Questões sobre Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas

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Para Horn (2003), alguns aspectos revelam a concepção pedagógica do educador, quais sejam:

I. O modo como organiza materiais e móveis.

II. A forma como crianças e adultos ocupam esse espaço e como interagem.

III. O olhar do educador atento é sensível a todos os elementos que estão postos em uma sala de aula.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Enquanto tomo café vou me lembrando de um homem modesto que conheci antigamente. Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando: − Não é ninguém, é o padeiro! Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? "Então você não é ninguém?" Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: "não é ninguém, não senhora, é o padeiro".

 Assim ficara sabendo que não era ninguém... As ideias contidas no conto de Rubem Braga nos alerta, numa concepção crítica de educação, que

  • A. identidade e diferença, muitas vezes, definem os que “ficam dentro” e os que “ficam fora”: os aceitos na escola e os discriminados por ela.
  • B. a escola é uma instituição neutra, onde brancos e negros, pobres e ricos têm oportunidades iguais desde que todos tenham compromisso em aprender.
  • C. reconhecer a pluralidade existente na sala de aula é papel de todo professor que aceita a diferença.
  • D. gestores e professores devem ser capazes de lidar com a diferença, promovendo um clima de harmonia na escola e recuperação paralela quando necessário.
  • E. direitos devem ser conquistados e não oferecidos por um Estado paternalista; direitos e deveres devem ser cumpridos.

De acordo com o exposto, foram princípios anunciados no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova:

I. A educação deve ser essencialmente pública, obrigatória, gratuita, laica e sem qualquer segregação de cor, sexo ou tipo de estudo e desenvolver-se em estreita vinculação com as comunidades.

II. A educação deve ser uma só, com os vários graus articulados para atender às diversas fases do crescimento humano. Embora única, sobre as bases e os princípios estabelecidos pelo Governo Federal, a escola deve adaptar-se às características regionais.

III. A educação deve ser funcional e ativa, e os currículos devem adaptar-se aos interesses naturais dos alunos, que são o eixo da escola e o centro de gravidade da educação.

IV. Todos os professores, mesmo os de ensino primário, devem ter formação universitária.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

Ao pensar a inclusão na educação, deve-se entender a diversidade em seus múltiplos aspectos, que serão analisados, visando ao resgate dos direitos humanos dos grupos excluídos socialmente. Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

  • A. A política pública educacional indígena restringe-se ao reconhecimento das diferenças étnico-raciais.
  • B. O movimento negro desconsidera a longa duração dos processos coloniais escravocratas, exigindo igualdade racial.
  • C. Para os grupos feministas, as relações entre homens e mulheres estão pautadas pelo determinismo biológico.
  • D. O racismo, o sexismo, a homofobia, entre outras manifestações sociais, acarretam a exclusão de parcelas da população dos bancos escolares.
  • E. Praticar a educação para a diversidade na escola é priorizar um dos grupos de excluídos e criar estratégicas pedagógicas para inclui-lo.

A educação constitui direito da pessoa com deficiência, sendo assegurados a ela sistema educacional inclusivo em todos os níveis e aprendizado ao longo de toda a vida. A respeito da educação inclusiva, assinale a alternativa correta.

  • A. É obrigação do Estado ofertar educação bilíngue, em Libras, como primeira língua, e, em língua portuguesa, como segunda língua, para todos os estudantes em escolas regulares.
  • B. As instituições privadas, de qualquer nível e modalidade de ensino, são obrigadas a oferecer condições de inclusão, podendo acrescentar valores adicionais às mensalidades desses estudantes.
  • C. O atendimento às pessoas com deficiência deverá ser realizado apenas por professores especializados em programas de formação inicial.
  • D. Dependendo do tipo de necessidade especial que o aluno tenha, a escola poderá recusá-lo por não ter condições favoráveis a seu atendimento.
  • E. As instituições de ensino superior deverão disponibilizar provas em formatos acessíveis para atendimento das necessidades específicas do candidato com deficiência.

Vigotski (1999) procurava uma abordagem que possibilitasse a descrição e a explicação das funções psicológicas superiores em termos aceitáveis para as ciências naturais. Essa proposta apresentava o homem que se constitui por meio das relações sociais e não como um simples receptor de informações, mas um sujeito participante de sua história que interage com seus pares.

Com base na teoria de Vigotski, assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) Os estudos de Vigotski concentram-se, principalmente, na linguagem e no pensamento.

( ) A zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

( ) O nível de desenvolvimento real de uma criança define as funções que ainda não amadureceram, mas que estão em processo de maturação, funções que amadurecerão, mas que estão presentemente em estado embrionário.

( ) O estado de desenvolvimento mental real de uma criança só pode ser determinado se forem revelados os seus dois níveis: o nível de desenvolvimento real e a zona de desenvolvimento potencial.

A sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, V, F, V.
  • D. V, V, V, V.

Vigotski (1999) acreditava que a internalização dos sistemas de signos, produzidos culturalmente, provoca transformações comportamentais e estabelece um elo entre as formas iniciais e tardias do desenvolvimento individual. Analise as afirmativas abaixo e assinale (V) para verdadeiro ou (F) para falso:

( ) A linguagem é, portanto, um meio de construção de cultura e toda ela representa um sistema de signos.

( ) O uso de signos conduz os seres humanos a uma estrutura específica de comportamento que se destaca do desenvolvimento biológico e cria novas formas de processos psicológicos, enraizados na cultura.

( ) A linguagem escrita é constituída por um sistema de signos, formado somente pelas palavras. Assim, a linguagem escrita converte-se num sistema de signo que simboliza diretamente as entidades reais e as relações entre elas.

( ) O domínio de um sistema complexo de signos não deve ser alcançado de maneira puramente mecânica e externa; esse domínio é o culminar de um longo processo de desenvolvimento de funções comportamentais complexas.

 A sequência correta é

  • A. V, F, V, F.
  • B. V, F, V, V.
  • C. F, V, F, V.
  • D. V, F, F, V.

Quando nas escolas de hoje, formula-se a pergunta sobre a pertinência de se aplicar uma sanção, conforme o desenvolvimento suposto das capacidades psicológicas do "indisciplinado", está se virando uma página um tanto curiosa na história da educação. Com efeito, há algum tempo, era bastante comum que os educadores aplicassem sanções pedagógicas como, por exemplo, escrever mil vezes: ”não devo conversar" ou ficar em pé horas a fio na frente da sala de aula.

Considere as seguintes afirmações

I- Saímos do sadismo pedagógico ou da pedagogia humilhante, para o reinado da interrogação acerca da pertinência pedagógica de vir a aplicar algum tipo de sanção escolar.

II- No cotidiano escolar, não imperam verdadeiras leis, poder-se -ia dizer que, preferencialmente, imperam regras ou normas morais.

III- Em uma perspectiva genericamente psicológica, a questão da indisciplina estará inevitavelmente associada à ideia de uma carência psíquica do aluno.

IV- Anteriormente, disciplina evocava silenciamento, obediência e resignação.

V- O comportamento indisciplinado não resulta de fatores isolados, mas sim da multiplicidade de influências.

Estão corretas as afirmações

  • A. III e IV.
  • B. IV e V.
  • C. I, II e III.
  • D. I, II, III, IV e V.

De acordo com Terezinha Rios, são três as competências da profissão docente: técnica, política e ética. A propósito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A competência política aparece no espaço da objetividade e da escolha dos conteúdos a serem ministrados.
  • B. A competência ética é estabelecida no posicionamento em relação aos valores que são professados, por isso interfere nas competências técnica e política.
  • C. A competência técnica fica explícita na escola em que cada um faz seus posicionamentos em relação à realidade.
  • D. Cada tipo de competência é independente das demais, não existindo relação entre elas.
  • E. A competência ética é a mais importante das três pelo fato de nela se congregarem os valores morais essenciais para a vida em comunidade.

Acerca da pedagogia de projetos, é correto afirmar que

  • A. os alunos são corresponsáveis pelo trabalho que é realizado, geralmente por meio de cooperação em equipe.
  • B. se trata de reprodução de conteúdos prontos por meio da problematização dos assuntos.
  • C. é uma metodologia na qual os projetos são elaborados pelos sistemas de ensino.
  • D. os projetos são formas de recuperar os alunos com menor rendimento e com problemas de aprendizagem.
  • E. é uma atividade própria para as instituições não escolares.
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