Questões de Pedagogia da Fundação de desenvolvimento da pesquisa (FUNDEP / UFMG)

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Para Hernandez e Ventura (1998), um dos aspectos a ser considerado no desenvolvimento de um projeto de trabalho é a escolha do tema.

Sobre a escolha do tema, de acordo com os autores, é incorreto afirmar que:

  • A. essa escolha assume características diferentes em cada nível e etapa de escolaridade.
  • B. cabe ao professorado e aos alunos perguntarem-se sobre a necessidade, relevância, interesse ou oportunidade de trabalhar um ou outro tema determinado.
  • C. o tema pode pertencer ao currículo oficial, derivar de uma experiência comum, proceder de um fato da atualidade ou surgir de uma questão pendente de um outro projeto, mas há o impedimento de que deve ser proposto pelo docente, mesmo que considerem necessários e que mantenham uma atitude explicativa similar à exigida dos alunos.
  • D. o critério de escolha de um tema pela turma é baseado em sua relação com os trabalhos e temas precedentes, pois possibilita estabelecer novas maneiras de conexão com a informação e a elaboração de hipóteses que orientem a organização da ação.

Segundo Demo (2007), do cidadão e do profissional moderno não se espera simplesmente a reprodução de saberes e fazeres.

Analise as seguintes afirmativas sobre o currículo intensivo nas universidades.

I. O currículo intensivo corresponde a uma proposta de organização alternativa da didática acadêmica e engloba o educar pela pesquisa.

II. O impacto educativo deve ser a razão central da didática, refazendo a ambiência educativa no próprio processo de reconstruir o conhecimento, e não vindo depois do currículo ou fora da sala de aula.

III. O professor caracteriza-se como orientador do processo de questionamento reconstrutivo do aluno, sendo a aula apenas suporte secundário desse processo.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Pimenta e Anastasiou (2002) frisam a importância da construção coletiva do projeto político-pedagógico institucional na recuperação das raízes da universidade enquanto instituição social e no questionamento crítico das funções esperadas que ela exerça.

Sobre o projeto político-pedagógico institucional, conforme as ideias dessas autoras, é incorreto afirmar que:

  • A. faz referência aos fins e valores relativos ao papel da universidade na análise crítica e transformação social, como também nas relações entre conhecimento e estrutura de poder.
  • B. na questão pedagógica, aborda o ensinar e o apreender exclusivamente como preparação técnica para uma ocupação temporal.
  • C. propicia e exige a participação dos seus constituintes no processo de análise, discussão e tomada de decisão no tocante aos rumos que definem como necessários e possíveis à instituição universitária.
  • D. os problemas verificados deverão ser considerados como pontos de partida para analisar a realidade e para definir as prioridades e metas de ação.

No artigo Do trabalho à formação de professores, Lüdke e Boing (2012) frisam a ligação entre a formação de professores e as práticas que desenvolvem em seu trabalho.

Analise as seguintes afirmativas sobre a formação de professores, de acordo com as ideias desses autores, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Na preparação de futuros professores, hoje sob a responsabilidade das universidades, há uma maior preocupação com a formação no lado das práticas e uma carência no lado teórico.

( ) Na busca pela realização de um bom trabalho, o professor precisa superar-se e reinventar-se constantemente.

( ) Contribuem para a construção da profissionalidade do professor as experiências que ele teve como aluno, desde as séries iniciais da escola básica.

( ) A preparação para o trabalho docente pode ser resolvida com a redução da formação ao desenvolvimento de competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), atribuindo separadamente o domínio do conhecimento à universidade, o das habilidades específicas às escolas e o referente às atitudes fica à incumbência do professor.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F

Castells (2005) pontua que, no final do século XX, vivenciou-se a transformação da “cultura material” pelos mecanismos de um novo paradigma tecnológico que se organiza em torno da tecnologia da informação.

Em relação às reflexões desse autor sobre a revolução da tecnologia da informação, é incorreto afirmar que:

  • A. uma das características do novo paradigma tecnológico diz respeito à lógica de redes em qualquer sistema ou conjunto de relações, utilizando as novas tecnologias da informação.
  • B. a difusão da tecnologia amplia seu poder de forma infinita, à proporção que seus usuários apropriem-se dela e a redefinem.
  • C. as novas tecnologias da informação não são meramente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos.
  • D. a atual revolução tecnológica é caracterizada pela centralidade de conhecimentos e informação.

Beiler, Lage e Medeiros (2003), no livro Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento, mencionam que, além da diversidade de denominações, estruturas, metodologias, organizações, uso de tecnologias, tamanho das instituições, demandas diferenciadas e projetos, todos os sistemas de educação a distância têm uma série de características comuns.

São características da educação a distância, EXCETO:

  • A. Utilização de meios técnicos.
  • B. Organização de apoio – tutoria.
  • C. Comunicação unidirecional.
  • D. Comunicação massiva, porém não excludente da comunicação minoritária e individual.

Analise as seguintes afirmativas sobre a relação da escola com a produção / reprodução das desigualdades sociais e escolares, sinalizada por Dubet, Duru-Bellat e Vérétout (2012).

I. Para a compreensão do papel da escola na produção e na reprodução das desigualdades sociais, devem ser analisadas as consequências escolares das desigualdades sociais como também os efeitos sociais das desigualdades escolares.

II. O índice de escolarização é, em si, um fator de redução das desigualdades escolares – esse índice basta para reduzir as variações de desempenhos entre os alunos e para limitar a influência do meio social sobre seus conhecimentos.

III. A criação de uma escola mais justa demanda ação não só no próprio funcionamento da escola, como também no nível de influência das qualificações escolares, para que as desigualdades escolares não definam a totalidade dos percursos dos indivíduos.

Estão corretas as afirmativas:

  • A. I e II, apenas.
  • B. I e III, apenas.
  • C. II e III, apenas
  • D. I, II e III.

Kenski (2007) menciona que são utilizados vários tipos de tecnologias para aprender e saber mais e que se necessita da educação para aprender e saber mais sobre as tecnologias.

Tendo como base as ideias da autora, analise as seguintes afirmativas sobre relação entre a educação e as tecnologias e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Grande parte das tecnologias é usada como auxiliar no processo educativo – elas não são o objeto, a sua substância e nem a sua finalidade.

( ) As tecnologias, por si só, fazem a diferença qualitativa no processo educativo.

( ) Um dos problemas, na atualidade, relativos ao uso das tecnologias na educação refere-se à não adequação da tecnologia ao conteúdo a ser ensinado e aos propósitos do ensino.

( ) As articulações entre as instituições educacionais via redes devem ser pensadas somente como um modo diferente de promoção do ensino.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V F
  • B. F V F V
  • C. V F F V
  • D. F V V F
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