Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

Lista completa de Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“(...) O desenvolvimento da mente é um processo dialético que ocorre por meio da autorregulação. Todos os processos vitais, sejam eles psicológicos, biológicos ou sociológicos, se comportam da mesma forma. Para Piaget isto significa que, diante das dificuldades de assimilação, o organismo se acomoda, e assim pode assimilar sucessivas vezes. O resultado entre a assimilação e a acomodação é a adaptação.”

Assinale a teoria correta que se refere ao trecho em destaque.

  • A. Cognitivista.
  • B. Significativa.
  • C. Sociointeracionista.
  • D. Comportamentalista.

Para construção de saberes e conhecimentos no campo mundo social da formação humana de uma criança, o Professor de Educação Infantil deve adotar à sua prática docente o seguinte procedimento didático:

  • A. Trabalhem com as qualidades básicas dos sons: timbre, altura, duração, intensidade.
  • B. Promover momentos para a escuta, a apreciação, o fazer musical, os movimentos e a dança.
  • C. Incentivar a curiosidade das crianças, instigando-as na busca do conhecimento.
  • D. Propor atividades artísticas e experiências significativas de apreciação estética.

O jogo é uma atividade particularmente poderosa para estimular a atividade construtiva da criança. A construção das estruturas que possibilitam o conhecimento é explicada por Piaget (1976) por um processo de equilibração, no qual intervêm os mecanismos de regulação que conduzem às reequilibrações e, consequentemente, ao aprimoramento das estruturas anteriores. De acordo com essa teoria de Piaget, NÃO se pode afirmar que

  • A. na vida cognitiva da criança, os desequilíbrios estariam no fato de as afirmações prevalecerem sobre as negações.
  • B. uma das fontes de progresso do desenvolvimento do conhecimento deve ser procurada nos desequilíbrios e nas reequilibrações.
  • C. como um dos processos do funcionamento cognitivo, a equilibração descreve um sujeito passivo que compensa as perturbações resultantes de sua interação com o meio.
  • D. por si, os desequilíbrios têm uma função motivacional, obrigando o sujeito, por meio de compensações, a ultrapassar o estado atual do conhecimento e a procurar novas direções.

Mudança e estabilidade resultam ambas da ação que o homem exerce sobre o mundo. Como um ser de práxis, o homem, ao responder aos desafios que partem do mundo, cria seu mundo: o mundo histórico-cultural. (Paulo Freire)

Assinale a alternativa que condiz com o pensamento dialético de Freire, a respeito de Educação e Mudança.

  • A. A educação não é um elemento para a mudança social, e sim, pelo contrário, é um elemento fundamental para a conservação e funcionamento do sistema social.
  • B. A educação é considerada como o fato social, isto é, se impõe, coercitivamente, como uma norma jurídica ou como uma lei. Desta maneira, a ação educativa permitirá uma maior integração do indivíduo e também permitirá uma forte identificação com o sistema social.
  • C. A educação, entendida como socialização, é o mecanismo básico de constituição dos sistemas sociais e de sua manutenção e perpetuação, em forma de sociedades, e sem a socialização, o sistema social é ineficaz para manter-se integrado, para preservar sua ordem, seu equilíbrio e conservar seus limites.
  • D. Na estrutura social, há a estabilidade e a mudança. Com isso, observam-se aspectos de uma mesma estrutura visivelmente mutáveis, contraditórios, que alcançados pela demora e pela resistência culturais, mantêm-se resistentes à transformação.
  • E. Educação e democracia formam parte de uma totalidade em que os indivíduos deveriam ter chances iguais. Em outras palavras, igualdade de oportunidades dentro de um universo social de diferenças individuais.

Das alternativas a seguir, assinale aquela que define corretamente o modelo de democracia cuja experiência mais marcante e conhecida foi a da Grécia Antiga. Esse modelo, conhecido como democracia direta, é

  • A. uma forma em que o cidadão escolhe seus representantes, que devem eleger os responsáveis pela condução do poder público, nos diferentes níveis.
  • B. o sistema de eleição em que todos os cidadãos participam da escolha dos candidatos à eleição para os diferentes cargos eletivos.
  • C. o sistema em que o eleitor vota diretamente no seu representante para o Poder Executivo e Legislativo.
  • D. quando as decisões são tomadas por cada um dos cidadãos, administrar sem intermediários.
  • E. o sistema em que o cidadão escolhe, entre os candidatos do seu distrito, aquele que deverá participar da eleição em nível municipal.

Uma criança adentra na despensa de sua casa e pega um biscoito ou dois, e se serve de um torrão de açúcar. Ninguém chama de ladrão ou pune a criança que faz isto. A criança que comete o mesmo ato numa instituição poderá ser punida e ficar marcada em virtude das regras que vigoram ali. Com base nesse relato, analise as afirmativas:

I- Os pais devem estabelecer regras para que as crianças aprendam que sempre devem comunicar (pedir) para que não sofram na escola com as restrições.

II- Pais e educadores deverão ser cautelosos a fim de não se tornarem inquisidores ferozes, exigindo uma confissão, pois poderão levar a criança a mentir.

III- Existem muitos "roubos" que não devem ser classificados como tal. Deve-se, nesses casos, ter compreensão e não comunicar a Direção e os pais.

IV- As consequências negativas de mentiras e de roubos devem ser explicadas com calma e com exemplos práticos.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

A Pedagogia marcada pela ideia de que a transformação do modelo social virá pela emancipação das camadas populares, que se define pelo processo de conscientização cultural e política fora do muro da escola, foi fundada e representada pela prática pedagógica inspirada nas atividades do professor

  • A. Fernando Azevedo.
  • B. Paulo Freire.
  • C. Anísio Teixeira.
  • D. Darcy Ribeiro.
  • E. Florestan Fernandez.

Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade.

Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.

  • A. Tradicional, renovada e libertadora.
  • B. Libertária, libertadora e renovada.
  • C. Tradicional, libertadora e libertária.
  • D. Tecnicista, escolanovista e libertadora.
  • E. Tradicional, renovada e tecnicista.

Arroyo e Silva (2012) afirmam que “fica cada dia mais difícil silenciar, controlar ou ignorar as reações corpóreas tanto dos(das) educandos(as) quanto dos(das) educadores(as).”

Um dos motivos apresentados para esta crescente dificuldade é

  • A. o acesso das classes mais baixas à escola pública.
  • B. a queda na qualidade da formação dos professores.
  • C. a falta de recursos financeiros para a educação.
  • D. o crescente hedonismo dos adolescentes.
  • E. a falta de formação adequada nas séries anteriores.

A expansão educativa em curso ocorre em um contexto de deterioração das condições necessárias para que a permanência nas escolas ocorra em consonância com aquilo que se reconhece, a partir de 1948, como sendo “direito à educação”. Alguns fatores contribuem para isso, EXCETO,

  • A. a conservação de mecanismos includentes.
  • B. a situação de pobreza vivida por grandes contingentes da população.
  • C. o desenvolvimento fragmentado dos sistemas escolares.
  • D. os enormes diferenciais de oportunidades que as escolas oferecem.
  • E. o descompasso entre a promoção de uma cultura de direitos humanos e o predomínio de uma concepção privatista e economicista.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...