Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Processo de ensino-aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A pedagogia da diversidade visa

  • A. inserir seletivamente alunos deficientes no ensino regular, desde que eles se adaptem aos parâmetros da realidade dos alunos considerados normais.
  • B. tornar normais as relações entre os diversos grupos sociais.
  • C. promover a caridade a diferentes grupos sociais.
  • D. acolher os indivíduos independentemente de suas características físicas, sociais e culturais, de forma a universalizar o acesso à educação a todos.
  • E. à inclusão de grupos considerados excepcionais — superdotados ou deficientes.

Assinale a opção que, no âmbito da educação não formal, apresenta uma ação educativa direcionada à sensibilização dos estudantes sobre as questões ambientais e a sua organização e participação na defesa da qualidade do meio ambiente.

  • A. apresentação de peça teatral sobre a história do Brasil em uma escola de ensino fundamental
  • B. implementação, em uma sala de aula, de aquecedores solares produzidos, com garrafas plásticas, por estudantes da Educação de Jovens e Adultos
  • C. implementação, de forma participativa, de horta orgânica por grupo de jovens
  • D. captação de água de chuva, em uma instituição de ensino, por funcionários de uma empresa especializada
  • E. realização de excursão escolar do ensino médio a jardins botânicos

De acordo com legislação vigente, assinale a opção correta a respeito da educação ambiental (EA).

  • A. A abordagem de conteúdos relacionados à EA é facultativa em escolas privadas.
  • B. Na legislação vigente, estabeleceu-se uma concepção pedagógica exclusiva para as abordagens de EA na educação básica.
  • C. De acordo com as diretrizes da PNEA, deve ser estimulada, nos sistemas de ensino, a construção de grupos de estudos que sejam, ao mesmo tempo, autônomos e emancipatórios, com o objetivo de incentivar a interdisciplinaridade.
  • D. A EA vem sendo implantada como disciplina específica nos currículos de instituição de ensino médio público, conforme previsto na legislação vigente.
  • E. As abordagens de EA relacionadas a conflitos ambientais violentos devem ser evitadas no âmbito do ensino fundamental.

No que se refere à organização didático-pedagógica e suas implicações na construção do conhecimento em sala de aula, julgue os itens a seguir. O trabalho pedagógico subsidiado pela prática social problematizadora instiga os educandos à reflexão acerca da realidade que os cerca, de modo que os conhecimentos construídos na prática pedagógica retornam à prática social por meio da experiência coletiva.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito dos processos desenvolvimento e aprendizagem, assinale a opção correta.

  • A. O meio cultural tem pouca ou nenhuma importância na direção desses processos, já que eles nascem com os sujeitos.
  • B. Nos sujeitos com deficiência, esses processos devem ser estimulados e acompanhados durante toda a vida por profissionais especializados.
  • C. No que se refere a esses processos, é necessária a inter-relação entre sujeito, objeto e cultura, ocorrendo a aprendizagem quando os processos têm significado para o sujeito que aprende.
  • D. Esses processos são independentes na relação entre sujeitos e objetos de conhecimento.
  • E. Descrevem-se esses processos a partir de uma lógica ambientalista (movimento behaviorista), inatista, construcionista ou histórico-cultural, entretanto, o sujeito não tem qualquer autonomia acerca de tal desenvolvimento.

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Além de infraestrutura tecnológica, as escolas necessitam repensar seus espaços, tempos e relações sociais, de forma que as informações sejam convertidas em conhecimento, por meio da mediação de professores que dominem tais recursos e linguagens.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito do impacto da atual sociedade da informação nos paradigmas educacionais, julgue os itens que se seguem. Na sociedade atual, em função dos novos recursos tecnológicos, acelerou-se o processo de transmissão do saber, mas não sofreram impactos significativos as regras de transmissão e as relações sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Leia as afirmativas a seguir no que se refere à tomada de decisão:

I. Quando existe um processo decisório é inerente que emerjam distorções e estas, consequentemente afetam análises e conclusões.

II. É comum ter uma (re)avaliação de caminhos alternativos de uma ação nos processos decisórios.

III. Nem todo problema será identificado como um problema em um processo decisório.

IV. A decisão que se faz de modo individualizado poderá afetar o final alcançado.

V. A tomada de decisão quase nunca virá como uma reação frente a um problema.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, III apenas
  • B. II, IV, V apenas
  • C. III, IV apenas
  • D. I, II, III, IV apenas
  • E. II, V apenas

Sabemos que o conhecimento é um recurso intangível, que reside essencialmente nas mentes das pessoas. Para entender melhor a gestão do conhecimento, o ideal seria entender o conceito de conhecimento e suas características. Nesse sentido, leia as proposições a seguir:

I. O conhecimento explícito é todo o conhecimento que reside fora da mente humana.

II. Conhecimento explícito é todo o conhecimento documentado e contido em informações não estruturadas.

III. O conhecimento implícito é o conhecimento que pode se tornar explícito a qualquer momento.

IV. Conhecimento implícito é o que reside na mente humana, mas pode ser transferido para o papel ou para outra mente a partir da comunicação.

V. O conhecimento tácito é o que não está escrito e nem pode ser traduzido em palavras.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I, II IV apenas
  • B. II, III, V apenas
  • C. I, II, III, IV, V
  • D. III, IV apenas
  • E. III, IV, V apenas

No que se refere à comunicação aumentativa e alternativa (CAA), assinale a opção correta.

  • A. Serviços de TA, a exemplo da fisioterapia, da psicologia e da terapia ocupacional, são recursos exclusivos da CAA.
  • B. Os sistemas de símbolos gráficos são recursos de CAA utilizados por fonoaudiólogos, únicos profissionais habilitados para operacionalizá-los.
  • C. Expressões faciais e corporais, sons e gestos são considerados elementos da comunicação alternativa que não dependem de auxílios externos.
  • D. O vocalizador é um recurso de CAA específico para o auxílio de estudantes cegos no processo de aprendizagem.
  • E. Os recursos de CAA para o atendimento aos estudantes com dificuldade de fala são construídos de modo a atender o maior número possível de estudantes da escola.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...