Questões de Pedagogia da COPEVE/ UFAL

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A mudança na Lei descrita no enunciado permitiu aos professores do ensino infantil

  • A. modificar os procedimentos de avaliação.
  • B. ampliar as oportunidades de qualificação.
  • C. descartar a obrigatoriedade de alfabetizar.
  • D. repensar as estratégias de curricularização.
  • E. alterar a permanência dos alunos na escola.

As questões sobre o currículo estão no centro das discussões atuais. Segundo Marisa Vorraber Costa (2001), as teorias curriculares expressam determinadas visões de mundo e de currículo. Na teoria pós-crítica, o currículo precisa levar em consideração, principalmente,

  • A. identidades, classe social, currículo oculto, diferenças e avaliação.
  • B. identidades, diferenças, alteridades, gênero e multiculturalismo.
  • C. conteúdos, identidades, planejamento de ensino, avaliação e multiculturalismo.
  • D. classe social, identidades, avaliação, planejamento e avaliação da aprendizagem.
  • E. conteúdos, avaliação da aprendizagem, planejamento de ensino, classe social e identidades.

Entre as várias definições de currículo, Marisa Vorraber Costa (2001) afirma que o currículo constitui um conjunto articulado de saberes, regidos por uma ordem social que elege determinadas narrativas consideradas válidas. Nesse contexto, o currículo

I. envolve elementos culturais.

II. diz respeito unicamente a uma listagem de conteúdos a serem transmitidos aos educandos.

III. expressa relações de poder, de classe social e de visão de mundo de uma determinada sociedade.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Para se adaptar à Lei que orienta o ensino fundamental de 9 anos, as escolas devem

  • A. reorganizar os sistemas de avaliação.
  • B. extinguir a sala de alfabetização escolar.
  • C. criar um novo projeto político-pedagógico.
  • D. separar, fisicamente, as turmas no 1º ano.
  • E. contratar professores mais bem qualificados.

Não se constrói um Projeto Político Pedagógico sem norte, sem rumo. Por isso, todo projeto pedagógico da escola é também político (GADOTTI e ROMÃO, 1997). Dadas as afirmativas,

I. O Projeto Político Pedagógico deve ter como marco fundamental a participação democrática, o ser multicultural, mantendo o convívio com base em hierarquias fixas.

II. O Projeto Político Pedagógico deve registrar, orientar, estabelecer ações, metas e estratégias que tenham como objetivo o disciplinamento dos corpos e das mentes.

III. O Projeto Político Pedagógico de uma escola é fruto de uma ação cotidiana e que precisa tomar decisões para o bem de toda comunidade escolar.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário

  • A. A sociedade atual está sendo pautada pela tríade: informação, conhecimento e aprendizagem. Essa sociedade está gerando demandas de ensino e de aprendizagem particulares a este novo milênio, que tem privilegiado a informação facilmente produzida e disseminada pela internet. Passamos a ter uma relação mais pessoal e dinâmica com a informação e uma interação mais frequente com as fontes, sejam elas pessoas ou bancos de dados localizados em qualquer lugar do mundo. Nesse sentido, para que o uso da informática possibilite enriquecer os processos educativos, é necessário
  • B. realizar cursos de aperfeiçoamento sobre introdução ao uso de informática na educação, desenvolvendo materiais didáticos que sirvam de consultas virtuais nos repositórios de conteúdos de aprendizagem que dispensem a interação entre professor e aluno.
  • C. realizar trocas comunicacionais entre professores e alunos, disponibilizando o material didático em um repositório digital para realização das tarefas ou atividades propostas.
  • D. ter competências para explorar, selecionar e organizar informações relacionadas ao conteúdo planejado para manter apenas os registros de sala de aula.
  • E. configurar os espaços de aprendizagem individual com materiais autossuficientes destinados ao aprendizado dependente.

As decisões, no âmbito da gestão democrática, precisam ser de conhecimento público, garantindo, assim, a

  • A. descentralização.
  • B. transparência.
  • C. participação.
  • D. coletividade.
  • E. isonomia.

Sendo o Planejamento Didático um momento fundamental da organização do tempo da escola, a sua execução possui etapas que são determinantes para a eficiência e eficácia do processo ensino-aprendizagem. Podemos compreender o planejamento como um conjunto de ações que permitem sistematizar o trabalho docente com vista ao atendimento dos objetivos e metas que se pretende atingir em determinado contexto escolar. São etapas fundamentais do Planejamento Didático:

  • A. a seleção de conteúdos, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • B. a definição dos objetivos gerais, a definição dos objetivos específicos e o planejamento curricular.
  • C. a seleção do corpo docente, a definição do calendário escolar e a definição dos processos de avaliação.
  • D. a definição do planejamento curricular, a definição de objetivos e a definição dos processos de avaliação.
  • E. a definição de testes de pré-sondagem, a definição do calendário escolar e a definição do calendário de planejamento.

Dadas as afirmativas sobre o planejamento de ensino, peça fundamental para a organização do trabalho docente,

I. Planejar é um ato exclusivamente político-filosófico.

II. O planejamento de ensino é uma atividade meramente técnica de administrar recursos, tempo e um modo de organizar os conteúdos.

III. O ato de planejar, seja no nível macro, seja no nível micro, envolve o comprometimento com um tipo de ser humano e de construção da sociedade.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.

O sistema educacional, ao longo da história, tem desempenhado um importante papel na evolução das sociedades, uma vez que prepara as gerações para os desafios evolutivos das nações. No contexto da formação de professores, têm sido produzidos saberes e conhecimentos sobre o planejamento da ação docente como espaço privilegiado para adequar a escola aos objetivos do desenvolvimento social. Assim, o planejamento constitui-se em um ato pedagógico fundado na necessidade de aproximar a escola das demandas da sociedade. São objetivos do planejamento pedagógico:

I. produzir planos escolares;

II. definir objetivos e metas do ensino;

III. estabelecer procedimentos de avaliação.

Das afirmativas, verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
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