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Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.
JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,
p. 24, com adaptações.
Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
O permanente trânsito entre as chamadas ciências da natureza e as ciências sociais e humanas é característica marcante das ciências psicológicas.
Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.
JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,
p. 24, com adaptações.
Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A possibilidade de se pensar uma ciência psicológica unitária e coerente só é possível em função das características ontológicas do respectivo objeto de estudo.
Somos obrigados a renunciar à pretensão de determinar para as múltiplas investigações psicológicas um objeto (um campo de fatos) unitário e coerente. Consequentemente, e por sólidas razões, não somente históricas, mas doutrinárias, torna-se impossível à psicologia assegurar-se uma unidade metodológica.
JAPIASSU, H. A psicologia dos psicólogos. Rio de Janeiro: Imago, 1983,
p. 24, com adaptações.
Com base no texto e nos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
A subjetividade é considerada o objeto por excelência para todas as psicologias.
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
Para a teoria das representações sociais, o ato de representar é uma mera reprodução do objeto alvo da representação.
A respeito de teorias que versam quanto ao indivíduo, à cultura e à sociedade, julgue o item a seguir.
Para o interacionismo simbólico, o sujeito é um produto do meio social, demarcado por uma dimensão de passividade na respectiva condição ontológica.
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