Questões sobre Relação aluno, professor e família

Lista completa de Questões sobre Relação aluno, professor e família para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca da relação entre professor e aluno na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. Para construir uma relação positiva com as crianças, o professor da educação infantil deve ignorar os erros cometidos por elas.
  • B. O diálogo de confiança favorece relações permissivas entre professor e aluno, mas também acentua o conflito entre eles.
  • C. Recomenda-se que o professor da educação infantil trabalhe conteúdos bem simples com as crianças, a fim de evitar que elas se frustrem com eventuais resultados negativos.
  • D. A relação do professor com as crianças é sempre amigável graças à índole inócua delas.
  • E. Essa relação constitui um dos elementos da organização da proposta pedagógica na educação infantil.

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A exigência de que o professor trace os objetivos, organize o planejamento da aula e busque formas de estabelecer uma comunicação que garanta a aprendizagem efetiva está diretamente relacionada ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Os aspectos cognoscitivos correspondem aos conteúdos ensinados pela escola e às tarefas relacionadas à aprendizagem.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. A interação humana possui valor pedagógico fundamental, pois é por intermédio das relações professor/aluno e aluno/aluno que o conhecimento se constrói coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. Na relação professor/aluno, é frequente se confundir autoridade com autoritarismo, uma vez que tanto este quanto aquela são consequência natural do processo de acúmulo de conhecimento técnico pelo professor e da preocupação deste com a evolução do aluno na construção do conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista que a interação professor/aluno, crucial para a relação pedagógica e para a efetivação do processo ensinar-aprender, é permeada por dois aspectos, o cognoscitivo e o socioemocional, julgue os itens a seguir, acerca da relação professor/aluno. As relações pessoais estabelecidas entre o educador e a turma relacionam-se ao aspecto socioemocional.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens a seguir, relativos a coordenação pedagógica, à relação professor/aluno e ao compromisso social e ético do professor. No que se refere à relação professor/aluno, as tendências pedagógicas libertária e libertadora têm aspectos comuns ao ressaltarem o antiautoritarismo, as experiências individuais e a autogestão pedagógica.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da atuação do professor no atendimento das propostas de escolas inclusivas, assinale a opção correta.

  • A. O professor deverá planejar suas aulas independentemente do planejamento da escola, já que conhece as particularidades das necessidades educacionais de cada um dos seus alunos.
  • B. Para atender alunos com necessidades educacionais especiais, o professor deverá contar com o apoio de profissionais especializados.
  • C. Para não prejudicar o desenvolvimento dos alunos da educação regular, o professor não deve modificar a sua ação pedagógica para atender alunos com necessidades educacionais especiais.
  • D. Para atender as necessidades dos alunos, independentemente de apresentarem ou não necessidades educacionais especiais, o professor deve realizar avaliações classificatórias do processo educativo e valorizar o esforço individual de cada um.
  • E. O professor deverá evidenciar as necessidades educacionais especiais de seus alunos para que estes sejam atendidos prioritariamente em relação aos demais alunos da escola.

Uma mediação eficaz do processo de aprendizagem de alunos dos anos iniciais do ensino fundamental depende de o professor

  • A. incentivar os estudantes a competirem entre si para alcançarem maiores notas nas avaliações.
  • B. investir na aprendizagem dos estudantes que apresentem déficit de aprendizagem em detrimento dos alunos com altas habilidades, pois estes, ao contrário daqueles, conseguem aprender sozinhos.
  • C. ter nível de conhecimento restrito aos conteúdos que ensina.
  • D. empregar uma linguagem escorreita na comunicação com os alunos, proibindo-os de utilizar gírias e formas vocabulares coloquiais em sala de aula.
  • E. aproximar-se dos estudantes, construir relações respeitosas com eles e considerar suas diferenças individuais.

Na função de mediador do processo de construção do conhecimento pelo aluno, o professor deve

  • A. manter uma prática pedagógica conservadora para com os estudantes menos dedicados, uma vez que é inútil planejar novas metodologias em função de alunos desinteressados.
  • B. separar os estudantes que apresentam níveis de aprendizagem mais desenvolvidos dos que se encontram defasados, para não prejudicar os que sejam mais dedicados.
  • C. exigir menos empenho dos estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem que do restante da turma.
  • D. buscar manter-se motivado, voltando sua atenção totalmente aos estudantes que apresentam maior interesse em aprender.
  • E. empenhar-se em realizar um trabalho que contribua para o sucesso da aprendizagem da turma.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...