Questões de Pedagogia do ano 2016

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Com relação à interdisciplinaridade, julgue os itens que se seguem.

I A interdisciplinaridade é o elo entre os profissionais do ensino como forma de reciprocidade, de reflexão mútua e em substituição à concepção fragmentária do conhecimento.

II O professor, na perspectiva interdisciplinar, necessita desenvolver uma ação permeada de criticidade e reflexão perante o aluno, o conhecimento, a realidade e o outro.

III A interdisciplinaridade exige um pensamento lógico, formal e linear.

IV A prática da interdisciplinaridade está inteiramente relacionada à pesquisa.

V O professor, na perspectiva da interdisciplinaridade, não é um mero repassador de conhecimentos, mas é reconstrutor juntamente com seus alunos.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1.
  • B. 2.
  • C. 3.
  • D. 4.
  • E. 5.

Acerca de plano de ensino, assinale a alternativa correta.

  • A. O Conselho Nacional de Educação escolhe os conteúdos de cada disciplina e explicita, por meio de resoluções e pareceres, como eles devem ser divididos.
  • B. Cabe à escola e ao corpo docente elaborar uma proposta de trabalho e eleger os conteúdos específicos para cada uma das disciplinas.
  • C. Os PCN determinam quais conteúdos devem ser ministrados em cada série/ano da educação básica.
  • D. Cada professor, independentemente da escola e da legislação vigente, deve escolher quais conteúdos devem ser ministrados na disciplina que está sob sua responsabilidade.
  • E. Os conteúdos são delimitados pelos livros didáticos adotados pela escola e, por isso, independem da vontade do professor.

A avaliação da aprendizagem escolar adquire seu sentido na medida em que se articula com um projeto pedagógico e com seu consequente planejamento de ensino. Acerca da avaliação na perspectiva da construção do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. No PPP, devem estar descritas todas as formas de avaliação utilizadas pelos professores em sala de aula.
  • B. A avaliação da aprendizagem é um processo diferente da avaliação do PPP, por isso não existe articulação entre as duas formas de avaliar.
  • C. A avaliação da aprendizagem visa à verificação do conhecimento adquirido pelo estudante durante o processo de ensino e aprendizagem.
  • D. Um dos princípios do PPP é a melhoria da qualidade do ensino, sendo que a avaliação da aprendizagem deve ser um dos instrumentos utilizados para identificar caminhos para que isso ocorra.
  • E. Uma das tarefas do professor é conhecer o PPP para que possa direcionar suas ações pedagógicas, o que não interfere na forma de avaliar seus alunos.

Os métodos de ensino são as ações por meio das quais os professores organizam as atividades de ensino com o intuito de atingir objetivos. Considerando essa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. Os métodos de ensino adotados em sala de aula independem dos objetivos gerais propostos pelo Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola.
  • B. O método de ensino deve corresponder à necessária unidade: objetivos; conteúdos; métodos; e formas de organização do ensino.
  • C. Os métodos de ensino independem dos conteúdos e das disciplinas, por isso todos os métodos podem ser utilizados em qualquer conteúdo.
  • D. A escolha do método a ser utilizado para o ensino de um determinado conteúdo independe da idade e do nível de desenvolvimento dos alunos.
  • E. No PPP da escola, já estão definidos todos os métodos e todas as ações que o professor adotará em sala de aula.

O ensino médio é orientado por princípios e finalidades que preveem, EXCETO:

  • A. A compreensão dos fundamentos científicos e tecnológicos presentes na sociedade contemporânea, relacionando a teoria com a prática.
  • B. A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos desde a educação infantil, possibilitando o prosseguimento de estudos.
  • C. O desenvolvimento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e estética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
  • D. A preparação básica para a cidadania e o trabalho, tomado este como princípio educativo, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de enfrentar novas condições de ocupação e aperfeiçoamento posteriores.

O Conselho Escolar democrático e participativo possui algumas características, entre elas, EXCETO:

  • A. Está articulado à possibilidade de se gerar uma gestão democrática.
  • B. É espaço público, de inclusão, de igualdade política, de heterogeneidade.
  • C. Favorece a construção das relações hierarquizadas de poder e dominação.
  • D. Cria laços identitários com os diferentes membros da comunidade escolar.

“A construção da autonomia, pela escola, requer a superação de um grande número de dificuldades, tanto de caráter burocrático quanto pedagógico.” Acerca do exposto, é INCORRETO afirmar que são dificuldades que resultam em limitações, tais como

  • A. o autoritarismo que impregnou nossa prática educacional.
  • B. a própria estrutura de nosso sistema educacional que é horizontal.
  • C. a mentalidade que atribui aos técnicos e apenas a eles, a capacidade de planejar, governar.
  • D. tipo de liderança que tradicionalmente domina nossa atividade política no campo educacional.

Frequentemente, as discussões sobre o fracasso escolar referem-se ao erro do aprendiz, às suas causas e à sua natureza. Inverter a perspectiva, e pensar no erro como sinônimo de inadequação da instituição escolar é também uma necessidade, é talvez a questão crucial. Diante disso, é possível supor que a escola erre de três maneiras diferentes por:

I. desconhecimento das características as várias fases do desenvolvimento humano.

II. adotar as diretrizes curriculares que constam do projeto pedagógico da escola.

III. considerar ideias do segmento cultural que contextua os aprendizes concretos.

IV. levar em conta as histórias de vida próprias de cada um.

V. exigências de conteúdo das provas nacionais aplicadas em larga escala.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. III, IV e V.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e V.
  • E. I, IV e V.

A democratização, no âmbito da escola, não será alcançada sem que cada escola organize o seu próprio projeto educativo (...) nada impede que cada escola se organize em termos do modo como compreende a tarefa educativa em face das dificuldades específicas que enfrenta...

Nessa compreensão,

  • A. o acesso e a qualidade da educação resultam da participação e da possibilidade de democracia nos mecanismos de gestão educacional.
  • B. a escola pública é uma oportunidade que o Estado oferece à população garantindo ao indivíduo ingressar na vida produtiva do país.
  • C. o projeto político pedagógico voltado a uma educação de qualidade deve ser elaborado pela equipe gestora da escola, pois é formada por especialistas do ensino.
  • D. o projeto educativo da escola precisa estar organizado para atender os alunos que têm capacidade de adquirir conhecimento.
  • E. a qualidade da educação depende da capacidade dos professores elaborarem um projeto pedagógico detalhado no qual se privilegiem o mérito e a dedicação dos alunos.

Analise a seguinte situação hipotética: “ao iniciar o ano escolar, os docentes da escola X foram convocados para uma reunião para início dos trabalhos letivos. A maioria dos docentes eram novatos na instituição e no sistema. Assim foram informados acerca das incumbências do estabelecimento e dos docentes de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.” Relacione adequadamente as funções a seguir, considerando (1) para Estabelecimentos e (2) para Docentes.

( ) Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas.

( ) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

( ) Estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento

. ( ) Colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

( ) Elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino.

( ) Notificar ao Conselho Tutelar do Município, ao juiz competente da Comarca e ao respectivo representante do Ministério Público a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de cinquenta por cento do percentual permitido em lei.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 2, 2, 2, 1.
  • B. 1, 2, 2, 2, 2, 1.
  • C. 2, 2, 1, 1, 2, 2.
  • D. 1, 1, 2, 1, 2, 2.
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