Questões de Pedagogia do ano 2021

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Analise as informações abaixo relacionadas a Política Nacional de Educação – Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito ao Ensino Fundamental e identifique a sequência correta:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. O desenvolvimento da capacidade de ensinar, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. II. A compreensão do ambiente natural e esportivo, do sistema jurídico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:

    A) Imaleabilidade do currículo escolar.

    B) Relacionamento com a comunidade escolar.

    C) Manutenção da saúde física do aluno.

    D) Diminuição dos espaços escolares.

Assinale a alternativa correta em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

    A) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    B) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de trabalho.

    C) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educador, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    D) A educação, dever do Estado, inspirada nos princípios da legalidade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educador, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Sobre o ensino da geografia nas escolas, conforme a Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça verifique as assertivas e assinale a INCORRETA.

    A) Entende-se que a prática pedagógica em relação à geografia como componente curricular busca, antes de tudo, uma leitura crítica da realidade para que as relações sociais que servem como força motriz das transformações do espaço possam assumir outra abordagem, no sentido de criar uma sociedade mais justa.

    B) Entende-se ser fundamental apontar que o pensamento geográfico consagrado como geografia crítica é de grande aplicação ao contexto cotidiano.

    C) Cada área compreende o mundo dentro da sua perspectiva. Para a geografia, fazer a leitura do mundo representa a habilidade de fazer uma leitura do mapa ou pelo mapa.

    D) O ensino de geografia nas escolas deve (e, felizmente, percebe-se que a tendência existe) primar por uma abordagem contextual e relativa à realidade e às experiências cotidianas dos alunos, uma vez que eles já são agentes produtores do espaço geográfico e, do mesmo modo, são por ele influenciados.

Sobre o ensino de geografia na Base Curricular da Rede Municipal de Ensino de Palhoça, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. O componente curricular geografia tem como um de seus objetivos contribuir para a formação de um sujeito ativo na sociedade em que vive - acreditando, assim, no que a escola tem como essência, e a geografia apresenta papel chave nesse contexto, que constitui a formação do aluno como cidadão. II. A avaliação deve ocorrer de modo qualitativo, e não apenas quantitativo. Nesse sentido, o aluno precisa ser observado como sua própria referência. III. A geografia não pode ser apresentada como uma ciência descritiva e contemplativa: antes disso, deve valorizar a “esfera local” (o lugar como espaço de vivência) e ser uma ciência de ação e transformação. IV. Parte-se da premissa de que a geografia deve contribuir para que o aluno consiga perceber, analisar, criticar e, assim, (re)significar o espaço por ele habitado, para propor alternativas de mudança quando as julgar necessárias.

    A) Apenas as assertivas II e III são corretas.

    B) Apenas as assertivas I e IV são corretas.

    C) Apenas as assertivas I, II e IV são corretas.

    D) As assertivas I, II, III e IV são corretas.

No Ensino Fundamental - Anos Finais, a unidade temática “Mundo do Trabalho” ganha relevância na BNCC. Nessa perspectiva, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Incorpora-se o processo de produção do espaço agrário e industrial em sua relação entre campo e cidade, destacando-se as alterações provocadas pelas novas tecnologias no setor produtivo, fator desencadeador de mudanças substanciais nas relações de trabalho, na geração de emprego e na distribuição de renda em diferentes escalas. II. A Revolução Industrial, a revolução técnicocientífico-informacional e a urbanização devem ser associadas às alterações no mundo do trabalho. III. Os alunos terão condição de compreender as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho em variados tempos, escalas e processos históricos, sociais e étnico-raciais.

    A) Apenas as alternativas II e III são corretas.

    B) Apenas as alternativas I e III são corretas.

    C) Apenas as alternativas I e II são corretas.

    D) As alternativas I, II e III são corretas.

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) O GTEA - Grupo de Trabalho de Educação Ambiental - foi criado para auxiliar na implementação dos objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina e conta com a participação voluntária de um grupo diversificado de profissionais que atuam na área de EA, terceiro setor, empresas privadas, instituições públicas e pessoas físicas. Os encontros ocorrem semestralmente.

    B) A SME ainda faz parte do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), a qual compreende 21 municípios catarinenses.

    C) A temática sobre Educação Ambiental é trabalhada com os professores da disciplina de Ciências (6º ao 9º ano) durante os cursos de formação continuada, nos quais são disponibilizados lugares para que os docentes encontrem um tempo/espaço para trocarem experiências.

    D) A SME - Secretaria Municipal da Educação da Palhoça - atua, também, com a elaboração de projetos envolvendo a temática ambiental visando à sustentabilidade da comunidade escolar e do município, além de estabelecer parcerias com órgãos privados na realização de concursos ambientais com alunos dos anos iniciais e finais.

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:

    A) Para construir uma educação exclusiva, é preciso respeitar as especificidades do sujeito, pensando em estratégias pedagógicas diversificadas, viabilizando à flexibilização curricular, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades, pois uma educação singular inclui todos, considerando todas as formas de aprendizagem, lembrando que cada sujeito é parâmetro para os outros.

    B) Tem como fundamento a teoria histórico-cultural (corrente da psicologia com raízes no materialismo histórico-dialético) na perspectiva vigotskiana.

    C) A Educação Especial no município de Palhoça, a partir dos marcos históricos e normativos, construiu o documento Diretrizes para Educação Especial, o qual organiza os serviços e o conjunto de ações que favorecem a participação e a permanência do seu público-alvo nas unidades empresariais.

    D) A teoria histórico-cultural compreende-se o homem como um ser histórico e antissocial que aprende e se desenvolve a partir das múltiplas relações sociais mediadas por sistemas simbólicos.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    B) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

    C) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindolhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    D) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

    A) Apenas a assertiva I está correta.

    B) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    C) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    D) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

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