Questões de Psicologia da FUNECE

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O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA/UNICEF) do ano de 2014 revela que, entre as capitais, Fortaleza lidera no ranking nacional com 10,94 homicídios para cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Esse índice, considerado alarmante em Fortaleza, deve-se a muitos fatores, dentre os quais se encontra(m)

  • A. a baixa renda dos setores mais pobres da população e os baixos indicadores de qualidade da educação.
  • B. o envolvimento dos adolescentes com o mundo do crime, embora exista ampla oportunidade no mundo do trabalho.
  • C. a família como principal responsável.
  • D. a cultura machista, que ocasiona a maior parte dos assassinatos de pessoas do sexo feminino.

Para Knobel (1992) “a adolescência se caracteriza por ser uma fase do desenvolvimento em que o indivíduo estabelece sua identidade adulta a partir de internalizações e identificações ocorridas na infância, principalmente na relação com seus pais, mas também levando em conta as influências da sociedade em que vive”.

Conforme essa vertente de concepção de adolescência, compreende-se que, para um indivíduo fazer a transição da fase de criança para a vida adulta, deve adquirir a seguinte característica:

  • A. definição da identidade sexual, mas ainda amadurecendo na sua capacidade de estabelecer relações afetivas estáveis.
  • B. independência econômica em estado inicial, pois ainda precisa morar na casa dos pais.
  • C. consolidação do seu sistema de valores pessoais.
  • D. estabelecimento de uma relação ainda conflituosa com a geração precedente.

Jacques Delors, no Relatório: Educação, Um Tesouro a Descobrir (UNESCO, 2010) defende que “educação ao longo da vida baseia-se em quatro pilares: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”.

O pilar “aprender a conviver”, segundo o autor, pauta-se no(s) seguinte(s) aspecto(s):

  • A. aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.
  • B. realizar projetos comuns e preparar-se para gerenciar conflitos – no respeito pelos valores do pluralismo, da compreensão mútua e da paz.
  • C. enfrentar numerosas situações e trabalhar em equipe.
  • D. estar em condições de agir com uma capacidade cada vez maior de autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal.

egundo a Secretaria Nacional de Direitos Humanos — SDH —, no Brasil, 9% dos adolescentes internados em 2012 praticaram homicídio; 38% praticaram roubo, seguido por tráfico de drogas (27%). Sobre os fatores que originam uma adolescência violenta, o Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Delito e o Tratamento do Delinquente (Ilanud/2016) afirma que “a pobreza é um dos fortes fatores, porque diminui o contato entre pais e filhos e enfraquece a transmissão do legado familiar sobre como viver em sociedade”. Além da pobreza, um fator considerado desencadeador da violência ocasionada pelo público adolescente é

  • A. o grande número de adolescentes que apresentam distúrbios mentais, como psicopatia, por exemplo.
  • B. a aplicação da Teoria dos Controles: os criminosos cometem crimes porque sabem que sairão impunes.
  • C. uma característica física do criminoso, evidenciada por saliências no crânio, que o diferencia das demais pessoas, segundo a Teoria da Frenologia.
  • D. a ausência, ou a ineficiência, de políticas públicas e oportunidades voltadas para o segmento juvenil de classes vulneráveis socialmente, que incita a violência, principalmente, a patrimonial (roubo e furto).

Atente ao seguinte excerto do relatório dos Debates Técnicos sobre a Saúde dos Jovens (1989) da Organização Mundial da Saúde (OMS): “[...] A adolescência é sempre um período de transição, no qual os jovens desenvolvem suas capacidades experimentando novos tipos de comportamento”. Considerando essa afirmação da OMS, é correto afirmar que a concepção de adolescência diz respeito

  • A. ao reconhecimento da diversidade cultural e desigualdade social entre os jovens.
  • B. à compreensão da adolescência como parte do desenvolvimento humano, comportando as dimensões biológica, psicológica e sociocultural.
  • C. ao entendimento de que o critério biológico não basta, pois em um meio inteiramente socializado, as determinações biológicas tomam um sentido social.
  • D. a um programa genético/psicogenético que se irá cumprindo ao longo do tempo vital.
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