Questões de Pedagogia do ano 2016

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Analise as afirmativas correlatas.

I. “Por tradição, o processo de ensino e aprendizagem na escola tem sido organizado em séries, mas essa organização tem sido criticada.”

PORQUE

II. “Se fundamenta na ideia de que os tempos e espaços de aprendizagem devem ser diferentes para todos, e isso considera as diferenças no ritmo de aprendizagem dos alunos de uma mesma turma.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A primeira afirmativa é falsa e a segunda, verdadeira.
  • D. A segunda afirmativa é uma justificativa correta da primeira.

O ato de “exercitar inferências sobre o texto” pressupõe desenvolver atividades pedagógicas que permitam ao leitor-aluno

  • A. destacar o que é do seu interesse no texto.
  • B. localizar informações explícitas no texto.
  • C. aprender informações implícitas no texto.
  • D. produzir novo texto com base no texto lido.
  • E. ler em voz alta o texto de leitura.

O aluno do ensino noturno, por estar de alguma forma inserido no mundo do trabalho, ter seu tempo quase todo dedicado à luta pela sobrevivência, por ser responsável por si e, muitas vezes, por uma família, traz para a sala de aula uma concepção de vida, valores incorporados e necessidades concretas ligadas ao seu cotidiano e às suas expectativas de vida (...). Ao chegar, à noite, à escola se defronta, muitas vezes, com uma rotina que não valoriza, e, portanto, não aproveita os elementos que aprendem no decorrer do seu cotidiano de trabalho.

Considerando este contexto, constata-se a

  • A. preocupação do aluno do ensino noturno em relação à obtenção de um certificado para apresentar em seu emprego.
  • B. distância entre a perspectiva e a necessidade de estudo para o aluno do ensino noturno e o ensino que a escola proporciona.
  • C. necessidade de conhecimentos mais práticos e menos teóricos na organização curricular do ensino voltado ao aluno trabalhador.
  • D. organização do ensino noturno por faixas de idade e a redução de carga horária para a permanência do aluno na escola.
  • E. importância da aquisição de conhecimentos específicos voltados a seu mundo do trabalho.

No muro de uma escola que dava para a rua, havia um pedaço que estava com marcas de terra. Ao indagarmos sobre o porquê daquilo, os alunos informaram de que aquele era o lugar por onde eles pulavam, nos finais de semana, para jogar futebol na quadra. Este era um fato conhecido por todos, mas a proibição de entrar na escola era mantida e sistematicamente transgredida (...) era proibido, mas nada acontecia se houvesse transgressão. Isso significava que os alunos, ao pularem o muro, poderiam correr um remoto risco de punição, caso se fizesse valer a proibição, ou nada aconteceria pela vigência da política de fechar os olhos.

Diante disso, é correto afirmar que o que se aprende na escola

  • A. ajuda a sobreviver na lógica social, ou seja, às vezes têm-se que fazer de conta que não se percebe a realidade dos fatos.
  • B. não foram suficientes para corrigir as práticas indisciplinares dos alunos transgressores.
  • C. é indispensável para que se mantenha a meta de qualidade prevista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
  • D. favorece a construção do pensamento crítico dos estudantes, promovendo um diálogo aberto e verdadeiro entre educadores e educandos.
  • E. não se reduz a conteúdos programáticos, e que atitudes, valores, sentimentos também são "ensinados" na vivência das relações interpessoais dentro da instituição.

É frequente ouvirmos depoimentos de professoras ou membros da equipe escolar acerca de que as famílias são "desestruturadas", desinteressadas, carentes e, muitas vezes, de comunidades de baixa renda, violentas (...) Segundo teorias críticas da educação, este raciocínio

I. constitui, na maioria das vezes, uma "explicação" fácil para o insucesso escolar de algumas crianças.

II. serve para atribuição de culpa a uma situação externa à escola e para um consequente afastamento do problema.

III. confirma a incapacidade intelectual de algumas famílias no acompanhamento de seus filhos nas tarefas escolares.

IV. utiliza a denominação "família desestruturada" para se referir a uma estrutura diferente do modelo de família nuclear tra dicional.

V. justifica o simples fato de a família se organizar como responsável pelo comportamento acadêmico de suas crianças.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II, III, IV e V.
  • B. I, III, IV e V.
  • C. I, II, IV e V.
  • D. II, IV e V.
  • E. I, II e III.

A família e a escola são ambientes de desenvolvimento e aprendizagem. A respeito da relação entre essas instituições, assinale a alternativa correta.

  • A. A aprendizagem escolar independe das aprendizagens que ocorrem no ambiente familiar.
  • B. É papel exclusivo da família escolher os conteúdos que devem ser ensinados na escola.
  • C. A família e a escola podem funcionar como propulsoras ou inibidoras do desenvolvimento e da aprendizagem humana.
  • D. À família cabe a aprendizagem informal e à escola a aprendizagem formal, por isso uma não deve interferir na outra.
  • E. De acordo com os teóricos críticos, o sucesso na educação escolar ocorre independentemente do contexto familiar.

O processo de ensino e aprendizagem requer tanto do professor quanto do aluno uma autorreflexão sobre as conquistas e os limites de cada sujeito envolvido. A respeito da relação entre os sujeitos na pesquisa educacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa participante é o método mais indicado para refletir sobre a relação entre sujeito e objeto no processo de ensino porque o pesquisador não se envolve com o objeto pesquisado.
  • B. No campo educacional, o objeto de pesquisa é sempre a aprendizagem, por isso os alunos são entendidos como os únicos sujeitos do processo.
  • C. A aprendizagem pode ser considerada como um objeto de pesquisa, mas sua manifestação é muito subjetiva, por isso é impossível transformá-la em estudo científico.
  • D. Tanto o professor quanto o aluno devem ser envolvidos no processo de pesquisa como sujeitos que se modificam e transformam o processo durante sua construção.
  • E. Apenas o professor poderá ser considerado sujeito no processo de pesquisa participante sobre a aprendizagem, pois os alunos são os objetos explorados no processo.

Com relação ao desenvolvimento da escrita, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. Ao atingir a escrita alfabética, a criança já está alfabetizada e domina as questões ortográficas.
  • B. A criança no início do desenvolvimento não considera as palavras com menos de três caracteres, nem os artigos.
  • C. Na hora da leitura é importante que o professor indique a direção de onde está começando e terminando a frase.
  • D. A entonação vai ajudar a criança criar hipótese, é a partir da sua maturação que ela vai desenvolver a identificação das palavras sem imagens.

Quanto à tendência liberal renovada progressista e seus pressupostos de aprendizagem, assinale a afirmativa correta.

  • A. A capacidade de assimilação da criança é idêntica à do adulto, apenas menos desenvolvida.
  • B. Consiste na estimulação do problema e das disposições internas e interesses do aluno tornando desta forma uma atividade de descoberta em uma autoaprendizagem.
  • C. A motivação aumenta quando o sujeito desenvolve o sentimento de que é capaz de agir em termos de atingir suas metas pessoais, isto é, desenvolve a valorização do “eu”.
  • D. Trata‐se de uma questão de modificação do desempenho, de organizar eficientemente as condições estimuladoras, de modo que o aluno saia da função de aprendizagem diferente do que entrou.

Sobre as múltiplas linguagens no desenvolvimento infantil, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Através do jogo simbólico a criança inventa, imagina, representa e se expressa, podendo desempenhar vários papéis.
  • B. É a linguagem do jogo simbólico que aguça na criança a imaginação, fantasia, vontade de descobrir e compreender o mundo.
  • C. Trabalhar as múltiplas linguagens na educação infantil significa contribuir nos aspectos cognitivos, psicomotores, afetivos e sociais.
  • D. A literatura infantil exerce um papel fundamental na educação infantil pois, a linguagem literária organiza os fatos de forma similar da linguagem oral do cotidiano.
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