Questões de Raciocínio lógico

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Osmar saiu de casa para fazer compras e passou no mercado, no açougue, na padaria e no sacolão. Sempre que ia a um desses lugares, ele gastava a terça parte do que possuía e ainda pagava R$ 4,00 de estacionamento em cada loja.
Se, ao concluir as compras, ele ainda tinha R$ 12,00, qual é a quantia que Osmar tinha ao sair de casa?

    A) R$ 1 436,00.

    B) R$ 1 440,00.

    C) R$ 1 452,00.

    D) R$ 1 464,00.

Considere as sequências numéricas dispostas no diagrama a seguir.




Os números que substituem corretamente x e y nesse diagrama são, respectivamente,

    A) 195 e 9.

    B) 195 e 15.

    C) 196 e 14.

    D) 196 e 16.

Em uma brincadeira, Pedro e Daniel construíram formas geométricas usando palitos de fósforo idênticos e numerados de 1 a 9. Depois de construírem a figura representada a seguir, Daniel desafiou Pedro a retirar exatamente dois palitos de fósforo, de forma que ele obtivesse dois triângulos equiláteros, sem que sobrassem palitos.

Para que Pedro resolva o desafio proposto por Daniel, ele deverá retirar os palitos de números

    A) 3 e 6.

    B) 4 e 5.

    C) 7 e 8.

    D) 8 e 9.

O diretor de uma empresa vai promover três de seus funcionários: um a gerente e os outros dois a supervisor e coordenador de vendas, respectivamente. Após uma entrevista, o diretor concluiu que 19 funcionários, dentre os entrevistados, tinham o perfil adequado às vagas e, seguindo a política da empresa, nenhum funcionário assumiria mais de um cargo.
De quantas maneiras distintas o diretor poderá escolher os funcionários que ocuparão as vagas?

    A) 5 814 maneiras.

    B) 6 156 maneiras.

    C) 6 498 maneiras.

    D) 6 859 maneiras.

Uma pessoa tem à sua frente cinco copos idênticos enfileirados. Os três primeiros estão cheios, e os outros dois, vazios. Essa pessoa deseja posicionar esses copos de modo que fiquem alternadamente cheios e vazios, movendo apenas um copo.

Para conseguir o que deseja, essa pessoa deverá:

    A) A partir da direita, trocar o primeiro e o quarto copo.

    B) A partir da direita, despejar o conteúdo do quarto copo no primeiro copo.

    C) A partir da esquerda, colocar no quinto copo o conteúdo do primeiro copo.

    D) A partir da esquerda, pegar o segundo copo e colocar entre o quarto e o quinto copo.

Qual das opções abaixo cita uma informação correta sobre a relação entre conjuntos e elementos na matemática?

    A) A relação entre conjuntos e elementos é chamada de relação de contingência.

    B) Um conjunto pode estar contido em um elemento.

    C) Se um elemento faz parte de um conjunto, dizemos que ele pertence a este conjunto.

    D) Um conjunto pode pertencer a um elemento.

    E) Se um elemento faz parte de um conjunto, dizemos que ele está contido neste conjunto.

Na escola Doce Saber as mesas de alunos são todas unidas para duas pessoas. Se na turma do segundo ano têm 12 alunos, de quantas maneiras diferentes eles poderão ser acomodados?(considere a mudança de posição dos dois estudantes que estarão em cada mesa).

    A) Eles poderão ser acomodados de 6 maneiras diferentes.

    B) Eles poderão ser acomodados de 24 maneiras diferentes.

    C) Eles poderão ser acomodados de 12 maneiras diferentes.

    D) Eles poderão ser acomodados de 144 maneiras diferentes.

    E) Eles poderão ser acomodados de 132 maneiras diferentes.

Analisando o diagrama abaixo, pelo posicionamento dos elementos 1 e 2 podemos afirmar que eles formam o conjunto:

    A) Conjunção de A com B.

    B) Universo de B.

    C) União de A com B.

    D) Universo de A.

    E) Interseção de A com B.

Na escola Doce Saber as mesas de alunos são todas unidas para duas pessoas. Se na turma do segundo ano têm 12 alunos, de quantas maneiras diferentes eles poderão ser acomodados?(considere a mudança de posição dos dois estudantes que estarão em cada mesa).

    A) Eles poderão ser acomodados de 24 maneiras diferentes.

    B) Eles poderão ser acomodados de 144 maneiras diferentes.

    C) Eles poderão ser acomodados de 132 maneiras diferentes.

    D) Eles poderão ser acomodados de 12 maneiras diferentes.

    E) Eles poderão ser acomodados de 6 maneiras diferentes.

Analisando o diagrama abaixo, pelo posicionamento dos elementos 1 e 2 podemos afirmar que eles formam o conjunto:

    A) Universo de A.

    B) Conjunção de A com B.

    C) Universo de B.

    D) Interseção de A com B.

    E) União de A com B.

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