Questões de Pedagogia do ano 2016

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Considerando o exposto, a escola deve ser, EXCETO:

  • A. Pluralista, porque admite e respeita correntes de pensamento divergentes.
  • B. Humanista, por identificar o sujeito histórico como foco do processo educativo.
  • C. Consciente de seu papel político como instrumento para a emancipação e desalienação dos trabalhadores, condição para a transformação social.
  • D. Condutora de seus alunos a adaptarem-se ao contexto cultural vigente, tido como referência do modelo, sem contudo incentivar à colaboração entre pares e à democracia nas tomadas de decisões.

O Núcleo Docente Estruturante (NDE) de um curso de graduação constitui-se como um grupo de professores com atribuições acadêmicas sobre o projeto pedagógico do curso. Acerca do NDE, assinale a alternativa correta.

  • A. O NDE é o colegiado de curso que toma decisões e as encaminha ao conselho superior para apreciação e aprovação.
  • B. Uma das atribuições do NDE é zelar pelo cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação.
  • C. O NDE tem o mesmo poder de decisão que o conselho superior de uma instituição pública de ensino superior.
  • D. Cabe ao NDE organizar a gestão acadêmica da instituição de ensino superior, estabelecendo objetivos e planejando e alocando recursos.
  • E. O NDE é composto pela totalidade dos professores do curso que representa.

Para Perrenoud, as competências são utilizadas para enfrentar um conjunto de situações complexas, o que implica, também, em uma capacidade de adequação dos saberes. Com relação a esse conceito, é correto afirmar que

  • A. o termo competência é antônimo do termo capacidade.
  • B. competências são capacidades que se apoiam em conhecimentos.
  • C. a competência independe de atitudes e ações.
  • D. o termo competência é sinônimo do termo habilidade.
  • E. as competências não se relacionam com as atualizações de saberes.

O trabalho coletivo na escola deve estar voltado para a construção de um perfil de cidadão, na ótica da educação escolar, que interaja com o processo educativo que ocorre na sociedade como um todo. A respeito da interação grupal no processo do planejamento, assinale a alternativa correta.

  • A. Trabalhar coletivamente é algo a ser conquistado a médio e a longo prazos, exigindo disponibilidade de cada uma das pessoas envolvidas no processo.
  • B. O trabalho coletivo está voltado para ações conjuntas que independem da compreensão da problemática da escola.
  • C. O processo de planejamento não interfere no trabalho em equipe, uma vez que cada pessoa tem seus interesses particulares e estes devem estar acima dos interesses comunitários.
  • D. Para se engajar em um trabalho coletivo em educação, basta compreender os objetivos finais da proposta pedagógica da escola.
  • E. O processo de constituição de equipes será dispensável quando a proposta pedagógica da escola for bem feita e fácil de ser executada.

Acerca da pesquisa participante, assinale a alternativa correta.

  • A. Prega a neutralidade do pesquisador.
  • B. Rejeita a perspectiva neopositivista.
  • C. É cientificista.
  • D. Tem uma postura espontaneísta.
  • E. Nega a relação dialética entre teoria e realidade.

Uma forma de exercitar a gestão democrática é a participação dos diversos segmentos escolares e comunitários no planejamento, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola. Como um instrumento de intervenção na prática educacional que se realiza na escola, o PPP da escola configura-se como uma forma de planejamento. Nesse sentido, analise os seguintes aspectos que delineiam esta reflexão:

I. O planejamento hoje em dia é frequentemente visto de forma negativa, com certo descrédito, pois foram tão divulgados nos últimos trinta anos que, na prática, nos deixaram como legado uma sociedade onde, cada vez mais, cresce a parcela da população marginalizada das conquistas políticas, culturais e econômicas, e cuja educação, saúde, alimentação, transporte e segurança lhes são negados. Nesse sentido, os direitos são “acenados”, mas não são concedidos.

II. O planejamento tem sido historicamente apresentado como um instrumento de administração tecnicamente “neutro”, cuja utilização independe da postura, escolhas e ideologias de seus idealizadores. Ele tem sido historicamente, um instrumento que retrata a concepção dominante do mundo e da sociedade. Com isso, está a serviço e endereça suas ações para um determinado grupo ou setor da sociedade. Sendo o planejamento uma ação de intervenção voluntária, na realidade, ele se configura como um instrumento político e não há neutralidade em política, portanto, apesar do planejamento ser apresentado como um instrumento “neutro”, ele de fato não é.

III. O planejamento, como ação administrativa, tem sido elaborado de forma isolada das políticas e da gestão do processo educativo. Verificamos que o planejamento é uma ação contínua e flexível que, também no processo educativo, retrata políticas e delineia a gestão, num constante redimensionamento de caminhos e busca do alcance dos objetivos. É o planejamento que estabelece a finalidade, a missão de uma dada ação e, com isso, instrumentaliza o processo de gestão, delimitando a forma e o espaço de intervenção.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

A gestão democrática é um princípio consagrado pela CF e abrange as dimensões pedagógica, administrativa e financeira do PPP da escola. Nesse sentido, é correto afirmar que o(a)

  • A. busca pela gestão democrática exclui a participação dos representantes dos diferentes segmentos da escola nas decisões administrativo-pedagógicas.
  • B. gestão democrática, no interior da escola, é um princípio fácil de ser consolidado na construção do projeto político-pedagógico e na sua gestão.
  • C. conselho escolar será escolhido pelos gestores da escola e deverá aprovar as decisões de acordo com eles para que ocorra a gestão democrática.
  • D. comunidade escolar é formada pelos gestores e professores e as decisões democráticas devem ocorrer apenas entre esses dois grupos.
  • E. gestão democrática implica principalmente o repensar da estrutura de poder da escola, tendo em vista sua socialização.

Sobre o desenvolvimento da escrita, analise as afirmativas a seguir.

I. É através da linguagem falada que a escrita vai desenvolver. No brincar a criança cria situações, por isso é importante o estímulo da criança para o desenho.

II. Cabe à pedagogia desenvolver atividades que proporcione o desenvolvimento da escrita, com práticas pedagógicas em que o mediador deverá provocar experiências para as crianças com o ambiente rico e vivo, para que possam trabalhar com o imaginário.

III. Antes de entrar na escola a criança já traz consigo as habilidades da escrita e essa escrita é instrumentada.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Sobre a infância, analise as afirmativas.

I. As crianças que frequentam a educação infantil estão em constante processo de socialização; essa interação constante e diária, as situações de aprendizagens vividas na escola, o conhecimento de mundo e do que nos cerca é fundamental para o desenvolvimento infantil.

II. Hoje, a concepção que se tem sobre a infância perpassa somente dois eixos: cuidar e educar, visando o desenvolvimento integral da criança.

III. Um olhar sobre a infância abrange considerar a importância dessa etapa para o desenvolvimento parcial da criança, suas possibilidades, aprendizagens e interações.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas.

I. “A criança se desenvolve e se socializa em diferentes espaços.”

PORTANTO

II. “Desenvolvimento e socialização definem o papel da educação infantil.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.
  • D. As duas afirmativas são verdadeiras, mas não estabelecem relação entre si.
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