrimônio genético”, ou seja, para designar as características hereditárias de um ser vivo e sua família.
  • C. A noção de patrimônio designava, no direito romano, o conjunto de bens reunidos pela sucessão: bens que descendem, segundo as leis, dos pais e mães aos seus filhos ou bens de família.
  • D. Da cultura norte-americana veio o conhecimento do termo patrimônio como bem histórico, ou seja, os bens culturais de um povo ou nação, de preferência que não tenha sofrido miscigenação étnica ou cultural.

Para medir as oscilações de temperatura e o grau de umidade relativa, utilizam-se os seguintes instrumentos, cuja leitura deve ser diária:

  • A. Paquímetro, micrômetro e teodolito.
  • B. Higrômetro, psicômetro e termoigrômetro.
  • C. Densímetro, esfigmomanômetro e pluviômetro.
  • D. Anemômetro, piranógrafo e barômetro de mercúrio.

Os textos I e II referem-se, respectivamente, às exposições:

  • A. Públicas e privadas.
  • B. Sazonais e motivacionais.
  • C. Temporárias e itinerantes.
  • D. Permanentes e comemorativas.

O museólogo francês Hugues de Varine, a quem se atribui a definição do conceito de ecomuseu, sintetizou a comparação entre museu tradicional e ecomuseu desta forma:

Tendo em vista as diferenças na concepção e nas funções dos museus tradicionais e dos ecomuseus, é correto afirmar que

  • A. o modelo tradicional de museu é aquele que apresenta necessariamente uma dualidade a partir de dois mitos que compõem a arte: Apolo e Dionísio.
  • B. os ecomuseus estão ligados à musealização de um território, aos processos naturais e culturais e não apenas aos objetos enquanto produtos da cultura.
  • C. para assumir a concepção de ecomuseu tem que estar inserido na expressão “sem fins lucrativos” e pertencer à ideologia ocidental como “patrimônio da humanidade”.
  • D. cada museu, além de assumir a forma de cada sociedade, também será diferente para cada indivíduo que o experimenta, sendo ao mesmo tempo tradicional ou ecológico.
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