Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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De acordo com a teoria de aprendizagem, segundo Vygotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. O desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social, ou seja, de sua interação com outros indivíduos e com o meio.

II. A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor.

III. Aprender é uma interpretação pessoal do mundo, ou seja, é uma atividade individualizada, um processo ativo no qual o significado é desenvolvido com base em experiências.

IV. As crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação.

V. Para ocorrer a aprendizagem, a interação social deve acontecer dentro da Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), que seria a distância existente entre aquilo que o sujeito já sabe, seu conhecimento real e aquilo que o sujeito possui, potencialidade para aprender, seu conhecimento potencial.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. II, III e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.

Tanto a teoria psicogenética de Piaget quanto a teoria sociohistórica de Vygotsky repercutem no contexto educacional, tendo como elemento cêntrico a atitude interacionista dos indivíduos com o meio socioambiental. As duas teorias descrevem a criança como um ser ativo e atento, habilitada para constantemente gerar novas hipóteses sobre o seu entorno. Entretanto, existem diferenças entre elas. Acerca dessas teorias, assinale a afirmativa que trata de Vygotsky.

  • A. A linguagem ocorre com o desenvolvimento do processo cognitivo.
  • B. O pensamento vem antes da linguagem e esta é apenas uma das expressões do pensamento.
  • C. Pensamento e linguagem aparecem junto e a linguagem ajuda a desenvolver os processos mentais.
  • D. A formação do pensamento depende basicamente da coordenação dos esquemas sócio‐motores e não da linguagem.

Paulos (1994), ao analisar a importância da matemática na vida das pessoas, afirma que sua função principal é ensinar a pensar, a analisar problemas reais e solucioná‐los. Considerando esta premissa e as propostas metodológicas para a efetivação desta aprendizagem que compreendem em resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática, história da matemática, uso de novas tecnologias e jogos, analise.

I. Na resolução de problemas, o aluno torna‐se o protagonista do processo, sendo estimulado a encontrar soluções para as situações desafiadoras, originárias do dia a dia. Neste processo, há o envolvimento com o fazer matemático, no sentido de criar hipóteses, fazer conjecturas, num ambiente de investigação.

II. A modelagem matemática é um processo de compreensão de situações advindas do mundo real, pressupondo um ciclo de atuação que parte de um dado real, cria uma simulação que explica esta realidade e, com os dados obtidos, volta‐se para ela, validando ou reformulando o que foi criado.

III. A etnomatemática procura valorizar a matemática tendo como base o estudo dos diferentes grupos étnico‐culturais. Os conceitos construídos pelo aluno no seu ambiente podem se constituir em ponto de partida para o ensino formal e permitem‐lhe a compreensão crítica circunscrita da sua realidade cultural, possibilitando a resolução de problemas sem a imposição do saber institucionalizado.

IV. O uso das novas tecnologias no ensino da matemática nas séries iniciais não deve ser introduzido, pois ambientes de investigação e exploração virtuais inibem a criatividade dificultando o desenvolvimento do pensamento lógico‐matemático.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

Piaget (1980) atribui grande importância à interação social; para ele, as trocas são indispensáveis, tanto para que as crianças elaborem o pensamento lógico quanto para que os adultos construam as ciências. Contudo, para que tais trocas ocorram se faz necessário o uso de estratégias que possibilitem ao docente criar espaços de interação. Neste sentido, o jogo atualmente é considerado um recurso que auxilia na aprendizagem da matemática. Considerando esta premissa, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O jogo tem por finalidade ajudar o aluno a desenvolver o seu raciocínio lógico com praticidade, adquirindo habilidades e competências, pois, através desta prática de ensino, é possível construir também relações sociais cujo propósito é aprender a lidar com limite e ações de respeito ao próximo.
  • B. Deve‐se deixar o aluno participar da atividade de modo que ele decida o que fazer no jogo, as metas a alcançar; as regras gerais não devem ser determinadas, visto que podem impedir tanto o desenvolvimento intelectual quanto o raciocínio lógico‐matemático. O jogo deve desencadear situações geradoras de conflitos para que estas provoquem a aprendizagem.
  • C. Esta estratégia contribui para que os alunos de maneira participativa adquiram e construam o seu conhecimento e ajuda também a desenvolverem suas habilidades e competências, pois quando o professor utiliza o jogo como ponto de partida, ele tem como meta melhorar o desempenho escolar do aluno em termos de notas, produção e compreensão de conteúdos.
  • D. O jogo é visto como um recurso gerador de situações desafiadoras para o aluno e que estimula a interação e a discussão em grupo, e as ações e as competências desenvolvidas ao jogar vão transformando as propriedades das crianças, caracterizando um conjunto de ações adequadas à atividade proposta. Como consequências podem ser transferidas para outros meios.

A psicologia da Educação se concentra no estudo psicológico dos problemas cotidianos da educação, dos quais derivam princípios, modelos, teorias, procedimentos de ensino e métodos práticos de instrução e avaliação, bem como métodos de pesquisa apropriados para estudar o pensamento e os processos afetivos dos estudantes e os processos cultural e socialmente complexos das escolas. Relacione adequadamente as teorias da psicologia educacional às respectivas características.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 5.
  • B. 5, 1, 2, 3, 4.
  • C. 2, 3, 5, 4, 1.
  • D. 3, 4, 5, 2, 1.

Sobre a democratização da escola, analise.

I. Possibilita o coletivo como o espaço privilegiado para o estabelecimento de relações solidárias que contribuam para a ampliação do conhecimento de todos os envolvidos.

II. Busca uma alternativa para as relações exclusão x inclusão, igualdade x desigualdade, para chegar a um dos caminhos pelo qual as práticas pedagógicas assumem a sua posição de importância, até mesmo como uma prática social.

III. Valoriza a homogeneidade nas salas de aula, pois, se considerar os alunos como eles realmente são, a tendência de que fiquem pelo caminho é maior. A existência da heterogeneidade acaba por desestimular aqueles que já atingiram os patamares exigidos.

IV. Possibilita a integração entre todos os segmentos que compõem a escola, caracterizando uma dinâmica participativa na comunidade escolar.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I, II e IV, apenas.
  • D. II, III e IV, apenas.

Para o sociólogo francês Émile Durkheim (1858‐1917), a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social. Considerando a concepção durkheimiana, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A sociedade é beneficiada pelo processo educativo e o homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela.
  • B. A educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta. E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
  • C. Nessa concepção, as consciências individuais são formadas pela sociedade e estão de acordo com o idealismo, segundo o qual a sociedade é moldada pelo espírito ou pela consciência humana.
  • D. A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que baliza a conduta do indivíduo num grupo.

“_______________ privilegia a maturação biológica. _______________, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma sequência fixa e universal de estágios. ________________, ao salientar o ambiente social em que a criança nasceu, reconhece que, em se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. _______________ acredita que a aprendizagem subordina‐se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele. Com isso, ele minimiza o papel da interação social. _______________ ao contrário, postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, de modo que, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.”

Tanto Piaget quanto Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. Há, no entanto, grandes diferenças na maneira de conceber o processo de desenvolvimento. Considerando essas diferenças, assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmativa anterior.

  • A. Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget / Vygotsky
  • B. Vygotsky / Piaget / Piaget / Vygotsky / Piaget
  • C. Piaget / Vygotsky / Vygotsky / Piaget / Piaget
  • D. Vygotsky / Piaget / Vygotsky / Piaget / Piaget

Na perspectiva da gestão democrática, o planejamento escolar caracteriza‐se pelo seu caráter interativo/dialógico e flexível tendo por finalidades, EXCETO:

  • A. Otimizar os diferentes usos e realocações de recursos materiais, financeiros e humanos.
  • B. Orientar o processo de tomada de decisão e da execução dos objetivos e metas estabelecidas pela comunidade.
  • C. Viabilizar alternativas/estratégias para o estabelecimento do fazer pedagógico‐organizacional exclusivamente a curto prazo.
  • D. Fazer a retroalimentação do sistema de informação oferecendo subsídios para o redirecionamento/replanejamento das ações.

Segundo Libâneo (2008) (...), pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana (...). Quando nos referimos à educação, podemos atribuir diversas funções sobre o papel do pedagogo no processo educacional. Acerca destas funções, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O pedagogo tem como objetivo organizar e orientar o trabalho dos demais profissionais para que a escola atinja suas metas, pois a construção de uma escola democrática é um dos principais desafios do século XXI. E a escola, para ser democrática, necessita, portanto, do trabalho pedagógico e ações humanas que envolvam todos os sujeitos da ação educativa.
  • B. O trabalho educativo deve estar orientado para a formação do indivíduo de maneira integral, que vise o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos, físicos e sociais. A aprendizagem deve ser, portanto, mediada por práticas pedagógicas construtivas que levem o sujeito à prática reflexiva, sendo capaz de exercer sua autonomia, criatividade, sensibilidade e humanidade.
  • C. O pedagogo deve orientar e mediar o trabalho pedagógico desenvolvido na instituição de ensino, exercendo um papel central como articulador do processo educativo, mas sozinho não tem poder para estimular a participação da comunidade na gestão da escola. Esse é um desafio político e social, engendrado em bases complexas da organização da sociedade, extrapolando as ações pelas quais o pedagogo responde.
  • D. O pedagogo é o responsável pelo conjunto institucional, bem como integrar os diversos setores da escola, além de ser responsável pelas atividades burocráticas. A função do pedagogo escolar é, portanto, organizar o trabalho administrativo e financeiro, todavia deve exercer uma gestão democrática, que leve em consideração a opinião de todos os sujeitos que compõem a escola e flexíveis para a tomada de decisões.
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