Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia

Lista completa de Questões sobre Legislação de Psicologia e Resoluções do Conselho Federal de Psicologia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A apresentação do Código de Ética profissional da psicóloga e do psicólogo traz o seguinte texto : "Um Código de Ética profissional, ao estabelecer padrões esperados quanto às práticas referendadas pela respectiva categoria profissional e pela sociedade, procura fomentar a auto-reflexão exigida de cada indivíduo acerca da sua práxis, de modo a responsabilizá-lo, pessoal e coletivamente, por ações e suas conseqüências no exercício profissional. A missão primordial de um código de ética profissional não é de normatizar a natureza técnica do trabalho, e, sim, a de assegurar, dentro de valores relevantes para a sociedade e para as práticas desenvolvidas, um padrão de conduta que fortaleça o reconhecimento social daquela categoria.” O psicólogo deverá atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural, por meio do contínuo aprimoramento profissional, contribuindo para o desenvolvimento da Psicologia como campo científico de conhecimento e de prática. As transgressões dos preceitos deste Código constituem infração disciplinar com a aplicação das seguintes penalidades, na forma dos dispositivos legais ou regimentais, e são elas:

    A) Multa; Censura pública; Advertência; Cassação do exercício profissional.

    B) Advertência; Multa; Censura pública; Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias; Cassação do exercício profissional.

    C) Advertência; Multa; Censura pública, Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias.

    D) Advertência; Censura pública, interrupção do trabalho do psicólogo, Cassação do exercício profissional.

    E) Multa, Suspensão do exercício profissional, por até 30 (trinta) dias; Cassação do exercício profissional.

Luana, de 8 anos de idade, foi diagnosticada com câncer há 20 dias. Os pais relatam que a criança, logo que soube, ficou mais quieta, calada e isolada; mantém-se boa parte do tempo em seu quarto e chora com frequência desde o início. Preocupada com o tratamento, ela sempre faz o seguinte questionamento aos pais ou mesmo ao médico responsável pelo caso: “Qual será o próximo passo?” (sic). Pede que não lhe escondam nada. Diz ter medo da morte. Há uma semana, em um dos momentos a sós com os pais, ela declarou: “Sinto que sou um peso para vocês. Tenho medo de nunca mais poder voltar à escola. Não entendo por que isso aconteceu logo comigo. Queria só poder ter minha vida de volta... sair desse hospital, ir para a escola, fazer meus deveres, encontrar meus amigos e passear com minha família. Tenho certeza de que vocês também pensavam em outras coisas pra mim. Não é justo comigo nem com vocês” (sic).

A partir desse caso clínico hipotético, julgue o item a seguir, considerando o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V), a Classificação Internacional das Doenças (CID-10), o Código de Ética Profissional do Psicólogo, noções de psicologia hospitalar e o papel do psicólogo nesse contexto.


De acordo com os princípios e as atribuições postulados pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo, é vedado ao psicólogo auxiliar pacientes na tomada de decisão ou preparar psicologicamente a criança para o final da vida.

Acerca da ética, afirma-se:


I- A perspectiva ética não necessita ser coerente com o dever moral.

II- A vida ética é o acordo e a harmonia entre a vontade subjetiva individual e a vontade objetiva cultural.

III- O dever é o acordo pleno entre a vontade individual e a totalidade ética e moral.


É correto o que se afirma em:

    A) II, apenas.

    B) I, apenas.

    C) II e III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) III, apenas.

Segundo Azevedo e Crepaldi (2016), a especialidade Psicologia Hospitalar foi reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (2000), por meio da Resolução nº 014/2000, na qual apresenta instruções para o psicólogo obter o registro. Os profissionais que atuavam nessa área solicitavam o registro de especialista após a conclusão dos cursos de especialização credenciados pelo Conselho Federal de Psicologia ou diante da comprovação de experiência prática de dois anos e aprovação nas provas teóricas. Sobre atuação do psicólogo hospitalar é CORRETO, afirmar que:

    A) A perspectiva interdisciplinar por meio do diálogo constante entre a equipe de saúde representa uma estratégia efetiva para facilitar a comunicação, porém a abertura no diálogo com a família torna-se difícil frente a rotatividade dos leitos.

    B) O atendimento psicológico hospitalar é realizado exclusivamente nas unidades de internação e ambulatórios.

    C) O planejamento da avaliação e a intervenção da Psicologia é questionável pela equipe médica, pois não diminuem o tempo de hospitalização do paciente.

    D) O psicólogo hospitalar busca investigar a demanda por meio do acolhimento e, ao priorizar a escuta, permite que o paciente verifique as possibilidades de enfrentamento das situações. No entanto, é a família que deve ter a autonomia frente ao paciente durante o período de internação

    E) Seja qual for a abordagem teórica em Psicologia, existem pontos centrais na atuação do psicólogo no hospital geral, por exemplo, destaca a necessidade de focalizar a tríade paciente, acompanhante, equipe de saúde.

Analise a figura a seguir:



A imagem expressa que:


I- Um equilíbrio entre ética e moral é algo prescindível.

II- Há um movimento intrínseco entre ética e moral.

III- Pode-se tratar ética e moral como antônimos.


É correto o que se afirma em:

    A) I, apenas.

    B) I e II, apenas.

    C) III, apenas.

    D) I, II e III.

    E) II, apenas.

De acordo com o Código de Ética Profissional, analise os itens abaixo:


I – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

II - Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o Psicólogo registrará apenas as informações necessárias para o cumprimento dos objetivos do trabalho.

III - No atendimento à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser comunicado aos responsáveis o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício.

IV - Em caso de demissão ou exoneração, o psicólogo deverá repassar todo o material ao psicólogo que vier a substituí-lo, ou lacrá-lo para posterior utilização pelo psicólogo substituto.


Estão corretos:

    A) Somente os itens I e II.

    B) Somente os itens II e III.

    C) Somente os itens I, II e IV.

    D) Todos os itens.

    E) Nenhum dos itens.

Dentre os documentos produzidos pelo Psicólogo (Resolução CFP nº 007/2003), assinale aquele que, após realização de um processo de avaliação psicológica, certifica uma determinada situação ou estado psicológico de quem, por requerimento, o solicita, para justificar estar apto ou não a atividades específicas.

    A) Atestado.

    B) Declaração.

    C) Relatório.

    D) Laudo.

    E) Parecer.

Com relação aos princípios éticos que regem a atuação dos profissionais de psicologia, julgue o item seguinte.

Considera-se antiética a atuação profissional do psicólogo que se orienta por convicções pessoais, valores políticos e exigências de gestão de dirigentes.

Sobre o Código de Ética Profissional do psicólogo, é incorreto afirmar:

    A) Ao psicólogo é proibida a utilização de qualquer prática psicológica como instrumento de violência e segregação.

    B) O psicólogo deve informar, a quem de direito, os resultados decorrentes da prestação de serviços psicológicos, transmitindo apenas o que for necessário para a tomada de decisões que afetem o usuário ou beneficiário.

    C) O psicólogo não deve prestar serviços ou vincular o título de psicólogo a serviços de atendimento psicológico cujos procedimentos, técnicas e meios não estejam regulamentados pela profissão.

    D) É dever do psicólogo assumir responsabilidade pessoal, prática e teórica por todas as atividades concernentes à profissão.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...