Questões de Pedagogia

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Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Dentre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em con

  • A.

    a realidade expressa nos programas escolares estabelecidos.

  • B.

    o modelo social idealizado pelos pais dos alunos da escola.

  • C.

    o meio ambiente das classes mais favorecidas daquela região.

  • D.

    a vivência limitada das pessoas de grupos sociais minoritários.

  • E.

    o contexto sociocultural específico da realidade dos alunos.

Destacar propriedades essenciais de objetos ou fenômenos, fazer relações, comparar, diferenciar, organizar o trabalho escolar, fazer síntese e esquemas, são exemplos de

  • A.

    conhecimentos sistematizados.

  • B.

    atitudes.

  • C.

    convicções.

  • D.

    atitudes e convicções.

  • E.

    habilidades e hábitos.

"Conjunto de conhecimentos, habilidades, hábitos, modos valorativos e atitudinais de atuação social, organizados pedagógica e didaticamente, tendo em vista a assimilação ativa e aplicação pelos alunos na sua prática de vida."

  • A.

    recursos didáticos.

  • B.

    objetivos educacionais.

  • C.

    métodos de ensino.

  • D.

    conteúdos de ensino.

  • E.

    avaliação da aprendizagem.

No contexto brasileiro, a obra mais significativa referente à Abordagem sócio-cultural do processo de ensino é a de Paulo Freire, com sua preocupação com a cultura popular. Quanto ao processo ensino-aprendizagem, a principal característica dessa abordagem é:

  • A.

    promover a não-diretividade, que consiste num conjunto de técnicas que implementa a atitude básica de confiança e respeito pelo aluno.

  • B.

    priorizar as atividades do sujeito, pois aprender implica assimilar o objeto a esquemas mentais.

  • C.

    procurar a superação da relação opressor-oprimido.

  • D.

    promover a incorporação, pelo aluno, do controle das contingências de reforço, dando lugar a comportamentos auto-gerados.

  • E.

    preocupar-se mais com a variedade e quantidade de noções/conceitos/informações que com a formação do pensamento reflexivo.

O conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência progressista, a Didática pode ser identificada como

  • A.

    campo de pesquisa com vistas a estudar a eficiência do ensino.

  • B.

    mediação entre o fazer pedagógico e o contexto sociopolítico-cultural.

  • C.

    conjunto de metodologias para organizar e otimizar o ensino.

  • D.

    regras e preceitos bem consolidados para dirigir a aprendizagem.

  • E.

    área de estudo que busca a eficácia do processo ensino- aprendizagem.

Leia o texto a seguir e reflita sobre a condição socioeconômica que envolve a vida de uma grande maioria dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Homens, mulheres, jovens, adultos ou idosos que buscam a escola pertencem a uma mesma classe social: são pessoas com baixo poder aquisitivo, que consomem, de modo geral, apenas o básico à sua sobrevivência: aluguel, água, luz, alimentação, remédios para os filhos (quando os têm). O lazer fica por conta dos encontros com as famílias ou dos festejos e eventos das comunidades das quais participam, ligados, muitas vezes, às igrejas ou associações. A televisão é apontada como principal fonte de lazer e informação. Quase sempre seus pais têm ou tiveram uma escolaridade inferior à sua. Com base no texto, analise as afirmativas a seguir.

I. A compreensão dessa realidade levou Paulo Freire, ainda nos anos de 1960, a reconhecer o analfabetismo como uma questão não só pedagógica, mas também social e política.

II. As alunas e os alunos da EJA, em sua maioria, são trabalhadores e, muitas vezes, a experiência com o trabalho começou, em suas vidas, muito cedo. III. Nas cidades, pais saíam para trabalhar e muito deles já eram responsáveis, ainda crianças, pelo cuidado da casa e dos irmãos mais novos. Outras vezes, acompanhavam seus pais ao trabalho, realizando pequenas tarefas para auxiliá-los. E nos centros urbanos, estes alunos comumente realizam diferentes atividades, cuja renda auxilia nos ganhos da família.

IV. Nas regiões rurais, os horários, os períodos de colheita, de chuva e de seca marcam a vida cotidiana das pessoas. Isto, aliado ao calendário escolar que, somente quando em reunião com a participação de representante da comunidade, do fórum da EJA, professores, alunos e sindicatos, é elaborado para atender às necessidades da EJA.

V. Paulo Freire, em sua sabedoria, dizia que educar a favor dos pobres é educar para transformação da sociedade geradora da pobreza.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III – V.
  • B. I – II.
  • C. III – IV – V.
  • D. I – III – V.
  • E. I – II – III – IV – V.

A formação da teoria didática para investigar as ligações entre ensino e aprendizagem e suas leis ocorreu no século XVII, quando

  • A.

    João Amós Comênio (1592-1670) escreveu a primeira obra clássica sobre Didática, a Didáctica Magna, formulando a idéia da difusão dos conhecimentos a todos e criando princípios e regras do ensino.

  • B.

    Jean Jacques Rousseau (1712-1778) procurou interpretar as aspirações da burguesia em relação ao ensino e propôs uma concepção nova de ensino, baseada nas necessidades e interesses imediatos da criança.

  • C.

    Henrique Pestalozzi (1746-1827) pôs em prática as idéias de Rousseau, atribuindo grande importância ao ensino como meio de educação e desenvolvimento das capacidades humanas, como cultivo do sentimento, da mente e do caráter.

  • D.

    Johann Friedrich Herbart (1766-1841) desenvolveu uma análise do processo psicológico-didático de aquisição de conhecimentos, sob a direção do professor.

  • E.

    John Dewey (1859-1952) desenvolveu uma das mais destacadas correntes do movimento escolanovista, a Pedagogia Pragmática ou Progressivista.

A Didática tem como temas fundamentais: os objetivos sócio-políticos e pedagógicos da educação escolar, os conteúdos escolares, os princípios didáticos, os métodos de ensino e de aprendizagem, as formas organizativas do ensino, o uso e aplicação de técnicas e recursos, o controle e a avaliação. Assim, pode-se delimitar como objeto de estudo da Didática

  • A.

    as tarefas da instrução.

  • B.

    o processo de ensino.

  • C.

    a natureza do trabalho docente.

  • D.

    o currículo.

  • E.

    o planejamento.

A Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça é um documento orgânico que norteia a Educação Básica da Rede Municipal de Ensino e que fundamenta e ressignifica as práticas pedagógicas executadas nas unidades educacionais. Sobre este documento, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A análise linguística/semiótica não faz parte do documento como componente curricular para os Anos Iniciais, que abrange do 10 ao 50 ano do Ensino Fundamental.

    B) No componente curricular Língua Portuguesa para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, a oralidade figura como um dos elementos com a finalidade de trabalhar as interações discursivas, as estratégias de fala e escuta.

    C) O documento foi construído em uma perspectiva participativa e se insere na perspectiva vigotskiana.

    D) O documento é composto por eixos integradores, tópicos relativos à diversidade, inclusão e educação ambiental para sustentabilidade.

Sobre os conceitos e concepções sobre criança e infância, assinale a alternativa correta:

    A) Podemos afirmar que o termo criança é sinônimo de infância.

    B) A criança no Brasil sempre foi compreendida como sujeito de direito com ampla legislação e concessão de garantias por ser considerada vulnerável.

    C) Infância é um conceito estático que não mudou ao longo do tempo.

    D) O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) foi elaborado dois anos após a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e enfatiza a condição da criança e do adolescente como titulares de direitos.

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