Questões de Pedagogia do ano 2021

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De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 12, os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de, exceto:

    A) Elaborar e executar sua proposta pedagógica.

    B) Prover meios para a recuperação dos alunos de menor rendimento.

    C) Informar pai e mãe, conviventes ou não com seus filhos, e, se for o caso, os responsáveis legais, sobre a frequência e rendimento dos alunos, bem como sobre a execução da proposta pedagógica da escola.

    D) Notificar ao conselho tutelar do município a relação dos alunos que apresentem quantidade de faltas acima de 25% (vinte e cinco por cento) do percentual permitido em lei.

    E) Promover medidas de conscientização, de prevenção e de combate a todos os tipos de violência, especialmente a intimidação sistemática (bullying), no âmbito das escolas.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 4º, o dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, exceto:

    A) Educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade.

    B) A educação básica organizada em pré-escola e ensino fundamental.

    C) Atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

    D) Oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

    E) Padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensinoaprendizagem.

São princípios do ensino de acordo com Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB): I. Garantia do direito à educação e à aprendizagem ao longo da vida II. Consideração com a diversidade étnicoracial III. Valorização da experiência extraescolar IV. Coexistência de instituições públicas e privadas de ensino V. Respeito à liberdade e apreço à tolerância

    A) Apenas I, III e IV estão corretas

    B) Apenas II, III e V estão corretas

    C) Apenas I, II e III estão corretas

    D) Apenas I, II, III e V estão corretas

    E) Todas estão corretas

De acordo com o código alfanumérico dos objetivos de aprendizagem e desenvolvimento do exemplo abaixo de qual faixa etária e a qual campo de experiência se refere: (EI02TS01)

    A) Bebês - Traços, sons, cores e formas

    B) Crianças pequenas - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    C) Crianças bem pequenas - Traços, sons, cores e formas

    D) Crianças bem pequenas - Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

    E) Bebês - Escuta, fala, pensamento e imaginação

De acordo com a BNCC, reconhecendo as especificidades dos diferentes grupos etários que constituem a etapa da Educação Infantil, os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento estão sequencialmente organizados em três grupos por faixa etária, que correspondem, aproximadamente, às possibilidades de aprendizagem e às características do desenvolvimento das crianças. São consideradas crianças bem pequenas:

    A) 1 ano e 7 meses a 3 anos e 11 meses

    B) 6 meses a 1 ano e 7 meses

    C) 1 ano e 4 meses a 4 anos e 11 meses

    D) 1 ano e 6 meses a 4 anos e 11 meses

    E) 6 meses a 3 anos e 11 meses

Jussara Hoffmann propõe para a realização da avaliação, na perspectiva de construção, duas premissas fundamentais: confiança na possibilidade de o aluno construir as suas próprias verdades; valorização de suas manifestações e interesses. Para Hoffmann: I. O aparecimento de erros e dúvidas dos alunos, numa extensão educativa é um componente altamente significativo ao desenvolvimento da ação educacional, pois permitirá ao docente a observação e investigação de como o aluno se coloca diante da realidade ao construir suas verdades. II. Ela distingue o diálogo entre professor e aluno como inibidor de aprendizagem, necessário, à reformulação de alternativas de solução para que a construção do saber aconteça. III. A reflexão do professor sobre seus próprios posicionamentos metodológicos, na elaboração de questões e na análise de respostas dos alunos deve ter sempre um caráter dinâmico. IV. Na avaliação mediadora o professor deve interpretar a prova não para saber o que o aluno não sabe, mas para pensar nas estratégias pedagógicas que ele deverá utilizar para interagir com esse discente.

    A) I, II e III estão corretas

    B) II e IV estão corretas

    C) II, III e IV estão corretas

    D) I, III e IV estão corretas

    E) Todas estão corretas

Na distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb, é considerado:

    A) A aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

    B) As matrículas nas escolas públicas e conveniadas, apuradas no último censo escolar realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC).

    C) O resultado da Prova Brasil.

    D) O desempenho da escola na Nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

    E) O resultado do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb.

São destinatários dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb os _______________ que oferecem atendimento na educação básica. I. Municípios II. Estados III. Distrito Federal

    A) Apenas I

    B) Apenas II

    C) Apenas III

    D) Apenas I e II

    E) Todos estão corretos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) está orientada pelos princípios _______________ que visam à formação humana integral e à construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva, como fundamentado nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. I. Éticos II. Políticos III. Administrativos IV. Estéticos

    A) Apenas I e III estão corretos

    B) Apenas I, II e III estão corretos

    C) Apenas II e III estão corretos

    D) Apenas I, II e IV estão corretos

    E) Todos estão corretos

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter __________ que define o conjunto orgânico e progressivo de ____________ que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades ____________, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE).

    A) Executivo – competências – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

    B) Normativo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica

    C) Administrativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

    D) Executivo – aprendizagens essenciais – da Educação Básica

    E) Normativo – competências e habilidades – da Educação Infantil e do Ensino Fundamental

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