Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Lista completa de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Segundo a Resolução CFP n.º 10/2005 (Código de Ética Profissional do Psicólogo), julgue o item.

É permitido ao psicólogo receber comissões, além dos honorários contratados, assim como intermediar transações financeiras.

Segundo a Resolução CFP n.º 10/2005 (Código de Ética Profissional do Psicólogo), julgue o item.

O psicólogo não pode estabelecer, com familiar ou terceiro que tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado.

Quanto à Lei n.º 5.766/1971 e ao Decreto n.º 79.822/1977, julgue o item.

A extinção ou a perda do mandato de membro do Conselho Federal ou dos Conselhos Regionais ocorrerá por ausência, sem motivo justificado, a cinco reuniões, consecutivas ou intercaladas, em cada ano.

Quanto à Lei n.º 5.766/1971 e ao Decreto n.º 79.822/1977, julgue o item.

Deixar de pagar aos Conselhos, pontualmente, as contribuições a que esteja obrigado é mera inadimplência, não caracterizando infração disciplinar

Quanto à Lei n.º 5.766/1971 e ao Decreto n.º 79.822/1977, julgue o item.

O Conselho Federal deverá reunir-se mensalmente, só podendo deliberar com a presença da maioria absoluta de seus membros.

O psicólogo atua no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais. Este profissional estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções. Conforme o código de ética profissional do psicólogo são deveres fundamentais dos psicólogos, EXCETO:

    A) Conhecer, divulgar, cumprir e fazer cumprir este Código;

    B) Assumir responsabilidades profissionais somente por atividades para as quais esteja capacitado pessoal, teórica e tecnicamente;

    C) Prestar serviços profissionais em situações de calamidade pública ou de emergência, sem visar benefício pessoal;

    D) Comunicar ao coren e aos órgãos competentes, fatos que infrinjam dispositivos legais e que possam prejudicar o exercício profissional.

    E) Estabelecer acordos de prestação de serviços que respeitem os direitos do usuário ou beneficiário de serviços de Psicologia.

De acordo com o Código de Ética do Profissional. Art. 16 – O psicólogo, na realização de estudos, pesquisas e atividades voltadas para a produção de conhecimento e desenvolvimento de tecnologias: Assinale a alternativa INCORRETA a respeito do artigo citado acima:

    A) Garantirá o caráter voluntário da participação dos envolvidos, mediante consentimento livre e esclarecido, salvo nas situações previstas em legislação específica e respeitando os princípios deste Código.

    B) Garantirá o anonimato das pessoas, grupos ou organizações, salvo interesse manifesto destes.

    C) Garantirá o acesso das pessoas, grupos ou organizações aos resultados das pesquisas ou estudos, após seu encerramento, sempre que assim o desejarem.

    D) Garantirá somente qualificações, atividades e recursos relativos a técnicas e práticas que estejam reconhecidas ou regulamentadas pela profissão

Assinale a alternativa incorreta:
Ao psicólogo é vedado:

    A) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão.

    B) Utilizar ou favorecer o uso de conhecimento e a utilização de práticas psicológicas como instrumentos de castigo, tortura ou qualquer forma de violência.

    C) Ser conivente com erros, faltas éticas, violação de direitos, crimes ou contravenções penais praticados por psicólogos na prestação de serviços profissionais.

    D) Prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados ou reconhecidos pela profissão.

    E) Estabelecer com a pessoa atendida, familiar ou terceiro, que não tenha vínculo com o atendido, relação que possa interferir negativamente nos objetivos do serviço prestado.

Acerca da atuação dos profissionais da psicologia no âmbito familiar, julgue o item a seguir.

O psicólogo que atende famílias segue o código de ética profissional dos psicólogos, tendo em vista que não há um código de ética específico para a terapia de família.

Sobre o Código de Ética Profissional do psicólogo, é incorreto afirmar:

    A) Ao psicólogo é proibida a utilização de qualquer prática psicológica como instrumento de violência e segregação.

    B) O psicólogo deve informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo apenas o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

    C) O psicólogo não deve prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados pela profissão.

    D) É dever do psicólogo assumir responsabilidade pessoal, prática e teórica por todas as atividades concernentes à profissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...