Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP)

Lista completa de Questões de Pedagogia da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A gestão escolar voltada para a transformação social contrapõe- se à centralização do poder e por isso tem como foco principal a participação de

  • A.

    pais, professores, funcionários, estudantes, comunidade local.

  • B.

    equipe gestora, comunidade do entorno, especialistas, professores e pais.

  • C.

    pessoal do núcleo técnico-pedagógico, docentes, funcionários, pais e direção da escola.

  • D.

    comunidade escolar, pais, estudantes, equipe gestora e equipe pedagógica.

  • E.

    políticos, representante comunitário, professores, diretor de escola e pais.

Autores que discutem a administração escolar indicam diversos fatores que tornam a escola uma organização diferenciada dentre as demais organizações sociais. Assinale um dos fatores, dentre outros, que fazem da escola uma organização social singular.

  • A.

    O resultado de sua produção ser semelhante à produção em série.

  • B.

    Sua finalidade aproximar-se da finalidade da indústria.

  • C.

    Estabelecer relações internas e externas decorrentes das leis trabalhistas.

  • D.

    Visar à formação de indivíduos éticos, cidadãos e solidários.

  • E.

    A estrutura interna rege-se por regras burocráticas.

  • A.

    a aprendizagem é o único fator responsável pelo desenvolvimento das competências do aluno.

  • B.

    o desenvolvimento cognitivo tem preponderância em relação ao afetivo e ao social.

  • C.

    professor, aluno e objeto do conhecimento são categorias independentes.

  • D.

    o sucesso e o fracasso escolar dependem principalmente da atuação do professor em sala de aula.

  • E.

    devem ser considerados os modos como o aluno assimila as propostas do professor e as estruturas mentais que dispõe para isso.

A educação tem uma especial responsabilidade na edificação de um mundo mais solidário, e as políticas de educação devem deixar transparecer, de modo bem claro, essa responsabilidade. É um novo humanismo que a educação deve ajudar a nascer, com um componente ético essencial, e um grande espaço dedicado ao conhecimento das culturas e dos valores espirituais das diferentes civilizações e ao respeito pelos mesmos.(Jacques Delors)

O relatório da UNESCO, com relação à globalização, propõe à educação

  • A.

    cumprir o seu papel de dar condições de empregabilidade às pessoas, qualificando-as para trabalhar em diferentes áreas e/ou países.

  • B.

    desenvolver um olhar crítico sobre a globalização, capaz de quebrar a hegemonia de grandes empresas que dominam a realidade mundial.

  • C.

    contrabalançar uma globalização em que apenas se observam aspectos econômicos ou tecnicistas.

  • D.

    evitar a globalização que assola o mundo, descaracterizando as culturas e a identidade das nações.

  • E.

    formar cidadãos capazes de assimilar as novas culturas e se adaptar à nova realidade imposta pela globalização.

A diversificação dos instrumentos avaliativos tem uma função estratégica na coleta de um maior número e variedade de informações sobre o trabalho docente e os percursos de aprendizagem.

Com a finalidade de cumprir essa função, de acordo com o Carderno do Gestor, os instrumentos de avaliação devem ser construídos a partir de

  • A.

    técnicas elaboradas e complexas baseadas nos conteúdos mínimos.

  • B.

    técnicas simples, baseadas em matrizes de referência.

  • C.

    formas complexas baseadas no conteúdo ministrado.

  • D.

    formas simples que têm por objetivo abordar uma área do conhecimento.

  • E.

    técnicas abrangentes que tendem a abordar o conteúdo desenvolvido.

Analise as afirmações de Isabel Sole (in Coll) a seguir.

a. Uma hipótese subjacente no construtivismo, entendido em toda sua plenitude, é que quando aprendemos, e ao mesmo tempo em que aprendemos, estamos forjando nossa forma de ver-nos, de ver o mundo e de relacionar-nos com ele.

b. Dado que parte importante da aprendizagem é realizada na escola, precisamos de uma explicação integrada sobre o funcionamento de alguns aspectos afetivos, relacionais e cognitivos na aprendizagem escolar.

Com essas preocupações, a autora analisa e aponta alguns fatores que levam os alunos a manifestarem disposição para a aprendizagem como condição prévia para atribuir- -lhe significado:

I. autoestima elevada;

II. conhecer o propósito da tarefa;

III. detalhamento minucioso das orientações da tarefa pelo professor;

IV. expectativas positivas do professor sobre o aluno.

Responde corretamente ao que a autora aponta o(s) fator(es) contido(s) apenas em

  • A.

    I.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e IV.

  • E.

    II, III e IV.

Segundo o Caderno do Gestor, no contexto da construção do conhecimento, o erro é considerado

  • A.

    uma demonstração da não assimilação do conhecimento pelo aluno.

  • B.

    o sinônimo do fracasso escolar frente aos recursos didáticos aplicados pelo professor.

  • C.

    revelador da não pertinência das ações do professor em relação ao processo ensino-aprendizagem.

  • D.

    revelador dos procedimentos, das representações e dos modos de raciocínio do aluno.

  • E.

    a falta de memorização do conteúdo ministrado pelo professor.

Os dados de rendimento dos alunos devem ser preenchidos cuidadosamente pelos professores porque são informações coletadas

I. pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP, para compor o Sistema de Informações Educacionais;

II. no Censo Escolar, programa cujas informações geram indicadores necessários ao acompanhamento do setor educacional;

III. anualmente, em nível nacional, e que, juntamente com outros dados das escolas, permitem o acompanhamento das alterações do sistema educacional e a identificação de demandas das Secretarias de Educação.

Está correto o contido em

  • A.

    I, apenas.

  • B.

    II, apenas.

  • C.

    III, apenas.

  • D.

    I e III, apenas.

  • E.

    I, II e III.

Conforme destaca o Caderno do Gestor, a avaliação como processo voluntário, permanente, participativo, legítimo, contextualizado para todos que dela participam e construída com base nos significados partilhados pelo conjunto de pessoas que vivenciam a escola fundamenta-se em uma concepção

  • A.

    progressista.

  • B.

    inovadora.

  • C.

    progressiva.

  • D.

    incentivadora.

  • E.

    transformadora.

De acordo com Chrispino, o conflito é parte integrante da vida e da atividade social, motivado, muitas vezes, pela diferença de interesses, de desejos e de aspirações. Diante disso, quando se trata de ambiente escolar,

  • A.

    cabe aos seus profissionais estimular o conflito de modo controlado, pois sua ocorrência promove os avanços e aprimoramentos internos no trato com alunos e professores e melhora o convívio da escola com sua comunidade e o seu entorno.

  • B.

    com a assistência de um mediador, as relações sociais dentro da escola podem ser reorientadas levando a novas formas de cooperação, de confiança, de solidariedade, conduzindo a formas mais maduras de resolver as diferenças pessoais ou grupais.

  • C.

    uma vez identificada a causa do conflito escolar, é possível, com vontade política, e com a presença de mediador imparcial, ignorar o conflito dentro da escola, sem que isso provoque reação negativa das pessoas.

  • D.

    é possível desenvolver um programa de mediação imparcial que trabalhe no sentido de conscientizar os profissionais da escola e sua comunidade, que ali não é lugar para conflitos, pois isso prejudica o bom rendimento dos alunos.

  • E.

    não cabe à escola resolver os conflitos, pois esse fenômeno deve ser resolvido pela mediação de uma boa política de segurança pública, portanto, de uma outra esfera de governo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...