Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem

Lista completa de Questões sobre Teorias do Ensino e da Aprendizagem para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As tendências pedagógicas estão organizadas de acordo com a posição que cada uma adota em relação às finalidades sociais da escola. Essas finalidades afetam a relação professor/aluno, a prática escolar, os pressupostos de aprendizagem, o método de ensino e o papel da escola. A tendência pedagógica denominada pedagogia liberal

  • A. considera, em sua versão tradicional, que os conteúdos e os procedimentos didáticos estão relacionados à realidade social e ao cotidiano dos alunos.
  • B. propõe, em suas versões tradicional e renovada progressista, que o processo educativo privilegie as necessidades e os interesses individuais para a adaptação ao meio social.
  • C. propõe, em sua versão tradicional, que o ensino valorize a experiência direta do estudante sobre o meio social, considerando-o sujeito do conhecimento.
  • D. considera que a função da escola é preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, conforme valores e normas vigentes na sociedade de classes.
  • E. subdivide-se em três conjuntos: tendência tradicional, renovada progressivista/tecnicista e libertadora.

Na sala de aula, o feedback, ou conhecimento de resultado, como ferramenta de ensino-aprendizagem, é importante para o aluno

  • A. comparar-se com os colegas.
  • B. avaliar a escola.
  • C. saber a sua nota.
  • D. avaliar o professor.
  • E. confirmar se aprendeu o conteúdo.

Ao elogiar um aluno que obteve êxito em uma tarefa ou alcançou uma meta proposta, o professor adota uma atitude relevante para a promoção da aprendizagem conhecida como

  • A. expectativa.
  • B. retribuição.
  • C. compensação.
  • D. premiação.
  • E. motivação.

O processo de modificação do comportamento dos seres humanos, assim como o de outros animais, denomina-se

  • A. interação.
  • B. aprendizagem.
  • C. mutação.
  • D. evolução.
  • E. maturação.


O diálogo entre os alunos, como processo de desenvolvimento afetivo, cognitivo e social, está fortemente associado à perspectiva

  • A. freudiana.
  • B. piagetiana.
  • C. walloniana.
  • D. vygotskiana.
  • E. behaviorista.

A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação: aquilo que a criança é capaz de fazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã.

O conceito precedente foi desenvolvido pelo teórico sócio-interacionista

  • A. Skinner.
  • B. Freud.
  • C. Rogers.
  • D. Piaget.
  • E. Vigotsky.

A corrente de desenvolvimento que postula que o reforço aumenta a probabilidade de um comportamento, ou seja, que o comportamento pode ser condicionado é denominada

  • A. empirista.
  • B. interacionista.
  • C. comportamental.
  • D. humanista.
  • E. inatista.

Ao interromperem sua trajetória escolar, jovens e adultos de camadas populares repetem histórias, muitas vezes coletivas e familiares, de negação de direitos. Não admitir o enraizamento dessa negação, dessa identidade coletiva, social e popular, compromete a percepção da própria identidade da educação de jovens e adultos (EJA), correndo-se o risco de essa modalidade ser encarada como mera oferta individual de oportunidades pessoais perdidas. A respeito do ensino médio e da educação de jovens e adultos, julgue os itens subsequentes. Como síntese de concepções e métodos originários de outras ciências, como a história, a sociologia, a filosofia e a biologia, a geografia deve abordar no ensino médio aspectos físicos e humanos, a partir da problematização da relação entre homem e natureza.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à rotina na educação infantil, assinale a opção correta.

  • A. A rotina na educação infantil tem a função de treinar a criança para as atividades que desenvolverá na vida adulta.
  • B. A capacidade de criação da criança torna-se estagnada com a rotina, a qual deve ser sempre reinventada de modo a viabilizar o desenvolvimento criativo das crianças.
  • C. A incorporação dos conceitos de espaço, tempo e organização independe das rotinas adotadas na educação infantil.
  • D. A rotina é uma forma de racionalização ou de tecnologia constituída pelos seres humanos e pelas instituições para organizar e controlar a vida cotidiana.
  • E. A organização do tempo e dos espaços da escola de educação infantil é uma atividade exclusiva dos adultos, já que somente eles são capazes de organizar rotinas.

Com base no Currículo em Movimento para a Educação Básica, julgue os itens que se seguem. A metodologia triangular no ensino de artes preconiza que o conhecimento do aluno seja construído a partir dos seguintes eixos: o fazer artístico, a contextualização histórica e a apreciação estética. Além de contribuir com o desenvolvimento cognitivo do aluno, esse tripé contempla várias dimensões da integralidade do ser humano, por isso se aproxima da concepção de educação integral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...