Questões de Nutrição

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Assinale a alternativa correta, considerando a Resolução/CD/FNDE n° 26, de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

    A) Os cardápios deverão atender aos alunos com necessidades nutricionais específicas, tais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras.

    B) Os cardápios deverão ser planejados para atender no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para as creches em período parcial.

    C) Os cardápios deverão oferecer, no mínimo, três porções de frutas e hortaliças por semana (200g/ aluno/semana) nas refeições ofertadas, sendo que as bebidas à base de frutas substituem a obrigatoriedade da oferta de frutas in natura.

    D) Os recursos financeiros repassados pelo FNDE no âmbito do PNAE serão utilizados exclusivamente na aquisição de gêneros alimentícios, bem como de equipamentos necessários para o processamento dos alimentos e preparo das refeições.

    E) A Unidade Executora aplicará teste de aceitabilidade aos alunos, independente de faixa etária, sempre que introduzir no cardápio alimento novo ou quaisquer outras alterações inovadoras, no que diz respeito ao preparo, ou para avaliar a aceitação dos cardápios praticados frequentemente.

A avaliação nutricional é o primeiro passo da assistência nutricional ao paciente. Por meio dessa ferramenta, é possível identificar questões relacionadas à nutrição, como a desnutrição, e direcionar uma intervenção adequada. Atualmente, existem vários métodos de avaliação nutricional com diferentes especificidades e limitações. No que tange a esses métodos, julgue os itens a seguir. 
Apesar de possuir valor prognóstico para pacientes oncológicos e ter sido originalmente validada para pacientes cirúrgicos, a avaliação subjetiva global (ASG) é um método amplamente usado em diversas situações, pois trata-se de um instrumento simples e de baixo custo, sendo de rápida e fácil aplicação por qualquer membro da equipe.

Analise as afirmativas abaixo em relação à Lei n° 11.947, de 2009, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da educação básica.


1. A alimentação escolar é direito dos alunos da educação básica pública e dever do Estado.

2. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir com a cessação da fome dos alunos da educação básica pública, por meio oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

3. O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE tem por objetivo contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos alimentares saudáveis dos alunos, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

4. Qualquer pessoa física ou jurídica poderá denunciar ao FNDE, ao Tribunal de Contas da União, aos órgãos de controle interno do Poder Executivo da União, ao Ministério Público e ao CAE as irregularidades eventualmente identificadas na aplicação dos recursos destinados à execução do PNAE.

5. A responsabilidade técnica pela alimentação escolar nos Estados, no Distrito Federal, nos Municípios e nas escolas federais caberá aos secretários de saúde, que deverão respeitar as diretrizes previstas nesta Lei e na legislação pertinente, no que couber, dentro das suas atribuições específicas.


Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 4 e 5.

Independentemente do tamanho e do serviço oferecido, uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) requer um planejamento físico-funcional adequado. Espaços, instalações, decoração e ambiência devem ser pensados considerando-se não apenas o fluxo de pessoas, mas também o fluxo de manipulação de alimentos e os processos de trabalho envolvidos. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir. 
O formato quadrado é uma boa indicação de configuração em UAN, pois permite localização apropriada dos setores, proporcionando iluminação adequada e ventilação natural.

São diretrizes da alimentação escolar, previstas pela Lei n° 11.947, de 2009:
1. A universalidade do atendimento aos alunos matriculados exclusivamente na rede pública de educação infantil. 2. A participação da comunidade no controle social, no acompanhamento das ações realizadas pelos Estados, pelo Distrito Federal e pelos Municípios para garantir a oferta da alimentação escolar saudável e adequada. 3. O apoio ao desenvolvimento sustentável, com incentivos para a aquisição de gêneros alimentícios diversificados, produzidos em âmbito local e preferencialmente pela agricultura familiar e pelos empreendedores familiares rurais, priorizando as comunidades tradicionais indígenas e de remanescentes de quilombos. 4. O direito à alimentação escolar, visando a garantir segurança alimentar e nutricional dos alunos, sem que haja distinção em razão de diferenças biológicas de idade, de gênero e de condições de saúde dos alunos. 5. A inclusão da educação alimentar e nutricional no processo de ensino e aprendizagem, que perpassa pelo currículo escolar, abordando o tema alimentação e nutrição e o desenvolvimento de práticas saudáveis de vida, na perspectiva da segurança alimentar e nutricional.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) São corretas apenas as afirmativas 1 e 4.

    B) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.

    D) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 2, 4 e 5.

Independentemente do tamanho e do serviço oferecido, uma unidade de alimentação e nutrição (UAN) requer um planejamento físico-funcional adequado. Espaços, instalações, decoração e ambiência devem ser pensados considerando-se não apenas o fluxo de pessoas, mas também o fluxo de manipulação de alimentos e os processos de trabalho envolvidos. No que se refere a esse tema, julgue os itens a seguir. 
É classificada como UAN de grande porte aquela que fornece mais de mil refeições por dia.

Analise as afirmativas abaixo em relação às características de seleção, conservação e pré-preparo dos alimentos.
1. O critério para a seleção de ovos sempre deve levar considerar a integridade da casca e a não presença de manchas. Ao abrir os ovos, as gemas devem ser uniformes, sem sinais de sangue, e as claras devem apresentar pequeno espalhamento. 2. Para melhorar a conservação, a lavagem da casca dos ovos deve sempre acontecer no momento do recebimento dos ovos. A cloração dos ovos em 100 ppm de cloro por 5 minutos diminui muito a contaminação por microrganismos e deve ser seguida de lavagem para remoção de traços de cloro antes do rompimento da casca. 3. Apesar da aparência indesejada, batatas com manchas esverdeadas e sinais de brotamento não precisam ser desprezadas na etapa de seleção, pois são adequadas para o consumo. 4. A descontaminação das hortaliças deve ser realizada por imersão em solução com 65 ppm de cloro ativo por 15 minutos. 5. Devem-se selecionar pescados que apresentem as seguintes características: olhos brilhantes, escamas bem aderidas, guelras vermelhas e ventre alinhado ao desenho do animal.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

    A) É correta apenas a afirmativa 1.

    B) É correta apenas a afirmativa 5.

    C) São corretas apenas as afirmativas 1 e 5.

    D) São corretas apenas as afirmativas 3 e 5.

    E) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4.

A nutrição comportamental compreende que a escolha alimentar não se limita apenas a aspectos biológicos e fisiológicos da nutrição, mas também a símbolos e representações, fatores biopsicossociais, culturais, antropológicos e pessoais. Valoriza-se cada ritual em torno do comer e do prazer proporcionado ao consumidor. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.  
A escolha de alimentos pode ser considerada um exercício cognitivo racional, pois, apesar de diferentes fatores envolvidos, como posição na escala social, estilo de vida e renda, o atributo de saúde ou “ser saudável” é determinante.

Em relação à preparação dos alimentos, assinale a alternativa que está de acordo com o disposto na Resolução-RDC n° 216, de 15 de setembro de 2004.

    A) As matérias-primas e os ingredientes caracterizados como produtos perecíveis devem ser expostos à temperatura ambiente por no máximo oito horas antes da preparação do alimento, a fim de não comprometer a qualidade higiênico-sanitária do alimento preparado.

    B) Quando as matérias-primas e os ingredientes não forem utilizados em sua totalidade, devem ser adequadamente acondicionados e identificados com, no mínimo, as seguintes informações: designação do produto, data de fracionamento e prazo de validade após a abertura ou retirada da embalagem original.

    C) Antes de iniciar a preparação dos alimentos deve-se proceder à adequada limpeza das embalagens primárias das matérias-primas e dos ingredientes, utilizando água sanitária ou álcool gel 70% ou sabão líquido, minimizando o risco de contaminação.

    D) O tratamento térmico deve garantir que o exterior do alimento atinja a temperatura de, no mínimo, 70°C. Temperaturas inferiores podem ser utilizadas no tratamento térmico desde que as combinações de tempo e temperatura sejam suficientes para assegurar a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos.

    E) O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana. A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de 60°C a 0°C em até duas horas.

A nutrição comportamental compreende que a escolha alimentar não se limita apenas a aspectos biológicos e fisiológicos da nutrição, mas também a símbolos e representações, fatores biopsicossociais, culturais, antropológicos e pessoais. Valoriza-se cada ritual em torno do comer e do prazer proporcionado ao consumidor. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.  
São exemplos de determinantes psicossocioculturais: idade, cultura, religião, moralidade, classe social, renda, família, preferências, crenças, tradições e mídia.

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