Questões de Relações Públicas

Lista completa de Questões de Relações Públicas para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao organizar eventos, o setor de cerimonial de uma instituição costuma utilizar recursos gráficos para compor mensagens visuais. Um destes recursos é o estandarte de plástico, tecido ou papel, impresso de um ou dos dois lados, que se chama:

  • A.

    folheto;

  • B.

    boletim;

  • C.

    boleto;

  • D.

    folhetim;

  • E.

    banner.

Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se

manter o nome da organização sempre presente na mídia, a fim de trazer-lhe o máximo de publicidade, seja ela positiva ou negativa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na era da internet, as Relações Públicas põem em foco o relacionamento com distintos públicos, definindo seus perfis, mapeando suas necessidades e talhando soluções para problemas emergentes. Este novo canal implementa e incrementa uma comunicação instantânea e biunívoca ao permitir pronta e segura avaliação de informações de retorno. Chama-se a este processo:

  • A.

    retroação sobre a fonte receptora de informações acerca do público na rede de comunicação;

  • B.

    feedback assegurado por uma interatividade com cidadãos mais conscientes e participativos;

  • C.

    alimentação retroativa para públicos preferenciais, reforçando-se a imagem da empresa;

  • D.

    recuperação, por um retorno de feedback, de informações públicas capturadas na rede;

  • E.

    feedback retroativo e seletivo, pelo qual o relações-públicas conhece um ou mais novos públicos.

Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se

fornecer informes relevantes para a organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Entre as funções de um house organ está a de:

  • A.

    permitir economia na produção e veiculação de anúncios publicitários;

  • B.

    manter a fidelidade do público externo, aprimorando a infra-estrutura da organização;

  • C.

    divulgar as atividades da instituição, bem como outros assuntos de interesse interno;

  • D.

    incentivar o espírito de grupo, desvalorizando as ações da concorrência;

  • E.

    reciclar o conhecimento técnico dos funcionários, combatendo a ineficiência.

Entre as atribuições da assessoria de relações públicas de uma organização inclui-se

coletar dados por meio de pesquisas sem interpretá-los, a fim de não induzir a opinião dos dirigentes da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

obre o press release, é correto afirmar:

  • A.

    trata-se da exposição das metas de uma organização durante determinado período;

  • B.

    é a notícia do ponto de vista governamental, o que anula seu valor jornalístico;

  • C.

    trata-se do roteiro entregue pelos jornalistas à fonte, antes de uma entrevista coletiva;

  • D.

    é um tipo de boletim que se presta à propaganda ou ao culto de uma personalidade;

  • E.

    trata-se de texto informativo distribuído à imprensa por uma instituição.

Na redação de textos e comunicados, por meio dos quais o relações-públicas se desincumbe de suas tarefas profissionais, é necessário recorrer à retórica pelo seguinte motivo:

  • A.

    respeita-se sempre o que vem escrito ou é dito por um uso nada discreto de termos algo incompreensíveis, porque a obscuridade das idéias se serve de uma eloqüência vazia;

  • B.

    trata-se da arte de bem argumentar, fazendo-se uso judicioso de recursos de persuasão ou convencimento por meio de palavras e pela proposição adequada de idéias;

  • C.

    buscar-se-á dar a tal redação contornos de oração comemorativa, recorrendo-se a palavras de difícil entendimento, por parte de quem as ouve ou lê, somente para impressionar;

  • D.

    pretende-se escrever ou falar muito sem, no entanto, dizer algo que seja realmente relevante; para tanto, nada melhor do que procedimentos redacionais enfáticos e pomposos;

  • E.

    todo relações-públicas deve conhecer muito bem técnicas de codificação, tanto jornalísticas, quanto publicitárias, embora jamais necessite fazer qualquer uso delas.

Folder quer dizer:

  • A.

    pequena publicação encadernada, com poucas páginas, maior que o folheto e menor que o livro;

  • B.

    cada uma das extremidades laterais da capa de um livro dobradas para dentro;

  • C.

    peça de madeira com mensagem publicitária ou informativa colocada ao ar livre;

  • D.

    tipo de prospecto cuja única folha impressa é dobrada duas, três ou mais vezes;

  • E.

    livro de pequeno formato, impresso com margem reduzida e em papel de baixa gramatura.

Criado por Th. Adorno e M. Horkheimer, em 1947, o conceito de indústria cultural pode ser assim entendido:

  • A.

    fatos de cultura, sobretudo estrangeira, são desprezados por grandes indústrias transnacionais, transformando-se assim em autênticos "pacotes culturais";

  • B.

    a produção em escala industrial e a promoção publicitária de bens simbólicos conferiram a tais bens um valor de mercado e deles fizeram produtos de amplo consumo;

  • C.

    a arte e a cultura de um povo ou de uma nação apresentam fronteiras tênues no que respeita a sua comercialização internacional, podendo ser artesanalmente produzidas;

  • D.

    bens culturais ou simbólicos não são de propriedade coletiva, competindo a modernas indústrias transnacionais a sua produção em escala planetária;

  • E.

    todo bem de natureza simbólica pode ser artesanalmente produzido e reproduzido industrialmente, ganhando com isso uma extraordinária aura de sucesso.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...