Questões de Pedagogia da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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O Conselho de Classe é um dos vários mecanismos que possibilitam a gestão democrática na instituição escolar. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

  • A. Visa possibilitar a educação continuada dos educadores com vista à melhoria da aprendizagem dos educandos.
  • B. É o responsável pela elaboração do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a delineação de todas as ações pedagógicas da escola.
  • C. Sua função primordial não é pedagógica, mas, principalmente, administrativa e técnica com estruturação das ações de gestão na escola.
  • D. A finalidade primeira dos conselhos é diagnosticar problemas e apontar soluções tanto em relação aos alunos e turmas quanto aos docentes.

Segundo Veiga (2002), qualidade não pode ser privilégio de minorias econômicas e sociais. O desafio que se coloca ao Projeto Político-Pedagógico (PPP) da escola é o de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade que se busca implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. (...) O Projeto Político-Pedagógico deve ser o norteador do ideal de qualidade que uma comunidade almeja alcançar, considerando-se objetivos, metas e recursos disponíveis para uma educação de qualidade. Acerca do exposto, assinale o pressuposto INCORRETO.

  • A. O PPP considera a dimensão no aspecto político-pedagógico, pois é a única que confere a característica de totalidade à qualidade da educação e que reflete o compromisso que a escola deve ter com os serviços prestados.
  • B. O PPP deve ser consultado, revisto, avaliado e reformulado constantemente, de acordo com as novas demandas que vão surgindo no contexto educacional. É preciso compreender que o Projeto Político-Pedagógico jamais estará pronto, acabado, pois faz parte de um processo constante de “construção-reflexão-reconstrução”.
  • C. A participação da comunidade escolar no PPP não significa apenas a contemplação ou o respeito à comunidade escolar, mas, sim, garantir o direito de cada um participar, trazendo sua contribuição, tornando-se corresponsável nessa construção e/ou reconstrução periódica, seguida do respeito às leis, mas, também, pelo exercício de cidadania no compromisso ético com a democracia.
  • D. Torna-se fundamental para confecção de um PPP o levantamento das necessidades de uma determinada comunidade escolar a curto e longo prazos; o estabelecimento de objetivos e metas, organização, planejamento de etapas e administração de recursos humanos e de materiais que possam garantir, em primeiro lugar, o desenvolvimento urgente de prioridades para futuros planos de ação.

A educação como direito social está garantida no Artigo 205 da Constituição Federal: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”. A escola enquanto instituição formadora tem como função, EXCETO:

  • A. Gerir os processos administrativos e pedagógicos contemplando as regras e procedimentos preestabelecidos pelo sistema.
  • B. Instrumentalizar o sujeito entendido como um ser social que estabelece múltiplas relações para produzir e reproduzir sua vida em sociedade.
  • C. Compreender como se ensina e como se aprende, pois isso requer um entendimento de como o conhecimento é produzido e de como se estabelece sua relação didática.
  • D. Reconhecer que o conhecimento é organizado historicamente e é o instrumental que permite a análise e a compreensão da sociedade em que o sujeito está inserido.

Considerando a prática interdisciplinar na construção do conhecimento, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. O enfoque interdisciplinar constitui a necessidade de implantar uma visão mecânica e linear do conhecimento.
  • B. A realidade é construída com consequências seguidas e trocas mútuas, constituindo uma teia de eventos e fatores.
  • C. A prática da interdisciplinaridade tem por base a construção do conhecimento de forma a constituir a consciência pessoal e totalizada.
  • D. A realidade, de modo geral, é una e supera os limites da fragmentação do conhecimento. O processo de construção do conhecimento ocorre conjuntamente com a sociedade.

Acerca da construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao se constituir um processo democrático de decisões, preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas, corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando impessoal e racionalizado da burocracia que permeia as relações no interior da escola, diminuindo os efeitos fragmentários da divisão do trabalho que reforça as diferenças e hierarquiza os poderes de decisão.

II. Tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, incluindo sua relação com o contexto social imediato, procurando preservar a visão de totalidade. Nesta caminhada será importante ressaltar que o Projeto Político-Pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola na sua globalidade.

III. Sua principal possibilidade de construção passa pela total autonomia da escola, acerca da capacidade de delinear sua própria identidade. Isto significa resgatar a escola como espaço público, lugar de debate, do diálogo, fundado na reflexão coletiva. Portanto, é preciso entender que o Projeto Político-Pedagógico da escola dará indicações necessárias à organização do trabalho pedagógico, que inclui o trabalho do professor na dinâmica interna da sala de aula.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas.
  • D. I, II e III, apenas.

De acordo com Nogueira (2007), desde a década de 1970, a interdisciplinaridade adentra o ambiente escolar e deixa professores e coordenadores pedagógicos em constante euforia na busca de uma práxis. Como melhor saída para sua prática, a pedagogia dos projetos parece de alguma forma suprir, com seus conceitos e didática, as necessidades de maneira mais dinâmica e ativa para praticar a interdisciplinaridade. Estes conceitos apontam para uma práxis em que

  • A. a relação entre as disciplinas propõe um sistema sem fronteiras entre elas, cuja integração chega em um nível tão alto que é impossível distinguir onde começa e onde termina uma disciplina.
  • B. exista a justaposição de diferentes disciplinas distintas, pois todas estão no mesmo nível hierárquico do currículo ou quando existe a integração de diferentes conhecimentos dentro da mesma disciplina.
  • C. todos trabalham com o mesmo tema sem integrá-lo, ou seja, o professor reserva alguns minutos de sua aula para o tema do projeto. Nesse caso, nenhuma disciplina necessita emprestar seus diferentes saberes para outra.
  • D. a tônica é o trabalho de integração das diferentes áreas do conhecimento, um real trabalho de cooperação e troca, aberto ao diálogo e ao planejamento, cujas diferentes disciplinas não aparecem de forma fragmentada e compartimentada, pois a problemática em questão conduzirá à unificação.

Podemos entender que a função social do ensino não consiste apenas em promover e selecionar os mais aptos para a universidade, mas que abarca outras dimensões da personalidade. Quando a formação integral é a finalidade principal do ensino e, portanto, seu objetivo é o desenvolvimento de todas as capacidades da pessoa e não apenas as cognitivas, é INCORRETO afirmar que

  • A. o objetivo do ensino não centra sua atenção em certos parâmetros finalistas para todos, mas nas possibilidades pessoais de cada um dos alunos.
  • B. muitos pressupostos da avaliação mudam e os conteúdos de aprendizagem a serem avaliados não serão unicamente conteúdos associados às necessidades do caminho para a universidade.
  • C. o sujeito da avaliação será sempre o aluno e o objeto da avaliação serão sempre as aprendizagens alcançadas em relação às necessidades de aprendizagens futuras que foram estabelecidas de forma propedêutica.
  • D. será necessário levar em consideração os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que promovam as capacidades motoras, de equilíbrio e de autonomia pessoal, de relação interpessoal e de inserção social.

As relações com todos os personagens no espaço da escola – professores, alunos, funcionários, diretores e orientadores –, reproduzem, em escala menor, a rede de relações que existem na sociedade. O poder professoral, por exemplo, manifesta-se através do sistema de provas ou exames em que ele pretende avaliar o aluno. Na realidade está selecionando, pois a avaliação de uma classe pressupõe contato diário. Conforme afirma o pensador francês Michel Foucault, a escola é o espaço onde o poder disciplinar produz o saber. A possibilidade de desvincular saber de poder, no plano escolar, reside na criação de estruturas:

  • A. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • B. Verticais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.
  • C. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade real.
  • D. Horizontais: em que professores, alunos e funcionários formam uma comunidade ideal.

Sobre as diferenças individuais sobre grupos, analise as afirmativas a seguir.

I. Ao pertencermos a determinados grupos, adquirimos atitudes e comportamentos parecidos que nos molda de uma forma que levam as pessoas a perceber que somos participantes de certo seguimento que, muitas vezes, chamamos de estereótipo.

II. Quando isso acontece estamos nos referindo aos comportamentos próprios do grupo a que um sujeito é integrante, em que os participantes apresentam comportamentos parecidos ou semelhantes. Alguns grupos parecem tão heteregêneos (com exceção das diferenças individuais) que as pessoas falam, gesticulam e riem da mesma forma, por exemplo.

Assinale a alternativa correta.

  • A. A primeira afirmativa está incorreta e a segunda, correta.
  • B. A primeira afirmativa está correta e a segunda, incorreta.
  • C. As duas afirmativas estão corretas e a segunda não justifica a primeira.
  • D. As duas afirmativas estão corretas e a segunda complementa a primeira.

Aquino observa que se prestarmos um pouco de atenção no cotidiano prático das escolas e nos depoimentos de seus protagonistas, podemos perceber que grande parte de suas preocupações, principalmente dos professores, tem muito pouco a ver com seu ofício exclusivo. Na roda-viva do dia a dia, o que mais se ouve é que os alunos apresentam uma série quase incontável de “dificuldades”, que eles não têm “condições” de frequentar determinada série, que lhes faltam “requisitos” para o trabalho escolar, e que suas “carências” são, de certa forma, intransponíveis. Para o autor, acabamos tomando a figura dos “alunos-problema”como impeditivo de nosso trabalho, quando, a rigor, ela poderia/deveria ser:

  • A. Propulsora do planejamento escolar, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • B. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação profissional e social do professor.
  • C. Propulsora de nossa ação em sala de aula, vetor ético da intervenção educativa e ocasião de formação inicial e continuada do professor.
  • D. Propulsora do Projeto Político Pedagógico (PPP), vetor ético da intervenção dos gestores e ocasião de formação profissional e social do professor.
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