Questões sobre Psicologia Social

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A psicologia social comunitária representa um campo de atuação com perspectivas direcionadas para o desenvolvimento de intervenções sociais, considerando-se a noção de grupo e as reflexões críticas referentes aos aspectos políticos e éticos da sociedade. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a Psicologia Social Comunitária.

    A) A psicologia social comunitária fundamenta-se nos princípios teóricos e práticos da psicologia social latino-americana, da psicologia política e da psicologia da libertação e utiliza o diálogo com as ciências sociais, antropológicas e filosóficas.

    B) São funções do psicólogo na Psicologia Social Comunitária avaliação de programas sociais, consultoria para a promoção de mudanças nas comunidades e a prática de pesquisa científica.

    C) A comunidade é um campo de apropriação de conhecimentos, de construção de identidades e de crenças culturais, sendo assim, a psicologia social comunitária apresenta contribuições importantes ao enfatizar contextos sociais de investigação e prática buscando a partir deste conhecimento intervir modificando tal contexto tendo como intenção a implantação do controle social legitimado.

    D) A trajetória da psicologia social comunitária no Brasil foi marcada pela contraposição aos locais tradicionais de trabalho do psicólogo, pelas práticas da psicologia social norte-americana, que focalizavam estudos experimentais, e pela necessidade de incluir a noção de comunidade no conjunto de seus princípios teóricos.

O reconhecimento do indivíduo como sendo física e mentalmente distinto dos demais é apenas uma etapa na gênese do eu. Assim que nos tornamos capazes de nos distinguir dos outros, também passamos a ser capazes de reconhecer que cada pessoa enxerga o mundo de um ponto de vista diferente. A segunda etapa fundamental na gênese do eu é a

    A) compreensão do outro generalizado.

    B) adoção de papéis.

    C) autoavaliação.

    D) identidade de papel.

    E) identidade social.

A socialização continua por toda a vida. Na vida adulta, ela envolve a preparação da pessoa para adotar, com sucesso, papéis importantes. A adoção de um papel é frequentemente acompanhada pelo treinamento prático no trabalho. A socialização antecipatória envolve a preparação para um papel

    A) não pretendido.

    B) pretendido.

    C) estipulado.

    D) não significado.

    E) sugerido.

O primeiro contato que o ser humano tem, ao nascer, é a família: primeiramente, com a mãe, por meio dos cuidados físicos e afetivos, e, paralelamente, com o pai e os irmãos, que transmitem atitudes, crenças e valores que influenciarão no seu desenvolvimento psicossocial. Num segundo momento, tem a interferência da escola. Geralmente, nessa fase, o indivíduo já traz consigo referências de comportamentos, de orientação pessoal básica, devido ao contato inicial com a família. Já os meios de comunicação em massa são considerados como agente socializador, diante das inovações tecnológicas na atualidade histórica, porém nem sempre eles têm consciência do seu papel no processo de socialização e na formação da personalidade do indivíduo. Na família e na escola, existe uma relação didática e, com a TV, a relação é diferente, visto que a comunicação é direta e impessoal. O processo de socialização ocorre durante toda a vida do indivíduo por isso, esse processo segundo SAVOIA 1989 é dividido em etapas, assim é INCORRETO afirmar que:

    A) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na adolescência e Socialização terciária: ocorre na idade adulta; Socialização quaternária: ocorre na velhice.

    B) Socialização primária: ocorre na infância; Socialização secundária: ocorre na idade adulta e Socialização terciária: ocorre na velhice.

    C) Na socialização secundária: o indivíduo já se encontra com sua personalidade relativamente formada, o que caracteriza certa estabilidade de comportamento. Isso faz com que a ação dos agentes seja mais superficial, mas abalos estruturais podem ocorrer, gerando crises pessoais mais ou menos intensas. Nesse momento, surgem outros grupos que se tornam agentes socializadores, como grupo do trabalho;

    D) Na socialização terciária: o indivíduo pode sofrer crises pessoais, haja vista que o mundo social do idoso muitas vezes se torna restrito (deixa de pertencer a alguns grupos sociais) e monótono. Nessa fase, o indivíduo pode sofrer uma dessocialização, em decorrência das alterações que ocorrem, em relação a critérios e valores. E, concomitantemente, o indivíduo, nesta fase, começa um novo processo de aprendizagem social para as possíveis adaptações a nova fase da vida, o que implica em uma ressocialização.

    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


O permanente trânsito entre as chamadas ciências da natureza e as ciências sociais e humanas é característica marcante das ciências psicológicas.

    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A possibilidade de se pensar uma ciência psicológica unitária e coerente só é possível em função das características ontológicas do respectivo objeto de estudo.

    Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.

JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,

p. 24, com adaptações. 

Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.


A subjetividade é considerada o objeto por excelência para todas as psicologias.

Analise as proposições acerca da Psicologia Social no Brasil (Bock, 2007):
I. O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano, não dava conta do ser humano agente de mudança, sujeito da história. O homem ou era socialmente determinado ou era causa de si mesmo: sociologismo vs biologismo? (Lane, 1984a, p. 13). Porque II. Se por um lado a psicanálise enfatizava a história do indivíduo, a sociologia recuperava, através do materialismo histórico, a especificidade de uma totalidade histórica concreta na análise de cada sociedade. Portanto, caberia à Psicologia Social recuperar o indivíduo na intersecção de sua história com a história de sua sociedade – apenas este conhecimento nos permitiria compreender o homem como produtor da história. (Lane, 1984a, p. 13).

    A) As proposições I e II são verdadeiras, porém a segunda não justifica a primeira

    B) As proposições I e II são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira

    C) Só a proposição I é verdadeira

    D) Só a proposição II é verdadeira

    E) A proposição I é verdadeira e II é falsa, logo a segunda não justifica a primeira.

A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.


Para a teoria das representações sociais, o ato de representar é uma mera reprodução do objeto alvo da representação.

A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.


Para o interacionismo simbólico, o sujeito é um produto do meio social, demarcado por uma dimensão de passividade na respectiva condição ontológica.

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