Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Uma escola municipal da cidade de Campinas acaba de receber o repasse de recursos da Secretaria Municipal de Educação para a manutenção e desenvolvimento do ensino. A diretora notou que outra escola municipal situada em um bairro distinto recebeu um montante diferente daquele que sua unidade escolar obteve. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta os critérios estabelecidos para o repasse de verbas escolares, de acordo com a legislação municipal educacional.

  • A.

    Quantidade de alunos, de turmas e de profissionais destinados à Educação naquela unidade escolar.

  • B.

    A região de localização da unidade educacional, com base em estudos socioseconômicos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente; a modalidade de unidade educacional: CIMEI, CEMEI, EMEI e EMEF; número de períodos de funcionamento das unidades educacionais ou de seus agrupamentos.

  • C.

    Necessidade da comunidade escolar (dados fornecidos em relatórios enviados periodicamente à Secretaria) e quantidade de alunos.

  • D.

    Proporcionalidade dos recursos já repassados em anos anteriores e listagem das prioridades a serem realizadas nas escolas.

Dois alunos de uma escola apresentam situações semelhantes. Ambos faltaram muito no decorrer do ano letivo e a família deles não justificou as ausências, embora tenha havido tentativas de contato da escola com as famílias. Um dos alunos faltou em 25% das aulas; o outro tem ausência de 30%. Apesar das faltas, os dois garotos são bons alunos. Desta forma, assinale a alternativa que apresenta o que poderá ocorrer neste caso.

  • A.

    Provavelmente, ambos os alunos serão retidos.

  • B.

    O aluno que teve 25% de ausência será aprovado. O aluno que faltou em 30% das aulas será aprovado se a escola oferecer a ele a possibilidade de compensação de ausências e este participar satisfatoriamente.

  • C.

    Nenhum dos alunos será retido.

  • D.

    Provavelmente, o aluno que teve 30% de faltas será retido.

A importância, hoje, da Educação de Jovens e Adultos no Brasil significa:

  • A.

    a necessidade de se garantir a inclusão social de camadas da sociedade brasileira, historicamente vulnerabilizadas.

  • B.

    a importância de se alfabetizar parcelas da população, moradoras de cidades mais distantes.

  • C.

    um avanço pedagógico sustentando na premissa da participação do aluno adulto no processo didático.

  • D.

    uma medida burocrática sintonizada com a legislação educacional brasileira, com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

  • E.

    proporcionar informações e conhecimentos para adolescentes que abandonaram cedo a escola.

A Educação Infantil assume um papel significativo na formação da criança, porque ela contribui para:

  • A.

    aquisição de boas maneiras, importantes na sua relação com os adultos com os quais convive no seu bairro.

  • B.

    disciplinar, e representa um fator significativo para que ela se torne, mais tarde,umadulto obediente.

  • C.

    adaptação social, no sentido de facilitar as relações com o mundo atual e o futuro.

  • D.

    o desenvolvimento físico como garantia de saúde, bem-estar e vitalidade.

  • E.

    a aprendizagem de diferentes linguagens e para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

A educação básica, nos níveis fundamental e médio, será organizada de acordo com as seguintes regras comuns:

  • A.

    a carga horária no fundamental será de cento e oitenta dias, e no ensino médio, de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • B.

    cento e cinquenta dias no mínimo de período letivo, com a carga horária de oitocentas horas de estudos, incluindo o tempo reservado aos exames finais oral e escrito.

  • C.

    no ensino fundamental, será utilizado o recurso de aulas de recuperação, após o período letivo, e, no ensino médio, em horário alternativo para o educando.

  • D.

    a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

  • E.

    realização de verificações mensais de aprendizagem e exame final escrito e oral, segunda época para os casos de duas reprovações de disciplinas, tanto no fundamental como no médio.

O Regimento Escolar é um documento vigente em cada escola, significando:

  • A.

    uma exigência do Sistema Municipal de Educação para que as escolas funcionem com ordem, exigindo a presença docente e dos estudantes nas diversas funções e tarefas próprias à instituição.

  • B.

    um documento escrito que estabelece as normas comportamentais do magistério, detalhando as suas competências, o quadro de horário semanal das aulas e os dias da realização das provas.

  • C.

    uma expressão da vontade da direção e da supervisão escolar que desejam um funcionamento orgânico da escola, através das definições de competências de todos que atuam profissionalmente na escola.

  • D.

    a definição de competências do corpo docente e dos funcionários administrativos, como também o detalhamento a respeito das penalidades afetas aos alunos indisciplinados, desde a suspensão das aulas até a expulsão da escola.

  • E.

    um dos instrumentos de execução do projeto político-pedagógico da escola, devendo ser discutido e aprovado pela comunidade escolar, tornando-se conhecido por todos.

Para conhecer mais acerca do currículo ao longo da história, a orientadora pedagógica de uma escola fez pesquisas a fim de aprender um pouco mais sobre o assunto e transmiti-lo aos professores, com a coordenadora pedagógica, durante uma reunião. Assim, sobre as transformações históricas do currículo no Brasil e no mundo, é correto afirmar que,

  • A.

    no Egito, na Suméria e na Grécia, os currículos iniciais tinham como eixos centrais os saberes transmitidos ao longo das gerações, principalmente aqueles relacionados à história dos povos.

  • B.

    na Grécia antiga, a música existia apenas para apreciação, não existia como componente curricular nas escolas.

  • C.

    na Roma antiga, havia os escravos, de um lado, que não frequentavam as escolas e, de outro, os “aprendizes”, de classes mais abastadas e que eram conhecidos como pedagogos.

  • D.

    antigamente, os três primeiros anos de escolaridade eram reservados somente para aprender a ler e, posteriormente, continuavam nas escolas apenas as classes mais favorecidas para aprender a escrever.

A educação é um direito fundamental de todos, homens e mulheres, de todas as idades no mundo inteiro. Mesmo que a educação não seja condição suficiente, ela pode contribuir para conquistar um mundo mais seguro, mas sadio e ambientalmente melhor.

A educação é de importância

  • A.

    básica para o desenvolvimento individual do aluno.

  • B.

    fundamental para o progresso pessoal e social.

  • C.

    relativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno.

  • D.

    essencial para o desenvolvimento do mercado de trabalho.

O Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) foi criado em 2007 como parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). A respeito do Ideb, podemos afirmar que:

I. é um instrumento que permite ao INEP medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino;

II. é uma das provas que compõem o complexo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e da Prova Brasil;

III. caracteriza-se em importante referência para o estudo e o estabelecimento de metas de desempenho para as escolas;

IV. o desempenho de uma escola no Ideb pode revelar as falhas de aprendizagem de seus alunos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I, II e III.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

  • A.

    adaptação da criança na escola.

  • B.

    redução do analfabetismo em números absolutos.

  • C.

    eliminação do analfabetismo funcional das crianças.

  • D.

    ampliação de vagas nos anos iniciais do ensino fundamental.

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