Questões de Pedagogia do ano 0000

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Leia com atenção a proposição e assinale (V) para as afirmativas VERDADEIRAS e (F) par as FALSAS.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. V – V – V – F – F – F.
  • B. V – V – F – F – F – V.
  • C. F – F – V – V – V – F.
  • D. F – V – F – V – F – V.
  • E. F – V – V – V – V – F.

Analise a charge a seguir.

Ela apresenta o(a)(as)

  • A. aprendizagem online do professor.
  • B. conflito de gerações na aprendizagem.
  • C. nova sala de aula do aluno.
  • D. práticas em EAD pelo professor.
  • E. uma forma atual de ensinar e aprender.

Por letramento digital compreende-se a capacidade que tem o indivíduo de responder adequadamente às demandas sociais que envolvem a utilização dos recursos tecnológicos e da escrita no meio digital. A sala de aula, espaço coletivo de conhecimento, interação e troca de informações, vive hoje uma boa fase com a chegada de recursos tecnológicos que vão muito além do laboratório de informática ou sala de vídeo. São habilidades desenvolvidas no letramento digital.

I. Comunicação eficiente, segurança digital, colaboração.

II. Marcadores Sociais, Blogs, Vídeos Conferencias.

III. Wikis, comunidades online, microblogging.

IV. Compreensão e inserção cultural e digital, criatividade, curadoria.

V. Habilidades funcionais, raciocínio crítico e avaliação.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. II – IV – V.
  • B. III – IV – V.
  • C. I – II – III.
  • D. I – IV – V.
  • E. II – III – V.

É importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou, ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de autoavaliação pelo aluno. No entanto, para que o ato de jogar na sala de aula se caracterize como uma metodologia que favoreça a aprendizagem, o papel do professor é essencial. Sem a intencionalidade pedagógica do professor, corre-se o risco de se utilizar o jogo sem explorar seus aspectos educativos, perdendo grande parte de sua potencialidade. Trabalhado de forma adequada, além dos conceitos, o jogo possibilita aos alunos

I. uma disputa semelhante aos jogos eletrônicos, eficaz no desenvolvimento do raciocínio.

II. classificar os níveis de dificuldades apresentados nos jogos de acordo com a faixa etária.

III. desenvolver a capacidade de organização, análise, reflexão e argumentação.

IV. uma série de atitudes como aprender a ganhar e a lidar com o perder, aprender a trabalhar em equipe, respeitar regras entre outras.

V. um momento de socialização das impressões e de reflexão sobre o que se aprendeu.

Marque a opção que apresenta as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – II – III.
  • B. III – IV – V.
  • C. I – IV – V.
  • D. II – III – IV.
  • E. I – II – IV.

Sobre a atuação dos professores reflexivos, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) Compreende que sua ação pedagógica é uma prática intencionada que combine experiência e reflexão.

( ) Na ação em sala de aula, compreende o constante movimento da realidade.

( ) Reconhece que a prática é um processo interligado de conhecimento e análise da realidade escolar em suas condições concretas de busca de atividades para a solução de problemas e de tomada de decisões.

( ) Entende que a reflexão na ação e sobre, ela se constitui um momento de autocrítica, permitindo ao professor desfazer, refazer e ampliar sua possibilidade de realização, desenvolvida no movimento dialético da ação pedagógica.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  • A. F – V – V – F.
  • B. F– F – V – F.
  • C. V – V – V – V.
  • D. V – F – F – V.
  • E. F – F – V – V.

Leia e reflita sobre o texto a seguir.

Avaliação precisa ser espelho e lâmpada, não apenas espelho. Precisa não apenas refletir a realidade, mas iluminá-la, criando enfoques, perspectivas, mostrando relações, atribuindo significados. (H.M. Abrams, citado por Divo Ristof, 1995).

Com base no texto, podemos dizer que a prática de avaliação da aprendizagem

I. possibilita diagnosticar as dificuldades no processo de aprendizagem.

II. propicia, independente dos instrumentos que o professor utiliza, a adequada caracterização dos resultados da aprendizagem alcançada pelos seus alunos.

III. conduz a tomada de decisões dos caminhos necessários para a retomada das aprendizagens em curso.

IV. implica estar disponível para acolher os educandos no estado em que estejam, para, a partir daí, poder auxiliá-los em sua trajetória escolar.

Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.

  • A. I – IV.
  • B. III – IV.
  • C. I – III – IV.
  • D. II – III.
  • E. I – II – III.

Se o aluno é considerado um receptor passivo dos conteúdos que o docente sistematiza, suas falhas, seus argumentos incompletos e inconsistentes não são considerados, senão como algo indesejável e digno de um dado de reprovação. Esta é uma postura docente. Se, contrariamente, introduzimos a problemática do erro numa perspectiva dialógica e construtivista, então o erro é fecundo e positivo, um elemento fundamental à produção de conhecimento pelo ser humano. A opção epistemológica está em corrigir ou refletir sobre a tarefa do aluno. Corrigir para ver se aprendeu, reflete um novo paradigma da avaliação. Refletir a respeito da produção de conhecimento do aluno para encaminhá-lo à superação, ao enriquecimento do saber significa:

  • A. desenvolver uma ação avaliativa mediadora.
  • B. abolir a reprovação dos alunos em massa.
  • C. avaliar o aluno a partir da sua história de vida.
  • D. notar que existem diferentes ritmos de aprendizagem.
  • E. permitir a política da aprovação automática.

O Método Montessori parte do concreto rumo ao abstrato. Para tornar esse processo o mais rico possível, a educadora italiana desenvolveu materiais didáticos que constituem um dos aspectos mais conhecidos de seu trabalho. São objetos simples, mas muito atraentes, e projetados para provocar o raciocínio. Há materiais pensados para auxiliar todo tipo de aprendizado, do sistema decimal à estrutura da linguagem.

Esse material tem, ainda, o caráter peculiar de ser:

  • A. divertido.
  • B. autocorretor.
  • C. durável.
  • D. desafiador.
  • E. reciclável.

O modelo para análise empírica da interatividade de Coll e colaboradores apoia-se em duas decisões. A primeira refere-se à(s):

  • A. delimitação de objetivos gerais e específicos.
  • B. definição de itens na ementa do programa.
  • C. sequências didáticas.
  • D. bibliografia complementar definida a posteriori.
  • E. conexões midiáticas.

A análise da interatividade permite identificar e descrever dois grandes mecanismos de influência educacional que operam nos processos de ensino e aprendizagem na sala de aula. O primeiro se refere à construção progressiva de sistemas compartilhados. O segundo está relacionado à:

  • A. avaliação deste sistema no final do período letivo.
  • B. utilização da Teoria de Resposta ao Item-TRI para avaliar o aluno.
  • C. elaboração de provas em cada término de aula.
  • D. manutenção da regência de classe de forma coerente.
  • E. transferência progressiva do controle do professor para os alunos.
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