Questões de Pedagogia

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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, exceto:

    A) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

    B) A educação básica organizada em pré-escola e ensino fundamental.

    C) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

    D) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

    E) Padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:

    A) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

    B) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

    C) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.

    D) Notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 25% (vinte e cinco por cento) do percentual permitido em lei.

    E) Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.

A LDB – Lei 9.394/96 no artigo 3º aponta os princípios nos quais o ensino será ministrado. Marque a alternativa que NÂO é princípio da Educação Nacional:

    A) Garantia de padrão de qualidade, prioritariamente, nas instituições de ensino privadas e filantrópicas.

    B) Vinculação entre a educação escolar, o trabalho e as práticas sociais

    C) Respeito à liberdade e apreço à tolerância.

    D) Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

    E) Consideração com a diversidade étnico-racial.

Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes – Educação como prática de dominação – e pedagogia do oprimido – Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical – o saber é fornecido de cima para baixo – e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.
( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.
( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.
( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.
( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.
Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, F, V, V, V

    B) V, V, F, V, V

    C) V, V, V, F, V

    D) V, V, V, V, V

    E) F, V, V, V, V

Em relação as tendências pedagógicas, relacione as colunas abaixo:
Coluna 1
1. Pedagogia Liberal Tradicional 2. Pedagogia Liberal Renovada Progressista 3. Pedagogia Liberal Renovada Não Diretiva 4. Pedagogia Liberal Tecnicista 5. Pedagogia Progressista Crítico-Social dos Conteúdos
Coluna 2
( ) Essa tendência subordina a Educação à sociedade. A partir dela, a escola modela o comportamento humano com técnicas específicas, que organizam o processo de aquisição de habilidades, atitudes e conhecimentos específicos, para que os indivíduos se integrem no sistema social global.
( ) Nessa tendência, a escola tem a função de preparar os alunos intelectual e moralmente para assumir sua posição na sociedade; seu compromisso é com a cultura, já que os problemas sociais pertencem à sociedade.
( ) A escola prepara os alunos para o mundo adulto e suas contradições, para que eles transformem essa realidade. A difusão dos conteúdos escolares é tarefa primordial da escola. Esses conteúdos devem ser “vivos”, concretos e indissociáveis da realidade humana e social.
( ) A escola centra-se na formação de atitudes e está mais preocupada com os problemas psicológicos dos alunos que com os pedagógicos ou sociais – tanto que os conteúdos escolares são considerados secundários.
( ) Nessa tendência, o papel da escola é adequar as necessidades individuais ao meio social, organizando-se de forma a retratar a vida. O conhecimento resulta da ação docente a partir dos interesses e necessidades dos alunos, valorizando mais os processos mentais e as habilidades cognitivas – isto é, as de conhecimento – que conteúdos organizados racionalmente.
Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 3, 4, 5, 2

    B) 4, 1, 5, 3, 2

    C) 5, 4, 3, 2, 1

    D) 4, 1, 3, 5, 2

    E) 4, 1, 2, 3, 5

A opção teórica da Proposta Curricular de Santa Catarina foi feita, desde o início, pela abordagem filosófica do materialismo histórico e dialético. Nesse sentido, toda a discussão e orientação teórica caminha na perspectiva do entendimento do conceito de homem, de ______, de ______ e de ______. Marque a alternativa que apresenta as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Estudo – Aprendizagem – Educação

    B) Sociedade – Educação – Formação

    C) Sociedade – Educação – Aprendizagem

    D) Estudo – Educação – Formação

    E) Sociedade – Estudo – Aprendizagem

O Plano Estadual de Contingência – Educação (PLANCON-EDU/COVID-19), tem por objetivos específicos, EXCETO:

    A) Identificar os cenários gerais de riscos dos estabelecimentos de ensino dos diversos graus de cada região/município (ameaças, nos territórios envolvidos, ameaças, vulnerabilidades e capacidades instaladas ou a instalar).

    B) Definir as dinâmicas e ações operacionais e elaborar os protocolos operacionais específicos, aplicáveis às diversas atividades escolares dos diversos níveis, cumprindo todas as recomendações oficiais.

    C) Estabelecer um Sistema de Comando Operacional que oriente, acompanhe, monitor e avalie as dinâmicas e ações definidas e sua aplicação em cada município/região e/ou escola, em especial, na retomada de atividades presenciais.

    D) Assegurar informação mensais de boletins e outros materiais sobre a pandemia, formas de contágio e formas de prevenção.

    E) Garantir uma eficiente comunicação interna (com regiões/municípios ou com escolas da região/município e seus alunos, professores e funcionários) e externa (com pais e população em geral).

Segundo os PCNs, um dos objetivos da Matemática é: “Construir o significado do número natural a partir de seus diferentes usos no contexto social, explorando situações-problema que envolvam contagens, medidas e códigos numéricos”. Referentes a esse objetivo, o documento lista conteúdos conceituais e procedimentais. São eles:
I. Reconhecimento de números no contexto diário. II. Utilização de diferentes estratégias para quantificar elementos de uma coleção: contagem, pareamento, estimativa e correspondência de agrupamentos. III. Utilização de diferentes estratégias para identificar números em situações que envolvem contagens e medidas. IV. Comparação de coleções pela quantidade de critérios pelo aspecto escrito dos números.
Estão CORRETOS os itens:

    A) Apenas os itens I, II e IV

    B) Apenas os itens I, II e III

    C) Apenas os itens II, III e IV

    D) Apenas os itens I, III e IV

    E) Todos os itens estão corretos.

De acordo com a BNCC, a Matemática não se restringe apenas à quantificação de fenômenos determinísticos, e das técnicas de cálculo com os números e com as grandezas, pois também estuda:

    A) A incerteza proveniente de fenômenos de caráter aleatório.

    B) Sistemas concretos, que organizam e interrelacionam fenômenos do espaço, do movimento, das formas e dos números, associados ou não a fenômenos do mundo físico.

    C) O papel heurístico das experimentações na aprendizagem da Matemática, visto que não é de fundamental importância.

    D) Demonstrações opostas sobre os sistemas de axiomas e postulados.

    E) A capacidade de identificar oportunidades de utilização da matemática para resolver problemas, de forma lógica e mecânica, sem estabelecer relação com os demais campos de aprendizagem.

O PCN traz como objetivos da Matemática no ensino fundamental, levar o aluno a, EXCETO:

    A) Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo à sua volta e perceber o caráter de jogo intelectual, característico da Matemática, como aspecto que estimula o interesse, a curiosidade, o espírito de investigação e o desenvolvimento da capacidade para resolver problemas.

    B) Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento e estabelecer o maior número possível de relações entre eles, utilizando para isso o conhecimento matemático (aritmético, geométrico, métrico, algébrico, estatístico, combinatório, probabilístico).

    C) Selecionar, organizar e produzir informações relevantes, para interpretá-las e avaliá-las criticamente.

    D) Resolver situações-problema, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como dedução, indução, intuição, analogia, estimativa, e utilizando conceitos e procedimentos matemáticos, bem como instrumentos tecnológicos disponíveis.

    E) Reconhecer que não há conexões entre temas matemáticos de diferentes campos e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares.

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