Questões sobre Estrutura Educacional Brasileira

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Julgue os próximos itens, acerca da educação profissional e tecnológica.

Os institutos federais desenvolvem, com objetivo filantrópico, a educação profissional e tecnológica, de modo a instrumentalizar os alunos para o atendimento das necessidades do mercado de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

O índice de desenvolvimento da educação básica é calculado com base na soma dos resultados do sistema nacional de avaliação da educação básica e dos resultados do exame nacional do ensino médio, com a finalidade de controle e regulação dos sistemas de ensino.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com a Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, alguns pontos devem ser destacados em relação aos Princípios Fundamentais da Educação Infantil. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A.

    3 – 1 – 2.

  • B.

    2 – 3 – 1.

  • C.

    3– 2 – 1.

  • D.

    1 – 2 – 3.

  • E.

    1 – 3 – 2.

Acerca das políticas de avaliação da educação brasileira, julgue os itens que se seguem.

O sistema de seleção unificada (SISU), criado e gerenciado pelo Ministério da Educação, é uma estratégia de fortalecimento e institucionalização do exame nacional do ensino médio (ENEM), ao consolidar os resultados desse exame no ingresso aos cursos de graduação das instituições de educação superior.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao debate atual sobre a universidade pública brasileira e as funções universitárias de ensino, pesquisa e extensão, julgue os próximos itens.

O debate atual sobre a universidade descarta a ideia de uma possível vinculação das atividades de pesquisa com o sistema de avaliação e com as políticas de financiamento da produção acadêmica, em detrimento dos valores éticos, da ciência e da humanização das relações de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as sentenças abaixo, conforme os apontamentos de Mantoan:

I. Atualmente, muitas escolas diversificam o programa, mas esperam que, no fim das contas, todos tenham os mesmos resultados.

II. A inclusão no Brasil, hoje, continua com muita gente acreditando que o melhor é excluir, manter as crianças em escolas especiais, que dão ensino adaptado.

III. Os estudantes com deficiências graves são os menos excluídos nas escolas regulares.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas III.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

Segundo Ariès, a partir do século XVII, o apego à infância e à sua particularidade se exprimia mais através

  • A.

    da distração e da brincadeira.

  • B.

    do interesse psicológico e da preocupação moral.

  • C.

    dos trajes usados pelas crianças.

  • D.

    dos jogos sazonais.

  • E. do cuidado com a aparência física.

A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)

O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação

  • A.

    cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.

  • B.

    desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.

  • C.

    contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.

  • D.

    evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.

  • E.

    formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.

Sueli é mãe de Ana Paula e foi solicitada a comparecer à escola para reunião com a coordenadora e com a professora para tratar de assuntos pedagógicos. A professora mencionou que faz muitas intervenções individuais junto à aluna e que Ana Paula tem dificuldades em compreender os conteúdos, porém é muito dedicada e sempre procura sanar suas dúvidas. A coordenadora explicitou a importância do acompanhamento familiar quanto às tarefas enviadas para casa e que seria muito importante que a aluna frequentasse o reforço, pois poderia avançar mais rapidamente. A mãe disse que não valoriza os estudos porque sabe que o futuro das mulheres é casar, ter filhos e dedicar-se aos afazeres domésticos. Essa fala da mãe remonta a uma época em que no Brasil as meninas eram educadas em casa a, principalmente, aprender tarefas domésticas e não tinham direito à instrução escolar. Sobre a trajetória de exclusão e inserção da mulher na educação formal, é possível afirmar que

  • A.

    no período colonial, as mulheres não podiam frequentar a educação formal e, aquelas que quisessem aprender a ler, iam aos conventos. O ensino passou a ser disponibilizado às mulheres no período do Império Brasileiro.

  • B.

    o Brasil seguia os moldes de Portugal, e lá as mulheres não queriam trabalhar ou estudar, pois preferiam dedicar-se ao lar e à família.

  • C.

    as mulheres começaram a ter acesso à Educação na esfera pública no Brasil somente no século XVIII. Antes, elas eram impossibilitadas de frequentar qualquer tipo de ensino formal.

  • D.

    a escola para meninas foi aberta ainda no período colonial quando foi criada a Lei Magna.

Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas

I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;

II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;

III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

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