Questões de Pedagogia da SUSTENTE Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável

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Em relação ao conceito de educação, assinale a alternativa verdadeira:

  • A.

    É a transmissão de conhecimento de uma geração a outras gerações.

  • B.

    Conjunto de normas e técnicas que colaboram para o desenvolvimento humano.

  • C.

    Processo de formação e construção de conhecimento.

  • D.

    Cultura de determinado grupo social.

  • E.

    Desenvolvimento do sujeito no espaço escolar.

Estudar o desenvolvimento humano significa reconhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos conhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos apresentados, assinale, dentre os fatores que influenciam o desenvolvimento humano, a alternativa incorreta:

  • A.

    Condições econômicas.

  • B.

    Crescimento orgânico.

  • C.

    Hereditariedade.

  • D.

    Meio Social.

  • E.

    Maturação neurofisiológica.

Assinale, dentre os vários aspectos polêmicos que envolvem esse debate, aqueles que entravam a efetivação do processo de inclusão nas escolas:

I – A complexa relação igualdade-diferenças.

II – A inclusão educacional ampla, geral e irrestrita das pessoas com deficiência no ensino regular.

III – A primazia da homogeneização em detrimento da heterogeneidade.

IV – A igualdade de oportunidades enquanto direitos.

V - A indiferença às diferenças.

 

Estão corretas apenas as alternativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    II e IV.

  • D.

    II e V.

  • E.

    Todas as alternativas.

No que diz respeito aos Saberes Docentes e Formação Profissional, TARDIF (2002) afirma que: "O saber dos professores é profundamente social e é, ao mesmo tempo, o saber dos autores individuais que o possuem e o incorporam à sua prática profissional, para a ela, adaptá-lo e para transformá-lo." (p.15). Marque a alternativa que não corresponde ao Saber Docente:

  • A.

    O saber dos professores é plural, compósito, heterogêneo, porque envolve, no próprio exercício do trabalho, conhecimentos e um saber-fazer bastante diversos.

  • B.

    O saber dos professores deve ser compreendido em íntima relação com o trabalho deles na escola e fora dela.

  • C.

    O saber dos professores é atemporal, significa que ensinar não supõe aprender a ensinar, uma vez que os professores dominam os saberes necessários à realização do trabalho docente, através das experiências familiares e escolares anteriores.

  • D.

    A experiência de trabalho cotidiana tem papel primordial na constituição do sentimento de competência entre os professores.

  • E.

    O saber experiencial é modelado no decorrer da história pessoal, escolar e profissional dos professores.

Em relação á reconstrução da avaliação numa perspectiva de configurar-se numa prática mais democrática de ensino e aprendizagem, assinale a questão verdadeira:

  • A.

    No processo avaliativo, o foco é direcionado para a possibilidade de se alcançar a resposta correta.

  • B.

    Erro e acerto são vistos como opostos.

  • C.

    Podemos perceber a avaliação como uma leitura que o professor faz do conhecimento do aluno através de respostas elucidadas.

  • D.

    O erro passa a ser compreendido como a resposta que revela como o aluno está articulando os conhecimentos a que tem acesso, dentro e fora da escola, as relações estabelecidas e os significados atribuídos.

  • E.

    A avaliação se anuncia como uma prática que tem um fim em si mesma.

Em relação à prática pedagógica, segundo FREIRE não se poderá afirmar que ensinar exige:

  • A.

    Risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação.

  • B.

    Reflexão crítica sobre a prática.

  • C.

    O reconhecimento e a assunção da identidade cultural.

  • D.

    Domínio de conteúdo e transferência de saber.

  • E.

    Aprendizagem constante.

"Ensinar exige a corporeificação das palavras pelo exemplo." Nas palavras de FREIRE (op cit), o sentido de corporeificação refere- se a:

  • A.

    "Faça o que mando e não o que eu faço".

  • B.

    "Pensar certo é fazer certo".

  • C.

    "As palavras, mesmo sem o exemplo, muito valem".

  • D.

    "Sabe com quem está falando".

  • E.

    "Palavras são apenas palavras".

Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência." Neste sentido, assinale a única alternativa que não condiz com os preceitos do autor:

  • A.

    Ensinar exige criticidade.

  • B.

    Ensinar exige respeito aos saberes do educando.

  • C.

    Ensinar exige pesquisa.

  • D.

    Ensinar é transferir conhecimento.

  • E.

    Ensinar exige estética e ética.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação aos preceitos de FREIRE sobre a educação:

  • A.

    O homem deve ser o sujeito de sua própria educação.

  • B.

    Ninguém educa ninguém.

  • C.

    A educação implica uma busca realizada por um sujeito, que é o homem.

  • D.

    A educação é possível para o homem porque este é inacabado e sabe-se inacabado.

  • E.

    A educação é um processo de adaptação do indivíduo à sociedade.

Não se pode afirmar sobre o texto que:

  • A.

    A raiz da educação está no homem.

  • B.

    O ser humano é sujeito de sua própria história.

  • C.

    O processo de educação tem um fim determinado, num determinado tempo histórico.

  • D.

    O ser humano se completa na interação com seus pares.

  • E.

    Percebem-se as várias vertentes no que tange à humanização e ao ato político da educação, evidenciados pelo autor.

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