Questões de Pedagogia do ano 2021

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Analise as informações abaixo relacionadas a Política Nacional de Educação – Lei n°9.394, de 20 de dezembro de 1996 no que diz respeito ao Ensino Fundamental e identifique a sequência correta:
O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade, terá por objetivo a formação básica do cidadão, mediante:
I. O desenvolvimento da capacidade de ensinar, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura e da escrita. II. A compreensão do ambiente natural e esportivo, do sistema jurídico, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade. III. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores. IV. O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas a assertiva I está correta.

    D) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

No que diz respeito às tendências para o Projeto Político Pedagógico, assinale a alternativa correta:

    A) Imaleabilidade do currículo escolar.

    B) Relacionamento com a comunidade escolar.

    C) Diminuição dos espaços escolares.

    D) Manutenção da saúde física do aluno.

Os conteúdos curriculares da educação básica observarão certas diretrizes. Assinale a alternativa INCORRETA no que diz respeito às diretrizes:

    A) A difusão de valores fundamentais ao interesse comerciário, aos direitos e deveres dos cidadãos, de respeito ao bem comum e à ordem democrática.

    B) Orientação para o trabalho.

    C) Promoção do desporto educacional e apoio às práticas desportivas não-formais.

    D) Consideração das condições de escolaridade dos alunos em cada estabelecimento.

Assinale a alternativa correta em relação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional:

    A) A educação básica tem por finalidades desenvolver o educador, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores.

    B) A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

    C) A educação, dever do Estado, inspirada nos princípios da legalidade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educador, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

    D) A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, os respectivos sistemas de trabalho.

Sobre o ensino de ciências de acordo com a BNCC, verifique as assertivas e assinale a correta.
I. Nos anos finais do Ensino Fundamental, a exploração das vivências, saberes, interesses e curiosidades dos alunos sobre o mundo natural e material continua sendo fundamental. Todavia, percebe-se uma ampliação da capacidade de abstração e da autonomia de ação e de pensamento, em especial nos últimos anos, e aumento do interesse dos alunos pela vida social e busca de uma identidade própria. II. Os estudantes desse período conseguem explorar aspectos mais complexos das relações consigo mesmos, com os outros, com a natureza, com as tecnologias e com o ambiente; ter consciência dos valores éticos e políticos envolvidos nessas relações; e, cada vez mais, atuar socialmente com respeito, responsabilidade, solidariedade, cooperação e repúdio à discriminação. III. É importante motivar os estudantes desse período com desafios cada vez mais abrangentes, o que permite que os questionamentos apresentados a eles, assim como os que eles próprios formulam, sejam mais complexos e contextualizados. IV. À medida que se aproxima a conclusão do Ensino Fundamental, os alunos são capazes de estabelecer relações ainda mais profundas entre a ciência, a natureza, a tecnologia e a sociedade, o que significa lançar mão do conhecimento científico e tecnológico para compreender os fenômenos e conhecer o mundo, o ambiente, a dinâmica da natureza. V. É fundamental que os estudantes desse período tenham condições de ser protagonistas na escolha de posicionamentos que valorizem as experiências pessoais e coletivas, e representem o autocuidado com seu corpo e o respeito com o do outro, na perspectiva do cuidado integral à saúde física, mental, sexual e reprodutiva.

    A) Apenas as assertivas I, II e III são corretas.

    B) Apenas as assertivas I, IV e V são corretas.

    C) As assertivas I, II, III, IV e V são corretas.

    D) Apenas as assertivas I, III e V são corretas.

A Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça discorre sobre a educação ambiental para sustentabilidade. Assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A SME ainda faz parte do Grupo de Trabalho de Educação Ambiental da Região Hidrográfica 08 (GTEA RH08), a qual compreende 21 municípios catarinenses.

    B) A temática sobre Educação Ambiental é trabalhada com os professores da disciplina de Ciências (6º ao 9º ano) durante os cursos de formação continuada, nos quais são disponibilizados lugares para que os docentes encontrem um tempo/espaço para trocarem experiências.

    C) O GTEA - Grupo de Trabalho de Educação Ambiental - foi criado para auxiliar na implementação dos objetivos do Programa Estadual de Educação Ambiental de Santa Catarina e conta com a participação voluntária de um grupo diversificado de profissionais que atuam na área de EA, terceiro setor, empresas privadas, instituições públicas e pessoas físicas. Os encontros ocorrem semestralmente.

    D) A SME - Secretaria Municipal da Educação da Palhoça - atua, também, com a elaboração de projetos envolvendo a temática ambiental visando à sustentabilidade da comunidade escolar e do município, além de estabelecer parcerias com órgãos privados na realização de concursos ambientais com alunos dos anos iniciais e finais.

Responda à questão assinalando a alternativa correta em relação a Base Curricular da Rede Municipal do Ensino da Palhoça:

    A) Tem como fundamento a teoria histórico-cultural (corrente da psicologia com raízes no materialismo histórico-dialético) na perspectiva vigotskiana.

    B) A Educação Especial no município de Palhoça, a partir dos marcos históricos e normativos, construiu o documento Diretrizes para Educação Especial, o qual organiza os serviços e o conjunto de ações que favorecem a participação e a permanência do seu público-alvo nas unidades empresariais.

    C) A teoria histórico-cultural compreende-se o homem como um ser histórico e antissocial que aprende e se desenvolve a partir das múltiplas relações sociais mediadas por sistemas simbólicos.

    D) Para construir uma educação exclusiva, é preciso respeitar as especificidades do sujeito, pensando em estratégias pedagógicas diversificadas, viabilizando à flexibilização curricular, visando ao desenvolvimento das suas potencialidades, pois uma educação singular inclui todos, considerando todas as formas de aprendizagem, lembrando que cada sujeito é parâmetro para os outros.

Assinale a alternativa correta no que fiz respeito à gestão democrática e participativa no contexto educacional:

    A) A gestão escolar voltada para a modificação esportiva contesta a concentração do poder na instituição escolar e nas demais organizações externas, primando pela participação dos estudantes e pais na gestão da escola e na luta pela superação da forma hierárquica como a sociedade está organizada.

    B) O mecanismo de gestão democrática e participativa reconfigura o perfil dos alunos e seus pais exigindo-lhe a capacidade de saber ouvir, alinhavar ideias, questionar, interferir, traduzir posições e sintetizar uma política de ação.

    C) A gestão democrática promove engajamento, envolvimento entre todos os segmentos da comunidade escolar nas decisões, as ações da gestão se tornam mais transparentes, participativa e, principalmente, são corresponsáveis pelos processos e resultados obtidos no processo de ensino e aprendizagem.

    D) A gestão democrática alude ao processo de participação coletiva, pressupondo, portanto, instâncias colegiadas de caráter deliberativo, a prática do processo de escolha de dirigentes escolares, além da participação dos alunos na construção do Projeto Político-Pedagógico e na definição da aplicação dos recursos recebidos pelos pais dos alunos.

Leia o apresentado abaixo e identifique a sequência correta:
Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil. Assim:
I. A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os professores desenvolvam ao longo da escolaridade básica. II. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. III. A Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. IV. Seu principal objetivo é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos e professores têm direito.
A sequência correta é:

    A) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

    B) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

    C) Apenas as assertivas II e III estão incorretas.

    D) Apenas a assertiva I está correta.

Assinale a alternativa INCORRETA no que se refere as finalidades do Projeto Político Pedagógico:

    A) Possibilitar ao coletivo escolar a tomada de consciência dos principais problemas da escola e das possibilidades de solução, definindo as responsabilidades coletivas e pessoais.

    B) Dar unidade ao processo de ensino, integrando as ações desenvolvidas na sala de aula ou na escola como um todo e nas suas relações com a comunidade.

    C) Propor uma formação de organização do trabalho pedagógico para superação dos conflitos, buscando acabar com as relações competitivas, corporativas e democráticas buscando transformar a rotina do mundo interno da escola.

    D) Definir, de forma racional, os recursos necessários ao desenvolvimento da proposta de trabalho dentro da escola.

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