Para Paulo Freire (1982), a sociedade dividida em classes, tal como é hoje, restringe os privilégios a poucos e impede que os bens produzidos sejam utilizados pela maioria; o autor acredita que entre esses bens está a Educação. Freire faz referência a dois tipos de Pedagogia: pedagogia dos dominantes  Educação como prática de dominação  e pedagogia do oprimido  Educação como prática de liberdade (segundo o autor, é a que precisa ser realizada). O fundamento da pedagogia dos dominantes é Educação Bancária, com sua prática narradora, sem diálogo, para a transmissão e avaliação de conhecimentos numa relação vertical  o saber é fornecido de cima para baixo  e autoritária, pois manda aquele que sabe. O método da concepção bancária é a opressão, o antidiálogo.  
 Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso:  
 ( ) A Educação Bancária caracteriza-se pela prática domesticadora, na qual o saber do professor é depositado no aluno.  
 ( ) Não há comunicação entre professor e aluno: o educador faz comunicados e depósitos, os quais são recebidos pacientemente pelos educandos, que passam a memorizá-los e repeti-los.  
 ( ) Nessa distorção da visão de Educação não há saber.  
 ( ) A narração é a técnica usada pelo educador para depositar conteúdo nos educandos e conduzi-los à memorização mecânica.  
 ( ) Os conteúdos narrados são retalhos da realidade, desconectados da totalidade em que se formam, sendo petrificados e sem significado. Tornam-se pura verbosidade alienada e alienante.  
 Assinale a sequência CORRETA: 
						
						A) V, F, V, V, V
 
B) V, V, F, V, V
 
C) V, V, V, F, V
 
D) V, V, V, V, V 
 
E) F, V, V, V, V