Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Currículo e Construção do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Preocupados com a alienação e a fragmentação do currículo de sua escola, um grupo de professores se propôs a ajudar alunos em cursos de formação de professores e de licenciaturas em geral a elaborar projetos interdisciplinares cujo objetivo comum é o desenvolvimento de leitores competentes.

Em relação a essa proposta, julgue os itens seguintes.

A resposta ao problema de fragmentação e alienação do currículo deve basear-se em análise feita localmente, de modo a atender a necessidades locais.

  • C. Certo
  • E. Errado

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Nas séries finais do Ensino Fundamental, o currículo proporcionará a ampliação do domínio da língua falada e escrita, dos princípios da reflexão matemática, das coordenadas espaciais e temporais que organizam a percepção do mundo, dos princípios da explicação científica, das condições de fruição da Arte e das mensagens estéticas que representam o domínio do saber tradicionalmente acumulado e determinam o que necessita ser desenvolvido e explorado pelos diversos componentes curriculares, para a formação global do aluno, a sua inserção no mercado de trabalho e para o prosseguimento de estudos. Nesta fase, o currículo de uma escola deverá:

I- enfatizar o desenvolvimento da capacidade memorística do aluno.

II- contemplar componentes curriculares da base nacional comum, complementados por uma parte diversificada.

III- favorecer a competição entre os educandos necessária à formação da pessoa nos diferentes níveis.

IV- dar ênfase aos componentes da parte diversificada visando à orientação para o trabalho.

O correto está somente em:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    II.

  • C.

    I e III.

  • D.

    I, II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para a construção de um currículo escolar na perspectiva do Modelo Dinâmico-Dialógico, o primeiro passo corresponde à realização do Diagnóstico da realidade, cuja função é a de:

I- expressar a ação, o como viabilizar nossos ideais, o como transformar o real no ideal.

II- responder às perguntas sobre o tipo de sociedade e pessoa humana que queremos formar.

III- coletar informações para saber como e com que meios a escola atende sua tarefa principal.

IV- expressar o rumo, o horizonte, a direção que a escola escolheu, fundamentado em elementos teóricos da filosofia, das ciências e da fé.

O correto está somente em:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III.

  • D.

    II, III e IV.

Acerca das bases legais da educação nacional e considerando o suscitado no texto acima, julgue os itens subseqüentes.

Na proposta de reforma curricular do ensino médio, a interdisciplinaridade é compreendida a partir de uma abordagem relacional, em que se propõe que, por meio da prática escolar, sejam estabelecidas interconexões e passagens entre os conhecimentos por meio de relações de complementaridade, convergência ou divergência.

  • C. Certo
  • E. Errado

A aprendizagem passa a ser vista como um processo complexo e global, onde o conhecimento da realidade e a intervenção nela tornam-se elementos do mesmo processo. Por meio da investigação de um tema ou problema, vincula teoria e prática e torna o aluno agente na produção do conhecimento. O professor torna-se um pesquisador, dividindo com os alunos a responsabilidade pela construção do conhecimento.

As idéias acima dizem respeito à

  • A. aprendizagem psicossocial.
  • B. organização curricular por projetos.
  • C. teoria de livre associação.
  • D. concepção de currículo programado em ação.
  • E. relação teoria e prática.

Considerando a comunicação e a interlocução entre os participantes no processo de planejamento, mediante constituição de equipes, encontros e avaliações sistemáticas, capacitação de pessoal para o planejamento, constituição de grupos de estudo, aplicação de critérios na distribuição de tarefas, articulação com outros grupos sociais, com o currículo e com a construção do conhecimento, julgue os itens subseqüentes. Instrumento de compreensão do mundo, de transformação social, o currículo da escola emancipadora deve abranger o conhecimento como processo de construção permanente, interdisciplinar e contextualizado, resultado da ação individual e coletiva dos sujeitos envolvidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de currículo como elemento formador da cidadania,

são feitas as afirmativas a seguir.

I - As grades curriculares expressam hierarquias, legitimam

concepções de educação e de docentes qualificados.

II - Todo conhecimento poderá desenvolver a consciência

crítica e lógica, o raciocínio e a sensibilidade, a memória,

a emoção, a estética e a ética, dependendo do trato

pedagógico.

III - A visão instrumental tanto das ciências como das letras

e das artes, se tratadas pelos docentes como docência,

familiariza os alunos para a totalidade da cultura científica,

literária e artística.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    II e III, apenas.

Uma organização curricular estruturada em disciplinas estanques, sobretudo no segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, vem sendo questionada em função da situação social em constante processo de mudança que atravessamos, demandando novas posturas em relação à vida cultural e ao conhecimento. Nesta perspectiva, apresenta-se para a educação a necessidade de conceber o conhecimento de forma transdisciplinar. Esta concepção de conhecimento é caracterizada por

  • A.

    busca de solução para um problema, com seus componentes empíricos e teóricos, em processo criativo que transcende as tradições de campo e estudo especializados.

  • B.

    compreensão do conhecimento como conteúdo conceitual, procedimental e socialmente aceito como representativo da cultura científica refletida nas disciplinas.

  • C.

    definição de um problema comum a diferentes disciplinas, de caráter imóvel e estável, capaz de se prever seu desenvolvimento futuro e suas possíveis aplicações.

  • D.

    atitude de pesquisa em que cada campo do conhecimento observa o objeto a partir de seus pressupostos epistemológicos, estruturando seu ponto de vista específico para a solução de um problema.

  • E.

    adoção de uma postura eminentemente científica diante do conhecimento, tornando-o objeto de experimentação cujos resultados devem ser socializados a todos os campos do saber.

O currículo constitui um importante instrumento na educação tanto de conservação quanto de transformação dos conhecimentos historicamente acumulados. O entendimento de que o currículo é um campo de investigação que problematiza discussões essenciais à educação relativas a aspectos culturais, ideológicos e de poder está em consonância com as teorias que fundamentam o currículo em uma perspectiva:

  • A.

    tecnicista

  • B.

    moderna.

  • C.

    crítica.

  • D.

    tradicional.

  • E.

    renovada.

No ritual das aulas, é ele quem adota o professor; é ele quem direciona o processo pedagógico: o livro didático.

As teorias críticas do currículo analisam a utilização do livro didático como uma prática em que os alunos

  • A.

    dependem dos pais; à aula cabe a função da correção dos exercícios feitos em casa.

  • B.

    interagem entre eles, com o professor e com o conhecimento.

  • C.

    aprendem sozinhos, podendo estabelcer seus próprios ritmos, com ou sem a presença do professor.

  • D.

    têm prazer de realizar as atividades, pois aprendem a estudar com mais facilidade.

  • E.

    ouvem, copiam, fazem os exercícios e falam, somente, quando o professor permite.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...