Questões de Pedagogia

Lista completa de Questões de Pedagogia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em relação a avaliação, o PCN diz que quanto à compreensão escrita, o aluno deverá ser capaz de, EXCETO:

    A) Demonstrar compreensão geral de tipos de textos variados, apoiado em elementos icônicos (gravuras, tabelas, fotografias, desenhos) e/ou em palavras cognatas.

    B) Selecionar informações específicas do texto.

    C) Demonstrar conhecimento da organização textual por meio do reconhecimento de como a informação é apresentada no texto e dos conectores articuladores do discurso e de sua função enquanto tais.

    D) Demonstrar consciência de que a leitura é um processo linear que exige o entendimento de cada palavra.

    E) Demonstrar consciência crítica em relação aos objetivos do texto, em relação ao modo como escritores e leitores estão posicionados no mundo social.

Segundo o PCN, as atividades de leitura devem trabalhar com conteúdos que contemplem três tipos de conhecimentos, são eles:

    A) Conhecimento de mundo, conhecimento de organização textual e conhecimento sistêmico.

    B) Conhecimento de mundo, conhecimento literário e conhecimento sistêmico.

    C) Conhecimento literário, conhecimento sistêmico e conhecimento fonético.

    D) Conhecimento de mundo, conhecimento léxico – conhecimento sistêmico.

    E) Conhecimento de mundo, conhecimento léxico e conhecimento fonético.

O artigo 26, inciso 3º da LDB diz que: “A educação física, integrada à _____ da escola, é componente curricular _______ da educação básica...” Marque a alternativa com as palavras que completam CORRETAMENTE as lacunas:

    A) Organização curricular –facultativo.

    B) Atividade – obrigatório.

    C) Proposta pedagógica – obrigatório

    D) Rotina – obrigatório

    E) Proposta pedagógica – facultativo.

Em relação ao questionamento do que ensinar, o principal instrumento que os Parâmetros Curriculares Nacionais trazem nesta direção é a abordagem dos conteúdos escolares em:

    A) Conteúdos conceituais e atitudinais.

    B) Conteúdos atitudinais e procedimentais.

    C) Conteúdos integrantes, conceituais e atitudinais.

    D) Conteúdos conceituais e integrantes.

    E) Conteúdos atitudinais, conceituais e procedimentais.

Estudar Geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que se vive, na medida em que esse componente curricular aborda as ações humanas construídas nas distintas sociedades existentes nas diversas regiões do planeta. Com base nas aprendizagens em Geografia, os alunos precisam ser estimulados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico. Em relação ao raciocínio geográfico analise as assertivas abaixo e marque V para verdadeiro ou F para falso: ( ) Uma maneira de exercitar o pensamento espacial, aplica determinados princípios para compreender aspectos fundamentais da realidade: a localização e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre, o ordenamento territorial, as conexões existentes entre componentes físico-naturais e as ações antrópicas. ( ) Extensão: espaço finito e contínuo delimitado pela ocorrência do fenômeno geográfico. ( ) O conceito de espaço é separável do conceito de tempo e ambos precisam ser pensados separadamente como um processo. ( ) Conexão: Um fenômeno geográfico nunca acontece isoladamente, mas sempre em interação com outros fenômenos próximos ou distantes. Assinale a sequência CORRETA:

    A) V, F, V, F

    B) V, V, F, V

    C) V, F, F, V

    D) F, F, V, V

    E) V, V, V, F

Os conceitos que são a base estrutural da Geografia no âmbito das Ciências Humanas são, EXCETO:

    A) Paisagem

    B) Lugar

    C) Espaço e Tempo

    D) Território

    E) Trabalho, memória e cultura

Dentre os conteúdos geográficos valorizados nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia está a cartografia. Com relação à importância da cartografia no ensino de Geografia, analise os itens abaixo: I. Por intermédio dessa linguagem é possível sintetizar informações, expressar conhecimentos, estudar situações, entre outras coisas — sempre envolvendo a ideia da produção do espaço: sua organização e distribuição. II. A cartografia é um importante conteúdo do ensino por ser uma ilustração de fenômenos exclusivamente geográficos. III. A cartografia é um importante conteúdo do ensino porque permite a leitura de fenômenos geográficos pela sua localização. Assinale a alternativa CORRETA:

    A) Apenas o item I está correto.

    B) Apenas o item III está correto.

    C) Apenas os itens I e II estão corretos.

    D) Apenas os itens I e III estão corretos.

    E) Todos os itens estão corretos.

Ao final do segundo ciclo, os alunos devem ter avaliadas suas conquistas numa perspectiva de continuidade aos seus estudos. A avaliação deve ser planejada, assim, relativamente aos conhecimentos que serão recontextualizados e utilizados em estudos posteriores. Para isso é necessário estabelecer alguns critérios. Marque a alternativa INCORRETA:

    A) Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.

    B) Reconhecer a igualdade entre os modos de vida das cidades e do campo.

    C) Reconhecer o papel das tecnologias, da informação, da comunicação e dos transportes na configuração de paisagens urbanas e rurais e na estruturação da vida em sociedade.

    D) Estabelecer algumas relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

    E) Observar, descrever, explicar, comparar e representar paisagens urbanas e rurais

De acordo com a BNCC, um dos importantes objetivos de História no Ensino Fundamental é estimular a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que:

    A) Os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem.

    B) A sociedade é manipulada pelos governantes.

    C) Os indivíduos agem de acordo com a história da região.

    D) A sociedade age em conjunto.

    E) Há uma grande uniformidade de sujeitos e histórias.

De acordo com os PCNs, as diversas concepções de tempo são produtos culturais que só são compreendidas, em todas as suas complexidades, ao longo de uma variedade de estudos e acesso a conhecimentos pelos alunos durante sua escolaridade. O tempo é um dos conceitos mais complexos de entendimento, existe uma série de abrangências que são consideradas, relacionadas às possibilidades de contornos que assume. O tempo pode abarcar concepções múltiplas. Relacione as colunas: Coluna 1 1. Tempo Cronológico 2. Tempo da Duração 3. Ritmos de Tempo Coluna 2 ( ) No estudo da História, considera-se que o que existiu teve um lugar e um momento. ( ) No estudo da História, considera-se, ainda, a dimensão do tempo que predomina como ritmo de organização da vida coletiva, ordenando e sequenciando, cotidianamente, as ações individuais e sociais. ( ) No estudo da História considera-se, também, a dimensão do tempo como duração, a partir da identificação de mudanças e de permanências no modo de vida das sociedades. ( ) Utilizam-se, então, calendários, para possibilitar que diferentes pessoas possam compartilhar de uma mesma referência de localização dos acontecimentos no tempo. Assinale a sequência CORRETA:

    A) 1, 2, 3, 1

    B) 1, 3, 2, 1

    C) 2, 3, 1, 2

    D) 3, 2, 1, 3

    E) 2, 1, 3, 1

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...