Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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A reflexão sobre o currículo está instalada como tema central nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas e nas propostas dos sistemas de ensino, assim como nas pesquisas, na teoria pedagógica e na formação inicial e permanente dos docentes. Cabe destacar que a palavra currículo tem sido também utilizada para indicar efeitos alcançados na escola, que não estão explicitados nos planos e nas propostas, não sendo sempre, por isso, claramente percebidos pela comunidade escolar. Trata-se do chamado currículo oculto e podemos citar como exemplos, EXCETO:

  • A. Excursões e passeios escolares.
  • B. A forma de distribuição dos alunos pelas turmas.
  • C. Os modos de organizar o espaço e o tempo na escola.
  • D. A forma como a escola incentiva o aluno a chamar a professora.

As referências para formulação dos objetivos educacionais estão interligadas e sujeitas a contradições, não podendo ser tomadas isoladamente, pois, por exemplo, os conteúdos escolares estão em contradição não somente com as possibilidades reais dos alunos em assimilá-los, como também com os interesses majoritários da sociedade, na medida em que podem ser usados para disseminar a ideologia de grupos e classes minoritárias. O mesmo se pode afirmar em relação aos valores e ideais proclamados na legislação escolar. Isso significa que a elaboração dos objetivos pressupõe da parte do professor:

I. Uma avaliação crítica das referências que utiliza em face dos determinantes sociopolíticos da prática educativa. Uma avaliação da pertinência dos objetivos e conteúdos propostos pelo sistema escolar oficial, verificando em que medida atendam as exigências de democratização política e social.

II. Saber compatibilizar os conteúdos com necessidades, aspirações, expectativas da clientela escolar, bem como torná-los exequíveis face às condições socioculturais e de aprendizagem dos alunos.

III. Se perceber como agente de uma prática profissional inserida no contexto mais amplo da prática social, capaz de fazer a correspondência entre os conteúdos que ensina e sua relevância social, frente às exigências de transformação da sociedade presente e diante das tarefas que cabe ao aluno desempenhar nos âmbitos social, profissional, político e cultural.

 Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

Para Zabala, alguns teóricos da educação, a partir da constatação da complexidade das variáveis que intervêm nos processos educativos, afirmam a dificuldade de se controlar essa prática de modo consciente. Na sala de aula, acontecem muitos fatos simultaneamente, rapidamente e de forma imprevista e, durante muito tempo, o que faz com que se considere difícil, quando não impossível, a tentativa de encontrar referências ou modelos para racionalizar a prática educativa. Nesse sentido, distingue algumas formas muito diferentes de desenvolver esta prática; analise-as.

I. O professor empreende uma pesquisa sobre um problema prático, mudando sobre esta base algum aspecto de sua prática docente. Nesse caso, o desenvolvimento da compreensão precede a decisão de mudar as estratégias docentes.

II. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A ação inicia a reflexão.

III. O professor modifica algum aspecto de sua prática docente como resposta a algum problema prático, depois de comprovar sua eficácia para resolvê-lo. Através da avaliação, a compreensão inicial do professor sobre o problema se transforma. Portanto, a decisão de adotar uma estratégia de mudança precede o desenvolvimento da compreensão. A reflexão inicia a ação.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

O autor, ao qual se refere a teoria exposta, trata-se de:

  • A. Piaget.
  • B. Skinner.
  • C. Bandura.
  • D. Vygotsky.

De acordo com o exposto, trata-se da Teoria:

  • A. Cognitivista.
  • B. Behaviorista.
  • C. Construtivista.
  • D. Sociointeracionista.

Tratar de avaliação é falar de concepção de ensino e aprendizagem. A maneira como o professor vê seu aluno e como compreende os processos de aprender e ensinar interfere diretamente no modo como avalia e nos usos que faz de seus resultados. O conceito geral de avaliação envolve medida, levantamento e julgamento de dados para a tomada de decisão. Existem diferentes dimensões de avaliação, todas envolvidas pela tomada de decisão. Considerando o exposto e as avaliações citadas a seguir, relacione-as adequadamente com as afirmativas apresentadas.

1. Avaliação de larga escala.

2. Avaliação institucional.

3. Avaliação na sala de aula.

4. Avaliação de projetos.

( ) Analisa a escola, reúne dados e avalia as condições e os caminhos que estão sendo percorridos pela instituição. Este tipo de avaliação exige a participação de todos.

( ) Por possuírem prazo de início e término, com metas e recursos definidos, são avaliados em situações específicas, para compreender o alcance ou a qualidade do programa.

( ) Analisa o contexto e as condições de trabalho, considera o aluno individualmente e as circunstâncias que o envolvem. É baseada na relação professor-aluno e permite identificar as dificuldades e corrigi-las no processo.

( ) Utilizada para avaliar o sistema. São as avaliações externas tais como Prova Brasil, Provinha Brasil, ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), ANA (Avaliação Nacional de Alfabetização) etc. Seus dados podem ser utilizados na escola, como material para identificar as dificuldades no processo, verificar a qualidade do ensino, reorientar os planejamentos para os anos subsequentes etc.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4.
  • B. 3, 4, 2, 1.
  • C. 2, 4, 3, 1.
  • D. 4, 2, 1, 3.

“Logo que aprende a andar, a criança parece tão encantada com sua nova capacidade que se diverte em locomover-se de um lado para outro, sem uma finalidade específica.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. O exercício dessa capacidade, somado ao progressivo amadurecimento do sistema nervoso, propicia o aperfeiçoamento do andar, que se torna cada vez mais seguro e estável, desdobrando-se nos atos de correr, pular e suas variantes.

II. A grande dependência que andar propicia na exploração do espaço é acompanhada também por uma maior indisponibilidade das mãos.

III. Ao mesmo tempo que a criança explora o ambiente, apresenta inadequação de movimentos e gestos às demandas da realidade.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. II, apenas.
  • D. I e III, apenas.

Analise as afirmativas correlatas a seguir.

I. “Quando utilizam a linguagem do faz de conta, as crianças enriquecem sua identidade.”

PORQUE

II. “Podem experimentar outras formas de ser e pensar, ampliando suas concepções sobre as coisas e pessoas ao desempenhar vários papéis sociais ou personagens.”

Assinale a alternativa correta.

  • A. As duas afirmativas são falsas.
  • B. A segunda afirmativa contradiz a primeira.
  • C. A segunda afirmativa é uma justificativa da primeira.
  • D. A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda, falsa.

“A construção da identidade e da autonomia diz respeito ao conhecimento, desenvolvimento e uso dos recursos pessoais para fazer frente às diferentes situações da vida.” De acordo com o exposto, analise as afirmativas a seguir.

I. A fonte original da identidade está naquele círculo de pessoas com quem a criança interage no início da vida.

II. É preciso planejar oportunidades em que as crianças dirijam suas próprias ações, tendo em vista seus recursos individuais e os limites inerentes ao ambiente.

III. A passagem da autonomia para heteronomia supõe recursos internos – sociais e culturais – e externos – afetivos e cognitivos.

IV. O complexo processo de construção da identidade e da autonomia consiste, basicamente, das interações socioculturais.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

  • A. IV.
  • B. I e II.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.

“Assim como o tempo, o espaço também deve ser organizado levando-se em conta o objetivo da educação infantil de promover o desenvolvimento integral das crianças.” Com base na citação, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Quando as crianças brincam nas zonas circunscritas, ficam menos tempo interagindo com outras crianças.
  • B. As escolas de educação infantil têm na organização dos ambientes uma parte importante de sua proposta pedagógica.
  • C. É preciso oferecer espaços com propostas diferenciadas, situações diversificadas que ampliem as possibilidades de exploração e “pesquisa” infantis.
  • D. Os espaços e objetos de uma creche devem estar a favor do desenvolvimento sadio dos bebês, propiciando-lhes experiências novas e diversificadas.
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