Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Toda pesquisa deve apresentar um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar. Ele torna explícito o problema, aumentando os conhecimentos sobre um determinado assunto de investigação. Qual alternativa NÃO apresenta norma de formulação de objetivos de uma pesquisa?

  • A. Ser claro, preciso e conciso.
  • B. Referir-se apenas à pesquisa que pretende realizar.
  • C. Expressar apenas uma ideia.
  • D. Apresentar várias ideias e referir-se, também, a outras investigações.

O projeto de pesquisa é o documento que serve como guia para a investigação científica. Tem por finalidades antever e metodizar as etapas de um trabalho de pesquisa, sendo, portanto, o primeiro documento gerado em qualquer processo de investigação. Elaborar o projeto de pesquisa é planejar as ideias a serem desenvolvidas, prevendo as etapas do trabalho. Assinale a alternativa que apresenta unicamente elementos constituintes da estrutura do projeto de pesquisa.

  • A. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; justificativa; hipótese; objetivos específicos; fundamentação teórica; metodologia; dados; análise quantitativa dos dados coletados e cronograma.
  • B. Capa; folha de rosto; resumo, sumário; introdução; justificativa; problema; hipótese(s); objetivos; fundamentação teórica; metodologia; cronograma e referência.
  • C. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); objetivo geral; fundamentação teórica; metodologia; análise crítica dos dados qualitativos, resultados e referência.
  • D. Elementos pré-textuais; problema(s); hipótese(s); fundamentação teórica; metodologia; dados quantitativos; análise de dados qualitativos; cronograma e referência.

A autonomia didático-científica é condição necessária para a atividade-fim da universidade. Sobre o papel de decisão dos colegiados de ensino e pesquisa da instituição no exercício dessa autonomia, com base na legislação vigente, considere:

I - Criar, modificar e extinguir cursos.

II - Deliberar sobre os planos de carreira docente.

III - Elaborar programação dos cursos, pesquisas e das atividades de extensão.

Está correto o que se afirma em

  • A. II e III, apenas.
  • B. II, apenas
  • C. I e III, apenas.
  • D. I, II e III.

A respeito da oferta e abrangência dos cursos e programas da educação superior brasileira, considere:

I - Cursos sequenciais por campo de saber, de diferentes níveis de abrangência, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos pelas instituições de ensino, desde que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

II - Cursos de graduação, abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente e tenham sido classificados em processo seletivo.

III - Cursos de pós-graduação, compreendendo programas de mestrado e doutorado, cursos de especialização, aperfeiçoamento e outros, abertos a candidatos diplomados em cursos de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino.

IV - Cursos de extensão, abertos a candidatos que atendam aos requisitos estabelecidos em cada caso pelas instituições de ensino.

Está correto o que se afirma em

  • A. I e II, apenas.
  • B. III e IV, apenas.
  • C. I, II, III e IV.
  • D. II e III, apenas.

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F

A forma como as pessoas se relacionam entre si caracteriza-se por etapas de interação de um indivíduo no desenvolvimento do grupo ao qual está inserido ao longo do tempo. Considerando essas etapas, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 1, 1, 3, 2.
  • B. 3, 3, 2, 1.
  • C. 2, 2, 3, 1.
  • D. 1, 2, 1, 3.

O processo de ensino-aprendizagem é composto, por duas partes: ensinar, que exprime uma atividade, e aprender, que envolve certo grau de realização de uma determinada tarefa com êxito. Considerando as diferentes abordagens do processo de ensino-aprendizagem, numere a Coluna II de acordo com a Coluna I.

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 1, 4.
  • B. 2, 3, 4, 1.
  • C. 4, 3, 1, 2.
  • D. 1, 2, 3, 4.

Tendo o texto apresentado como referência inicial e considerando as Diretrizes Pedagógicas para a Organização Escolar e o Currículo em Movimento da Educação Básica, julgue os itens subsecutivos.

As referidas diretrizes priorizam o estudo das variedades linguísticas ou das diferentes formas de falar dos estudantes em detrimento do ensino da variedade padrão da língua portuguesa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à educação de jovens e adultos (EJA). Na EJA, a aprendizagem deve estar centrada primordialmente no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens que se seguem, referentes à educação de jovens e adultos (EJA). A orientação de aprendizagem para adultos deve basear-se em assuntos ou matérias.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...