Questões de Pedagogia do ano 2017

Lista completa de Questões de Pedagogia do ano 2017 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. As relações pessoais estabelecidas entre o educador e a turma relacionam-se ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para se adaptar à Lei que orienta o ensino fundamental de 9 anos, as escolas devem

  • A. reorganizar os sistemas de avaliação.
  • B. extinguir a sala de alfabetização escolar.
  • C. criar um novo projeto político-pedagógico.
  • D. separar, fisicamente, as turmas no 1º ano.
  • E. contratar professores mais bem qualificados.

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,

I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.

II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.

III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação ao projeto político-pedagógico (PPP) e à atuação do profissional de psicologia em projetos pedagógicos, é correto afirmar que

  • A. o PPP é pedagógico porque considera a escola um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, cabendo ao psicólogo orientar os atores desse cenário quanto ao seu papel.
  • B. a elaboração do PPP segue solicitações das famílias e da comunidade presente no contexto escolar, e deve ser feita sem a participação do psicólogo nas etapas que definem as diretrizes pedagógicas e os planos de ação.
  • C. o PPP revela a missão e a visão das equipes multiprofissionais em um contexto escolar, cabendo ao psicólogo selecionar e monitorar essas equipes.
  • D. o PPP reúne propostas de ação concreta a serem executadas durante determinado período de tempo, cabendo ao psicólogo acompanhar a execução e monitorar as ações envolvidas nas tomadas de decisões.
  • E. o PPP é político porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem, cabendo ao psicólogo selecionar os projetos mais convenientes e indicados para o público-alvo a ser atendido.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do seguinte enunciado:

“O Projeto Político Pedagógico — PPP — é a sistematização de um processo de planejamento ___________1, que desde a sua ___________2 deve constituir-se como um grande momento de ___________3 para o sucesso da ___________4 da escola”.

  • A. tradicional1, intenção2, massificação3, clientela4
  • B. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • C. participativo1, elaboração2, tomada de decisões3, função social4
  • D. integrado1, determinação2, classificação dos alunos3, nota global4

Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. Devido ao fato de a escola ser uma instituição social, são os princípios e valores da sociedade que determinam seu projeto político-pedagógico.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. Se for parte de um processo democrático, o projeto político-pedagógico instaura a forma de organização pedagógica, diminui a fragmentação do trabalho e hierarquiza o poder de decisão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca do projeto político-pedagógico, julgue os itens subsequentes. No projeto político-pedagógico da escola, a dimensão política é uma prática especificamente pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...