Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Há consenso entre os estudiosos da educação brasileira de que o modelo liberal conservador da sociedade produziu três pedagogias diferentes, relacionadas entre si e com um mesmo objetivo em relação à configuração da sociedade.

Assinale a alternativa que registra corretamente essas três pedagogias.

  • A. Tradicional, renovada e libertadora.
  • B. Libertária, libertadora e renovada.
  • C. Tradicional, libertadora e libertária.
  • D. Tecnicista, escolanovista e libertadora.
  • E. Tradicional, renovada e tecnicista.

Analise os textos a seguir:

“A ética se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência.” (Terezinha Azerêdo Rios) “(...) Se a ética tem a ver com a melhora das pessoas, também tem a ver com a melhora das instituições. Daí que devem ser institucionalmente muito valorados os mecanismos que ajudem aos administradores a comportar- se eticamente, tais como os códigos de comportamento, a aplicação das normas de controle e os conselhos cidadãos de vigilância. A liderança, para tanto, está indissoluvelmente unida ao comportamento ético. Daí a importância que os tomadores de decisões na gestão governamental possuam um sentido de serviço.” (Juan de Dios Pineda Guadarrama)

A partir dos textos apresentados, é correto afirmar que a perspectiva ética presente na competência profissional pode contribuir para uma melhoria na qualidade do trabalho na medida em que

  • A. exerce um juízo crítico, que quer compreender e buscar o sentido da ação.
  • B. estabelece regras comuns a serem cumpridas no ambiente de trabalho.
  • C. prescreve o comportamento profissional que deve ser considerado bom ou mau.
  • D. orienta o desempenho do profissional na direção de resultados pré-definidos.
  • E. é uma forma de convencer os trabalhadores a se dedicarem às suas atividades.

O Diário de Classe é o documento de escrituração escolar coletivo, em que devem ser registradas, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos. Compete à Secretaria Escolar, em relação ao Diário de Classe,

  • A.

    mantê-lo atualizado e organizado.

  • B.

    registrar a frequência e as notas dos alunos.

  • C.

    registrar o conteúdo programático e as aulas dadas.

  • D.

    acrescentar o nome dos alunos matriculados no decorrer do ano letivo.

  • E.

    registrar as reposições de aulas no campo das observações.

A Escrituração Escolar é o registro sistemático dos fatos e dados com a finalidade de assegurar, em qualquer época, a verificação da

  • A.

    identidade religiosa e origem dos alunos.

  • B.

    autenticidade da vida escolar e o funcionamento da escola.

  • C.

    regularidade das atividades culturais da comunidade local.

  • D.

    identidade social da equipe gestora e docente.

  • E.

    regularidade do transporte público que serve a comunidade.

A Ata de Resultados Finais é o documento que registra o resultado final de todos os alunos matriculados no decorrer do ano letivo e deve conter, dentre outras informações,

  • A.

    composição e assinatura dos membros do conselho de classe/série.

  • B.

    lista de disciplinas que o aluno cursará no próximo ano letivo.

  • C.

    frequência parcial e final do estudante.

  • D.

    assinatura do professor e coordenador pedagógico.

  • E.

    rol de disciplinas e carga horária do ano cursado.

A Secretaria Escolar é o setor componente da unidade educacional responsável pela documentação sistemática da vida da escola em seu conjunto. Seu papel é o de proceder, segundo determinadas normas, ao registro, dentre outros:

  • A.

    da movimentação financeira da associação de pais e amigos da escola.

  • B.

    das atas de reuniões do grêmio estudantil.

  • C.

    das reuniões da associação de moradores, quando realizadas no espaço escolar.

  • D.

    das eleições, realizadas no âmbito escolar, dos representantes das associações de classe.

  • E.

    dos fatos e dados relativos à vida escolar do aluno e da unidade escolar.

A educação básica, visando atender da melhor forma o processo de aprendizagem dos estudantes, poderá organizar- se em

  • A.

    séries anuais, períodos semestrais e ciclos.

  • B.

    gênero, grupos não seriados, grupos de estudos.

  • C.

    nível socioeconômico, gênero e períodos semestrais.

  • D.

    nível socioeconômico, grupos de estudos, séries anuais.

  • E.

    períodos semestrais, séries anuais, gênero.

No Sistema Educacional Brasileiro, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios organizarão, em regime de colaboração, seus sistemas de ensino. Compete à União prestar _______________ e _______________ aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, a afirmação.

  • A.

    apoio … informação

  • B.

    assistência técnica … financeira

  • C.

    assessoria … orientação

  • D.

    consultoria técnica … profissional

  • E.

    assessoria técnica … logística

A cordialidade, a ratificação do outro, as explicações claras e objetivas, o bom atendimento, é tudo que se espera de uma pessoa que esteja exercendo o papel de lidar com o público. Para que isso ocorra, dentre outras exigências, é necessário

  • A.

    atender rápida e prontamente à solicitação do outro, sem ouvi-lo atentamente.

  • B.

    atender às pessoas segundo a posição que ocupam na comunidade local.

  • C.

    entender que a comunicação se dá ao se adaptar ao tema, às pessoas envolvidas.

  • D.

    concentrar-se na interação com o outro, ao mesmo tempo que se atenta aos ruídos externos.

  • E.

    evitar mal entendidos, promovendo os ruídos na comunicação e na interação com o outro.

Na interação do cotidiano, são usadas diferentes formas de comunicação. Por exemplo, na secretaria da escola, em uma situação de atendimento, um funcionário diz:

– Bom dia, o que a senhora deseja?

E ela responde:

– O senhor pode me informar quando vai começar o período de renovação de matrícula?

Essa configuração de comunicação denomina-se gênero textual

  • A.

    de marcação.

  • B.

    da escrita.

  • C.

    da oralidade.

  • D.

    da comunicação.

  • E.

    de relação.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...