Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UNESC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sabe-se que a condução de um processo voltado para a educação sócioeducacional de uma comunidade específica, não ocorre como um processo linear, refletindo a tranquilidade das águas mansas de um pequeno lago. Ao contrário, a condução de projetos por meio de metodologia participativa, assemelha-se, muitas vezes, às águas turbulentas do mar em dias de tempestade. Por isso, cabe à coordenação responsável pela condução do projeto:

  • A.

    Saber dialogar, ter consciência e acreditar que sua finalidade em relação à comunidade ajudará a superar os conflitos.

  • B.

    Mudar a metodologia, passando a ser elaborado pela coordenação, assim o processo será menos polemizado.

  • C.

    Adiar a sua implementação, esperando os ânimos se apaziguarem ou transferi-lo para outra comunidade.

  • D.

    Contratar um psicólogo para fazer um trabalho a fim de que os participantes se tornem mais submissos.

Uma instituição educativa, preocupada com a formação sociocultural de um bairro iniciou o desenvolvimento de um projeto com foco na educação de crianças e adolescentes. Porém, no decorrer do processo, iniciaram-se problemas de evasão dos participantes. Os responsáveis ficaram preocupados, pois o projeto conta com profissionais experientes, recursos e equipamentos adequados. Considerando os princípios e elementos que constituem um projeto de ensino, fundamentais para alcançar suas metas com sucesso, qual o primeiro procedimento a ser tomado pelos responsáveis para tentarem resolver o problema?

  • A.

    Diagnosticar a situação apresentada.

  • B.

    Aumentar o número de profissionais competentes.

  • C.

    Reorganizar as atividades desenvolvidas.

  • D.

    Promover ações que envolvam mais a comunidade.

Compreender uma determinada realidade na qual se quer realizar um projeto, não é fácil, pois "significa ir além da percepção imediata, da mera opinião ou descrição, problematizando-a e procurando apreender suas contradições, de tal modo que se possa superá-la por uma nova prática, fertilizada pela reflexão teórico-prática." Esse parágrafo de Celso Vasconcellos (2006) está se referindo a que etapa do ato de planejar?

  • A.

    Diagnóstico.

  • B.

    Programação.

  • C.

    Avaliação.

  • D.

    Realização.

Outra etapa do ato de planejar denomina-se 'plano de ação'. Segundo uma visão dialética de planejamento, assim como as demais, é uma etapa fundamental para a eficácia do ato de planejar, por isso não se trata aqui de qualquer ação, mas de ações

I. que dizem respeito à antecipação do processo a ser desencadeado, prevendo suprir as necessidades diagnosticadas.

II. capazes de modificar o comportamento das pessoas por meio de atividades de treinamento e repetitivas.

III. capazes de interferir nas atitudes, valores ou hábitos das pessoas, tendo em vista o bem estar individual e social.

IV. que servem de modelos para serem desenvolvidos em todos os projetos, economizando tempo e materiais didáticos.

V. que visem à concretização reflexiva e investigativa das metas a serem alcançadas frente a uma situação especial.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, III e V.

  • B.

    I, e IV.

  • C.

    II e V.

  • D.

    II e V.

Planejar é uma atividade reflexiva que visa um fim a ser alcançado, diante de uma dada realidade ou situação social. Realizar uma ação sem ter clareza de onde se quer chegar indica a falta de planejamento e a falta de ética com as pessoas envolvidas. A finalidade da ação existe e é imprescindível que ela seja definida e aberta a todos, para que tenham compreensão não só do 'que devem fazer' mas também do 'para que fazer'. Em um planejamento ou projeto seja ele de trabalho, de estudos ou de pesquisa, a essa finalidade dá-se o nome de:

  • A.

    Avaliação.

  • B.

    Conteúdo.

  • C.

    Objetivos.

  • D.

    Metodologia.

Pensar em planejamento ou projeto é pensar em ações de intervenção humana sobre uma determinada realidade para se alcançar um fim desejado. Por isso podemos afirmar que:

I - Planejar é elaborar plano de mediação, aliado à exigência decorrente de sua intencionalidade que norteia as ações a serem desenvolvidas em uma situação real específica.

II – O planejamento implica em projetar algo sobre o qual se tem consciência que se deve fazer acontecer, exigindo postura reflexiva, crítica e interativa por parte de todos os envolvidos no processo.

III – O planejamento é a previsão de resultados a serem alcançados por meio de uma metodologia reprodutiva em que o fazer sobrepõe-se ao pensar, pois o mais importante é fazer acontecer.

IV - Todo planejamento ou projeto apresentam processos distintos, mas indissociáveis ao mesmo tempo, de elaboração e de realização das ações, com vistas a transformar a realidade ou situação existente.

Estão corretas APENAS as alternativas:

  • A.

    I, II e III.

  • B.

    II e IV.

  • C.

    I, II e IV.

  • D.

    I e III.

O processo de planejar constitui-se de várias etapas e elementos indissociáveis entre si. A etapa que define as ações a serem efetivadas, de informações a serem conscientizadas ou de atitudes/valores a serem desenvolvidos por uma comunidade, dá-se o nome de:

  • A.

    metodologia.

  • B.

    execução.

  • C.

    objetivos.

  • D.

    programação.

Segundo Moura (2006), o desenvolvimento de atividades baseadas em projetos é uma prática cada vez mais comum em todos os setores da atividade humana. Em vários cenários locais, regionais e nacionais, podemos identificar projetos, com diferentes finalidades, nas mais diversas áreas de atuação humana e social. Qual das alternativas abaixo contém o conceito mais completo de um projeto educativo?

  • A.

    Conjunto de métodos e técnicas necessários para a execução eficaz de ações, a fim de alcançar um determinado fim, os objetivos, priorizando a excelência de seus resultados.

  • B.

    Condução do processo didático, tendo em vista promover o aprendizado das pessoas envolvidas, determinando condições altamente utópicas, visando transpor as barreiras encontradas.

  • C.

    Processo dialético com significado vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador, implicando ações e atitudes investigativas, reflexivas e interativas, voltadas a uma realidade a ser modificada.

  • D.

    Processo de construção coletiva, incluindo os passos que os sujeitos estabelecem mentalmente, em busca de satisfazer as necessidades imprevisíveis, por meio de atividades pré-estabelecidas.

Planejar é uma atividade que faz parte do ser humano. Está presente nas várias instâncias da vida. Um fator decisivo para elaborar e executar o planejamento de maneira consciente, construtiva, em relação à determinada realidade é:

  • A.

    a existência de um especialista para organizá-lo.

  • B.

    a percepção da necessidade de mudança.

  • C.

    conservar a realidade em que se vive.

  • D.

    estar-se satisfeito com o que existe.

Um pedagogo está desenvolvendo um projeto de conscientização educativa sobre o trânsito, com crianças de uma escola, utilizando músicas e histórias infantis como meio de motivá-las a participar das atividades propostas. Ao longo do processo, ele realiza atividades mais práticas para perceber se cada criança internalizou os conhecimentos, visando à finalidade do projeto. Observa atentamente cada uma delas e quando alguém ainda não aprendeu cria novas atividades sobre o mesmo conteúdo a fim de oportunizar o aprendizado. De acordo com a descrição dessa situação, a prática avaliativa realizada pelo pedagogo é OPOSTA a qual das concepções e seus propósitos, apresentados no quadro abaixo?

  • A.

  • B.

  • C.

  • D.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...