Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre a avaliação escolar, Libâneo (1994) faz as seguintes considerações:

I. É parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, e não uma etapa isolada.

II. Deve estar concatenada com os objetivosconteúdos- métodos expressos no plano de ensino e desenvolvido no decorrer das aulas.

III. Todas as atividades avaliativas devem concorrer para o desenvolvimento intelectual, social e moral dos alunos e visam a diagnosticar como a escola e os professores estão contribuindo para isso.

IV. Deve centrar-se na atividade do aluno em situações didáticas objetivas e mensuráveis, por essa razão, os instrumentos avaliativos devem ser aplicados no final de cada bimestre.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas I, II e III.

  • E. I, II, III e IV.

“O conhecimento é, pois, uma aventura incerta que comporta em si mesma, permanentemente, o risco de ilusão e de erro.” (Morin, 2000) Sobre as incertezas do conhecimento, Edgar Morin faz as seguintes considerações:

I. A consciência do caráter incerto do ato cognitivo constitui a oportunidade de chegar ao conhecimento pertinente.

II. É nas certezas doutrinárias, dogmáticas e intolerantes que se encontram as piores ilusões.

III. É tarefa das ciências físicas e biológicas acabarem com as incertezas do conhecimento e instaurar o conhecimento pertinente.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I.

  • B.

    Apenas II.

  • C.

    Apenas I e II.

  • D.

    Apenas II e III.

  • E.

    I, II e III.

“Valoriza a expressão espontânea do aluno e incentiva a produção escrita de textos livres. Nas classes em que se aplica o sistema, o aluno é estimulado a expressar-se, a imprimir, colaborar, comunicar e corresponder-se com outros. O fundamental é desenvolver os meios de expressão oral e escrita em uma atmosfera de espontaneidade, e explorar a natural curiosidade e atividade dos alunos.” (Haydt:2006)

A descrição acima caracteriza um procedimento de ensino-aprendizagem socioindividualizante denominado:

  • A.

    Estudo dirigido.

  • B.

    Estudo de casos.

  • C.

    Método Montessori.

  • D.

    Movimento Freinet.

  • E.

    Método das unidades didáticas.

Analisando o papel do professor na sociedade da aprendizagem, Alarcão (2010) afirma que:

  • A.

    O professor não pode se eximir de ser o foco irradiador de todo processo de ensino e aprendizagem.

  • B.

    O professor é uma dentre tantas fontes de informações que os alunos encontram a sua disposição.

  • C.

    O professor é o responsável, exclusivamente pela estruturação do ensino.

  • D.

    O professor é o centralizador dos procedimentos necessários à acumulação de saberes por parte dos alunos.

  • E.

    O professor é o objeto pedagógico privilegiado de apoio na construção do conhecimento.

“É uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos da sua organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino. É um meio para se programar as ações docentes, mas é também um momento de pesquisa e reflexão intimamente ligado à avaliação.” (Libâneo,1994)

O trecho acima descreve

  • A.

    a Gestão educacional.

  • B.

    o Planejamento escolar.

  • C.

    a Aprendizagem escolar.

  • D.

    a Metodologia didática.

  • E.

    a Didática de ensino.

Sobre a Pedagogia Tradicional, analise as seguintes assertivas:

I. A Didática é uma disciplina normativa, um conjunto de princípios e regras que regulam o ensino.

II. A atividade de ensinar é centrada no professor que expõe e interpreta a matéria.

III. O aluno é sujeito da aprendizagem, constrói e articula conhecimentos a partir de seu contexto.

IV. A matéria de ensino é tratada interdisciplinarmente, através de problemas reais da sociedade e da vida dos alunos.

Quais estão corretas?

  • A.

    Apenas I e II.

  • B.

    Apenas III e IV.

  • C.

    Apenas I, II e III.

  • D.

    Apenas II, III e IV.

  • E.

    I, II, III e IV.

Conforme Libâneo (1994), a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos atribui grande importância à Didática, cujo objeto de estudo é:

  • A.

    A ação de ensinar a partir de uma metodologia integradora.

  • B.

    O processo de ensino nas suas relações e ligações com a aprendizagem.

  • C.

    A relação vertical estabelecida entre professor e alunos.

  • D.

    O método escolhido pelo professor para a explicação dos conteúdos.

  • E.

    A avaliação institucional da aprendizagem escolar.

O pensamento _________________ apresenta-se relativamente “tímido” no bebê, acentua-se dos dois aos cinco anos e parece alcançar o seu pico por volta dos 9 a 10 anos.

Conforme Antunes (2009), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

  • A.

    simbólico

  • B.

    lógico-matemático

  • C.

    dialético

  • D.

    cartesiano

  • E.

    topológico

O transtorno esfincteriano mais comum na infância é a

  • A.

    encoprese.

  • B.

    diarreia.

  • C.

    enurese noturna.

  • D.

    constipação.

  • E.

    vasculite.

_________________________ é um sintoma frequente em crianças disléxicas e pode ser detectada desde a idade pré-escolar.

Conforme Rotta (2006), a lacuna do trecho acima fica corretamente preenchida por

  • A.

    A disgnosia espacial

  • B.

    A hiperatividade

  • C.

    A fobia

  • D.

    O transtorno hipercinético

  • E.

    O mutismo seletivo

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...