Questões de Pedagogia do ano 0000

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De acordo com Colomina, Onrubia e Rochera, a interatividade, nas atuações do professor e dos alunos em uma situação concreta de ensino e aprendizagem, ressalta:

  • A. a articulação e a inter-relação.
  • B. o poder de decisão no meio escolar.
  • C. a característica emocional do professor.
  • D. o tipo de educação familiar do aluno.
  • E. a emotividade e cognição dos interlocutores.

Em relação à estrutura de participação (padrão dominante das atuações) proposta por Colomina, Onrubia e Rochera nos segmentos de interatividade, estruturas de participação e mensagens de uma sequência didática:

I O professor explica a informação nova no quadro-negro / Os alunos seguem a explicação e tomam nota.

II Os alunos fazem individualmente exercícios do livro-texto selecionados pelo professor / O professor passeia pela sala e oferece ajuda espontaneamente ou a pedido dos alunos.

III O professor designa um aluno para ir ao quadro-negro / O aluno vai e escreve a resposta do exercício / O professor avalia a resposta do aluno / Os outros alunos acompanham e copiam a resposta correta.

IV O professor faz perguntas a alunos individuais ou ao conjunto da turma / Os alunos respondem por designação do professor ou espontaneamente / O professor avalia as respostas dos alunos e anota as respostas corretas no quadro em forma de lista de “conteúdos essenciais” do tema / Os alunos copiam a lista elaborada pelo professor.

Estão corretos os itens:

  • A. I e II somente.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II e IV somente.
  • D. I, II e III somente.
  • E. II, III e IV somente.

Conforme mostram Colomina, Onrubia e Rochera, entre as pesquisas processo-produto sobre os comportamentos que definiriam o professor competente, está o trabalho de Rosenshine e Stevens. Estes autores concluem que o estilo educacional que se mostra mais eficaz em relação ao rendimento dos alunos é o ensino:

  • A. montessoriano.
  • B. direto.
  • C. dialético.
  • D. operativo.
  • E. dialógico.

Segundo Rodrigo e Correa, a moderna teoria dos modelos mentais postula que para mudar as concepções “na mente” é preciso:

  • A. conhecer, com profundidade, os esquemas corporais.
  • B. intervir no cenário situacional em que estas se constroem.
  • C. acreditar na visão dualista proposta por Stuart Mills.
  • D. compreender a relação entre corpo, mente e alma proposta no platonismo.
  • E. mudar, também, as concepções epistemológicas baseadas no primado do objeto.

Segundo Grasser, Millis e Zwaan, conforme descrevem Rodrigo e Correa, a representação situacional é aquela que fornece dados sobre os estados mentais dos personagens ou suas mudanças de perspectiva, imprescindíveis para avaliar:

  • A. a educação básica de acordo com os pressupostos de Paulo Freire.
  • B. o processamento da comunicação eficaz entre emissor e receptor.
  • C. a coerência das reações emocionais do personagem.
  • D. a qualidade diagnóstica em relação aos processos mentais básicos.
  • E. o sistema de ensino aprendizagem no ambiente escolar.

Segundo Rodrigo e Correa, a representação esquemática é estática e fixa, enquanto a do modelo mental é dinâmica e:

  • A. encorpada.
  • B. procedimental.
  • C. flexível.
  • D. incremental.
  • E. acessível.

A definição de modelo mental, de acordo com Rodrigo e Correa, é uma representação episódica que, além de pessoas, inclui:

  • A. objetos – acontecimentos.
  • B. objetos – animais.
  • C. periodicidade – movimento.
  • D. periodicidade – acontecimentos.
  • E. objetos – movimento.

As estruturas complexas de dados que representam os conceitos genéricos armazenados na memória são denominadas:

  • A. reminiscências.
  • B. esquemas.
  • C. sinapses.
  • D. tópicas.
  • E. analógicas.

A classificação das tarefas acadêmicas se compõe de quatro grandes tipos de tarefas, segundo Coll e Solé. São consideradas nesta classificação as tarefas:

  • A. de memorização – de leitura – de compreensão – de opinião.
  • B. de leitura – procedimentais – de compreensão – de opinião.
  • C. de memorização – procedimentais – de leitura – de opinião.
  • D. de memorização – procedimentais – de compreensão – de leitura.
  • E. de memorização – procedimentais – de compreensão – de opinião.

Para Freinet, a atividade é o que orienta a prática escolar, e o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo, capaz de dominar e transformar o meio e emancipar quem o exerce. Um dos deveres do professor, segundo o autor, é criar uma atmosfera laboriosa na escola, de modo a estimular as crianças a fazer experiências, procurar respostas para suas necessidades e inquietações, ajudando e sendo ajudadas por seus colegas e buscando no professor alguém que organize as tarefas.

Freinet apresentou um confronto entre a escola tradicional e a escola proposta por ele, em que:

  • A. a técnica sobrepujava os conteúdos curriculares.
  • B. a ação política era essencial, como filosofia de educação.
  • C. o mundo midiático era fundamental, como meio de aprender.
  • D. o trabalho tinha posição central, como metodologia.
  • E. o desenvolvimento afetivo era visto como desnecessário.
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